Deus da Carnificina
    Você assistiu Deus da Carnificina ?

Sílvia Cristina A.
    Sílvia Cristina A.

Enviada em 20 de fevereiro de 2013
    Polanski tem um senso de crueldade raro, encontrado em um grupo seleto de cineastas. Ele sabe colocar o dedo bem fundo nas mazelas humanas , fazendo jorrar o pus de nossas hipocrisias , perversões , loucuras e dicotomias de todas as naturezas. "Deus da carnificina" como qualquer comédia inteligente tem um subtexto muito triste e cáustico: faz parte do DNA humano massacrar uns aos outros . Somos maus e por isso precisamos de tantas regras de boa convivência ; para não pularmos na jugular de ninguém em nome das nossas ideias de paz. Sobre o estilo do filme , Polanski já provou em outras obras que domina muito bem a linguagem cinematográfica e se em "Deus da carnificina" optou por um estilo teatral é porque talvez este fosse o único jeito ou o mais eficiente para contar a história que ele se propôs a contar. Os personagens encerrados no apartamento proporcionam o clima claustrofóbico necessário ao desenrolar da discussão infrutífera , regada a insultos tão ácidos quanto o vômito da personagem de Kate Winslet. E por falar em teatro, o filme conta com quatro atores no mínimo excelentes que fazem o texto fluir em um crescente delicioso, entre a ironia sutil até a histeria patética. O filme começa intencionalmente e tensamente tranquilo ( me parece a parte mais angustiante de todo o filme) ; com uma raiva contida que nos remete a Buñuel e ao "Anjo exterminador". Os personagens não conseguem se retirar do apartamento nem se livrar das máscaras sociais. A mãe do agressor finge se importar com a atitude do filho e o pai nem finge pois ser cínico já é o seu papel social. O casal do agredido também se contém, mas desde a primeira cena é possível perceber a tensão que domina a personagem de Jodie Foster. A casa é cheia de detalhes que nos remetem ao mundo encantado da classe média. Os livros de arte de Penelope e o celular de Alan fazem uma espécie de contraponto icônico de duas realidades que convivem diariamente: de um lado , o apreço por uma cultura formalista e bem superficial. Do outro, o gosto descarado pelo ganhar dinheiro a qualquer custo. A primeira tem um véu de dignidade. A segunda é niilista mesmo. Porém, no final das contas , tudo se mostra sem saída , pelo menos num plano humano. O hamster abandonado pelo personagem de John C Reilly também me remeteu a Buñuel e às agressões que o ser humano inflige aos animais e a todos que são mais frágeis. Merece destaque as tulipas amarelas que a personagem de Jodie Foster compra para receber as "visitas"; um belo índice da artificialização das relações sociais e humanas que tenta nos redimir e nos definir por meio de pequenos rituais e ostentações. Os diálogos são um show à parte; ao lado dos atores são o ponto alto do filme, que nos surra com um jogo de palavras igualmente divertido e irritante. O que mais nos irrita no filme e na vida real é o mais divertido, como por exemplo, o celular de Alan que não para de tocar ; a conversa que vai de ponto algum a nenhum lugar ; a raiva contida de Penelope; o cinismo de Alan; a falsa delicadeza de Nancy e a falta de fibra de Michael que só consegue agredir à sua esposa. Ninguém é santo; ninguém merece aplausos. Até mesmo a culpabilidade integral do menino agressor é questionável. Embora nada justifique um ato de brutalidade , não se sabe ao certo o que gerou o seu gesto. É realmente uma barbárie em que ninguém está totalmente inocente , nem mesmo Penelope , que acredita sinceramente estar bem intencionada; outro elemento que merece destaque. Penelope se deixa levar por valores superficiais , mas acredita neles , não os simula, e está aí, talvez , o grande drama do filme: como podemos enganar a nós mesmos. Realista , cruel e extremamente inteligente!
    Tom B.
    Tom B.

Enviada em 13 de maio de 2013
    O filme é nitidamente barato. Não precisou usar nenhum artifício de superprodução para prender sua atenção o tempo inteiro. A impressão é de que você está num teatro assistindo a uma peça. O cenário é praticamente o mesmo do começo ao fim, a casa de um dos casais. Poucos atores, muito diálogo e nada de efeitos especiais. Um filme riquíssimo em conteúdo. A vontade era de que não terminasse nunca.
    Fabio P.
    Fabio P.

Enviada em 17 de julho de 2013
    Alguns dos meus amigos vem me perguntando o que estou assistindo nas Férias, bem, deixei um pouco as séries e me entreguei aos filmes. Um no qual gastei bons momentos, de riso e de reflexão foi O Deus da Carnificina. Não que o Roteiro seja surpreendente, ou que tenha uma originalidade genial, pelo contrario, no decorrer dos diálogos, já consegue prever as reações das personagens. Mas o que compensação então? Ótimas interpretações, diálogos engraçados e inteligentes, bons enquadramentos da cena e a reflexão das convenções que estabelecemos a NÓS mesmos. Compensa para aqueles que curtem cinema e teatro, já que neste filme estão bem unidos.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 27 de dezembro de 2013
    Uma peça de teatro adaptada ao cinema, obviamente o texto é excelente e o roteiro também, isso tudo sem falar do elenco de primeira escalado. A adaptação é boa, mas não temos o mesmo olhar que temos ao assistir a peça. Como cinema o filme é chato e muito cansativo, o filme se baseia em discussões entre dois casais que estão preocupados com as atitudes de seus filhos na escola. A discussão leva o filme inteiro e não tem fim; muitas ideias foram trabalhadas nas entrelinhas, como por exemplo: a tecnologia em nossas vidas, a edução vem de berço, entre outras. Ficou muito cansativo pois no teatro a atmosfera é outra, até mesmo para Drama este filme perde e muito. Muito fala e pouca "ação", não é preciso efeitos especiais para um bom filme, mas é preciso um bom começo e um bom clímax, pois se não, vai acabar como "O Deus da Carnificina".
    Adriano C.
    Adriano C.

Enviada em 27 de dezembro de 2014
    Sensacional... Pra quem não conhece o enredo da peça...(na qual o filme foi baseado) trata-se do seguinte: Dois garotos, colegas de escola, brigam e um agride o outro. Os pais de ambos...na tentativa de uma conciliação para resolver o problema se reúnem para discutir o assunto. É claro que a situação sai totalmente do controle. É interessante ver a forma como os personagens são desconstruídos. A educação e a pose de "conciliadores", gradativamente vai dando lugar à impaciência e à grossa sinceridade. Um duelo de interpretações magnífico e hilário, onde o talento de Kate Winslet, John C. Reilly, Jodie Foster e Christopher Waltz se sobressai. Kate Winslet...bêbada...está muito engraçada. Ótimo...
    Maryjane R.
    Maryjane R.

Enviada em 30 de julho de 2014
    Tipo de filme que você vai até o final só pra conferir se te surpreende... cansativo, monótono, um diálogo sem fim que todo mundo corre em alguma hora na vida... enfim não recomendo nem pra conferir as atuações de atores fantásticos que só desperdiçam seu talento com uma historinha tão sem graça....
    danilo s
    danilo s

Enviada em 16 de julho de 2015
    Um filme construído diferentemente de muitos que eu vi e a chance de ver o Waltz e a Foster em papeis nunca visto antes.
    Junior de Carvalho
    Junior de Carvalho

Enviada em 31 de março de 2014
    Um filme simples como o Teatro. Não achei o filme chato, é só analisar as interpretações e verás ser uma comédia engraçada e simples. Recomendo o filme.
    Enviada em 7 de outubro de 2015
    Não há seres complexos demais neste filme, mas ideias antagônicas construídas através de quatro performances que ecoam até a duração do próximo argumento. Não há agressão física que consiga se comparar a um embate de ideias que, diferente dessa, nunca termina quando um dos lados cai no chão.
    Jairo D.
    Jairo D.

Enviada em 2 de setembro de 2017
    “Deus da Carnificina” é um filme menor de Polanski, porém não significa que seja pior que seus filmes anteriores, pelo contrário, é um ótimo filme. Polanski demonstra que mesmo fazendo filmes completamente diferentes no tamanho, ambientação e na escala, sente-se à vontade para achar o tom que cada filme necessita. Recomendado