Caverna dos Sonhos Esquecidos
    • Cineweb
    • Cinema com Rapadura

Cinética

por Fábio Andrade

"Caverna dos Sonhos Esquecidos", portanto, só é um filme extraordinário por assumir esse handicap: o filme parte de um lugar de absoluta inadequação ao objeto filmado.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Folha de São Paulo

por Cássio Starling Carlos

Dentro da "Caverna dos Sonhos Esquecidos" o diretor volta às origens de seu cinema e da humanidade com um espetáculo assombroso.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Que presente Herzog nos oferece com "Caverna dos Sonhos Esquecidos!" [...] É uma maravilha ver o interior da caverna, com o poder das imagens em 3D.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Screen International

por Allan Hunter

Um documentário fascinante. [...] A decisão de Herzog de filmar em 3D é o maior acerto.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

O diretor conquistou outro magnífico sucesso com este documentário, usando o 3D para acentura as formas esculturais e massivas reveladas à sua câmera.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

The Hollywood Reporter

por Kirk Honeycutt

Herzog dá um passo atrás para permitir ao espectador admirar os desenhos sem comentários. [...] Este é um dos melhores usos do 3D em todos os tempos.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Variety

por Justin Chang

Werner Herzog proporciona uma aula incrível de história da arte com "Caverna dos Sonhos Esquecidos". [...] O diretor usa estas magníficas imagens pré-históricas para refletir sobre a imensidão e a fragilidade da ação humana.

A crítica completa está disponível no site Variety

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

Herzog filmou em 3D, para melhor transmitir como as pinturas se integram a estas paredes antigas. O processo também ajuda a representar como os humanos da era Paleolítica deviam vir as pinturas com os próprios olhos.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cineplayers

por Daniel Dalpizzolo

Herzog propõe um choque narrativo e estético para o qual abandona a câmera amadora com que filmava a expedição e, com um equipamento de alta definição 3D, retorna ao local para propôr um passeio incidental e quase espiritual ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Jornal do Brasil

por Carlos Augusto Brandão

O filme de Herzog, além de ser um encontro da arte rupestre com a tecnologia em 3 D, mesclando passado e futuro, é um importante resgate que traz aos espectadores a possibilidade de conhecer a até então pouco explorada gruta francesa.

A crítica completa está disponível no site Jornal do Brasil

O Globo

por André Miranda

É a visão de um diretor que crê que a tecnologia, se utilizada como conceito e não como adendo de um filme, pode transformar o cinema numa experiência.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Télérama

por Aurélien Ferenczi

O mais interessante é o imaginários dos homens pré-históricos, que decidiram representar os animais ao redor deles. E também a imaginação necessária para acompanhar toda incursão, mesmo científica, em um passado tão distante.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Veja

por A redação

Aos poucos, o que deveria ser um filme enfadonho, toma contornos de reflexão sobre a existência humana. Devotado ao objeto do seu filme, Herzog oferece ao espectador uma viagem contemplativa, apaixonada e curiosa pelo passado.

A crítica completa está disponível no site Veja

CineClick

por Paulo Cintra

O tão aguardado 3D não vai além do razoável. Filmado com equipamento tradicional, o efeito foi totalmente realizado na pós-produção do longa, ou seja, temos apenas profundidade de tela, nada comparável às produções hollywoodianas ...

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

Aventureiro como de costume, Herzog se esforça para ilustrar as dificuldades da filmagem apesar de jamais deixar o preciosismo de lado, levando os cientistas e a equipe que o acompanham a posar para a câmera ...

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineweb

por Luiz Vita

Se para os cientistas, a caverna é um laboratório permanente de estudos, para o cineasta é quase uma catedral, que guarda em seus labirintos escuros uma herança de medos e sonhos de quem chegou antes de nós.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinema com Rapadura

por Léo Freitas

"A Caverna dos Sonhos Perdidos" se embrenha em um didatismo necessário, porém cansativo. Com uma narração em off arrastada e sonolenta do próprio Herzog, o longa ainda tenta manter a linha ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura