O Mestre dos Gênios
    Você assistiu O Mestre dos Gênios ?

Crismika
    Crismika

Enviada em 29 de junho de 2020
    Filme baseado em fatos reais, com um bom roteiro e elenco de primeira qualidade. Colin Firth e Jude Law dão show na tela e tem uma química muito boa na atuação em conjunto. Vale a pena assistir.
    paulo antunes
    paulo antunes

Enviada em 31 de janeiro de 2017
    O MESTRE DOS GÊNIOS

A cinebiografia é um gênero que aprecio muito. Por meio dessa abordagem tomamos contato com a obra, vida, peculiaridades, trabalhos de tanta gente que pouco conhecemos ou onde são reveladas facetas da personalidade e da biografia dos retratados. Nos últimos tempos tenho dedicado especial atenção a assistir a alguns filmes biográficos, aproveitando a oferta de bons filmes da Coleção Folha "Grandes Biografias no Cinema".

Feito esse nariz de cera, vamos ao "O mestre dos Gênios", filme que nos apresenta um grande editor de livros, Max Perkins. Com ele percorremos e tomamos conhecimento das relações tensas, ternas, comprometidas e por vezes frustradas de Perkins com alguns dos escritores que vieram a se tornar símbolos da literatura americana e portanto universal. No correr do filme há referências, passagens, com Ernest Heminguway e S. Fitzgerald. Mas a cena toda está centrada em Tom Wolfe. E, nesse particular, avalio que somos brindados com um filme e duas biografias. Não completas, mas o filme nos revela a forte relação de Max Perkins e Tom Wolfe, no processo produtivo de pelo menos duas obras do escritor genial, genioso, problemático, encantador e criativo.

É um belo filme e no tempo em que debruçamos nosso olhar na tela e mergulhamos nas vidas de Perkins e Wolfe, também somos apresentados ao modo de trabalho de um editor culto, severo e que apostava no desafio e na inovação. Somos levados a entrar no clima e no ambiente de trabalho de uma editora dedicada à literatura, à alta literatura.

No tempo em que não havia internet, computadores, o insano trabalho de assistentes do editor em datilografar as infinitas páginas do prolixo escritor, com as invariáveis correções, acréscimos e revisões, "Mestre dos Gênios", nos faz voltar ao passado, mergulhar nesse ambiente cultural e produtivo. Quando nos damos conta já estamos diante dos letreiros finais, emocionados, informados e prontos para fazer a outra parte que a obra de arte nos exige: conversar, debater, refletir e buscar mais e mais informações sobre a história, seus personagens e autores.

O que podemos querer mais? Talvez assistir novamente ao filme e mergulhar em alguns dos bons livros escritos pelos autores retratados e buscar mais informações sobre esse editor "Mestre" de um bocado de gênios da literatura universal.

Paulo Antunes
    Cinéfilo e jornalista, pesquisa a história do cinema
    Gabriella Tomasi
    Gabriella Tomasi

Enviada em 23 de janeiro de 2017
    (...)longe de querer vilanizar Wolfe ou tratar de forma heróica Perkins, a obra traz um equilíbrio entre personagens extremos: o primeiro sendo o novato entusiasmado com suas produções e o segundo mais formalista. Essa balança apenas demonstra como é importante estar sempre com os pés no chão. Mestre dos Gênios imortaliza Max em um desfecho emocionante e simples em que, apenas com o gesto, abdica de todas as formalidades que tanto insiste em manter dentro de sua profissão. É uma obra que vale a pena ser vista.
    Davison P.
    Davison P.

Enviada em 5 de janeiro de 2017
    O mestre dos gênios (Genius

Mais uma história real americana, interpretada por dois atores britânicos brilhantes e uma atriz australiana sensacional. Sobre um exepcional romancista que fora renegado por muitas editoras em Nova Iorque, mas encontrou sucesso ao deixar seu livro nas mãos de um editor magnifico.
    Max Perkins (Colin Firth) é um editor muito competente e recebe uma história de um escritor desconhecido, ao terminar o enorme livro se emociona e resolve dar uma chance ao escritor Thomas Wolfe (Jude Law) que é um tagarela e escreve grandes histórias, com muitas palavras, mas seus livros precisam de muita edições pois ultrapassam mil páginas e os dois se juntam numa grande missão e surge uma verdadeira amizade que não agrada muito suas esposas, pois deixam suas famílias completamente de lado.
    Bom galera o filme se passa em Nova Iorque nos anos 20, 30 muito bacana o cenário e o figurino, este escritor morreu jovem com vários tumores na cabeça, e ele era o sucessor de F.Scott Fitzgerald interpretado por Guy Pearce, escritor famoso por o grande Gatsby, era casado com Aline Bernstein interpretada por Nicole Kidman que me encantou muito neste filme, recomendo para quem gosta de longos diálogos com contexto e inteligência, recomendo galera.
    Vívian D.
    Vívian D.

