Eraserhead
    3,2
    Você assistiu Eraserhead ?

daniedson
    daniedson

Enviada em 7 de junho de 2020
    Não consigo entender como alguém pode considerar esse filme "bom". Um filme totalmente sem sentido do começo ao fim, absurdamente ridículo, sem pé nem cabeça.... Ninguém entende o que acontece, NEM MESMO O PRÓPRIO DIRETOR. Tenha a santa paciência! Assisti este filme porque estava listado como um dos melhores filmes de terror no IMBD. Afffff..... Quem diz que esse filme é bom só pode estar querendo se sentir "intelectual" e "entendedor", mas tenho certeza que não entendeu nada, como todo mundo. