O Que Traz Boas Novas
    • Zero Hora
    • Screen International

Critikat.com

por Carole Milleliri

Philippe Falardeau encontra o equilíbrio necessário para fazer deste filme uma obra generosa e reflexiva. Engajado sem parecer, crítico sem ser demagógico, "O que Traz Boas Novas" não se contenta com a força de um sujeito polissêmico, mas cativa com a inteligência de sua direção.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

Uma das qualidades de "O que Traz Boas Novas" [...] é que ele não tem perguntas simples, nem respostas simples. Sua intenção é nos apresentar uma situação, explorar as pessoas envolvidas e nos mostrar um homem lidando com suas próprias feridas.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema com Rapadura

por Thiago César

O roteiro não tenta fechar uma história, apenas falar sobre os sentimentos humanos mais primordiais: alegria e tristeza. Por meio disso, constrói-se um drama leve com pequenos toques de humor naturais ao cotidiano escolar.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cinepop

por Raphael Camacho

A relação Professor x Aluno é muito bem detalhada, somos jogados em uma gangorra de altos e baixos nessa relação. O elenco é excelente, passa uma verdade e muito sentimento em cada sequência.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"O que Traz Boas Novas" (tradução literal do nome árabe do professor) traz algumas coisas novas àquele país rico e seguro de si. O valor de um abraço caloroso numa sociedade que valoriza a fria contenção. E o poder regenerador da franqueza ...

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

New York Times

por Stephen Holden

"O que Traz Boas Novas" estabelece um equilíbrio perfeito entre o ponto de vista dos adultos e o das crianças sobre a educação, com relações professor-aluno e professor-professor. Os alunos ganham vida com atuações maravilhosamente realistas, sem fofuras ou estereótipos.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Marcelo Janot

O resultado disso é bastante complexo e captado sem maniqueísmo pelo diretor e roteirista Philippe Falardeau, que não só dá dinamismo a um texto que originalmente era um monólogo teatral como também evita dividir seus personagens em vítimas e culpados.

A crítica completa está disponível no site O Globo

The Guardian

por Xan Brooks

Este drama doce e profundo se concentra na superfície das carteiras e no eco das vozes, e apresenta uma atuação gloriosa de Mohamed Fellad como um professor substituto que não é exatamente quem ele diz ser.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Boyd von Hoeij

Embora alguns espectadores possam acusar o filme de preferir as saídas fáceis, é de fato um alívio ver um drama sobre a educação que reflete sobre todos os lados de um problema sem necessariamente impor uma lição de moral.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

Contando com um desempenho natural de seus pequenos intérpretes, boa parte deles estreantes, e do veterano ator argelino Mohamed Fellag, alternam-se momentos engraçados, dramáticos e comoventes, num equilíbrio que flui sem esforço.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Com suavidade, induz o espectador a questionar uma sociedade avançada que pode estar se mostrando mais atrasada ou conservadora do que culturas tradicionais (ou antiquadas). [...] Se não é o melhor cinema do mundo, este ao menos lança suas questões eficazmente.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Télérama

por Jacques Morice

Fellag consegue cativar, compondo um personagem inusitado, terno e grave ao mesmo tempo [...] O filme está repleto de boas intenções. É positivo como lição de humanismo, mas escolar demais em termos cinematográficos.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Marcelo Perrone

O diretor busca mostrar com esse olhar estrangeiro, “de fora”, sobre um microcosmo tão definidor da sociedade que ensinar e educar não são ações distintas a serem realizadas em separado em casa e na escola  ...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Screen International

por Dan Fainaru

O resultado é de fato apresentável e correto, mas inofensivo e insosso demais para ser convincente, ou gerar um conflito maior.

A crítica completa está disponível no site Screen International