Os Filhos da Meia-Noite
    Você assistiu Os Filhos da Meia-Noite ?

1 Crítica do usuário

Cleide P.
    Cleide P.

Enviada em 22 de janeiro de 2014
    O filme capta com perfeição, a trama do autor da obra literária, Salman Rushdie, apresentando a história da Índia no século XX em realismo fantástico. Pela obra "Os filhos da meia-noite", de 1980, o autor foi laureado com o Booker Prize de 1981 e o Booker of Bookers Prize, em 1993, conferido ao melhor livro publicado durante os primeiros 25 anos do mais importante prêmio literário britânico.
    Todos os mil e um indianos nascidos entre a meia noite de 15 de agosto de 1947 quando a Índia se tornou independente e a uma hora da madrugada de 16 de agosto de 1947 desenvolvem poderes extraordinários, sendo de Salim o dom da telepatia pela qual evoca a história de sua família desde 1910. Também consegue ouvir as vozes dos demais que nasceram naquela fatídica hora, bem como chamá-los para conversar e tramar ideias . Quando do nascimento dessas crianças uma enfermeira troca dois bebes, sendo Salim, cuja mãe morre no parto entregue à família rica, enquanto que o filho dessa família é entregue a um pobre tocador de acordeão. Com essa atitude pensava ela estar apoiando revolucionário pelo qual era apaixonada que pregava a igualdade das classes da sociedade de então. A trama entre os dois meninos que foram trocados se desenvolve em paralelo, tendo ao fundo os conturbados incidentes históricos da Índia.
    O filme é primoroso no figurino, nos cenários, nas interpretações dos artistas, enfim é uma obra a ser estudada e admirada.