Enviada em 1 de janeiro de 2017
    Filme raso que poderia explorar melhor versos contextos, desde a relação do editor-autor, até mesmo o próprio Max Perkins.
    Joabe S.
    Joabe S.

Enviada em 6 de novembro de 2016
    O filme é sensacional! Irretocável. Não vejo nada que não esteja perfeito. Desde a trilha sonora, atuações, fotografia, direção, roteiro etc. É uma história que de tão bem contada desperta interesse em conhecer ainda mais sobre os fato. E termina de uma forma espetacular.
    Marco G.
    Marco G.

Enviada em 4 de novembro de 2016
    Acho que este filme leva indicações ao Oscar, os dois atores estão geniais. Escritor e editor na Nova York do século passado, no tempo em que o talento literário americano surgia.
    Mauro U.
    Mauro U.

Enviada em 1 de novembro de 2016
    Fabuloso. Relata uma pequena passagem de geniais da literatura mundial . Tom Wolfe brilhante e louco q formou uma dupla nota mil com o Max.
    Hugo D.
    Hugo D.

Enviada em 31 de outubro de 2016
    Um bom drama misturado com suspense, recheado de diálogos fortes que nos fazem ver que a vida de um grande astro, neste caso um escritor, não é só a maravilha que os holofotes mostram. Podemos ver aqui o temperamento difícil de lhe dar de um dos maiores escritores da história e o trabalho, muitas vezes de babá, que seu editor precisa fazer. Ótimas atuações de Jude Law e Colin Firth enriquecem ainda mais a história. O roteiro é muito bem conduzido e por mais que seja parado, não deixa você dormir. Acho que vale assistir.
    Benedicto Ismael C. Dutra
    Benedicto Ismael C. Dutra

Enviada em 26 de outubro de 2016
    O filme O mestre dos gênios apresenta uma espécie de biografia do famoso editor de livros Max Perkins, interpretado por Colin Firth, que descobriu grandes autores da literatura como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway e Thomas Wolfe. É interessante lembrar que Tom Wolfe, vivido na tela pelo ator Jude Law, foi um escritor talentoso e contemporâneo de Oscar Ernest Bernhardt, autor alemão mais conhecido pelo seu psudônimo Abdruschin, mas que não conseguiu dirigir o foco para a busca da Luz da Verdade. Ele tinha a capacitação de ver e sentir as coisas da vida e passá-las para o papel, tentando encontrar frases com estilo poético que pudessem sintetizar sua visão e lampejos intuitivos.
    Viveu numa época em que as pessoas tinham tempo para ler, pois a principal distração ainda era o rádio. Com tristeza, Wolfe viu pelas ruas de New York filas de desempregados buscando por uma refeição gratuita. Viu a miséria gerada com a crise de 1929, mas não compreendia a causa, nem buscou na espiritualidade respostas para a miséria e sofrimentos. O filme recria com maestria o cenário da época sofrida da humanidade, que culminou com a Segunda Grande Guerra com milhões de vítimas.
    Ele teve no experiente editor Max Perkins, um orientador que o ajudou a fazer modificações importantes para tornar seu primeiro livro, intitulado Look homeward, angel - um romance sobre os anos de formação e amadurecimento de um jovem, inspirado na própria vida do autor - um grande sucesso.
    Com o tempo, seu temperamento grosseiro foi se tornando dominante e Wolfe começou a demonstrar arrogância com as pessoas que o ajudaram, passando a levar uma vida desregrada, entregando-se aos pendores como bebidas, cigarro e noitadas. Vitimado por uma grave doença no cérebro, sua vida e promissora carreira foram drasticamente abreviadas sem ter compreendido a razão de estar vivo na Terra naquela época tão significativa para o futuro da humanidade.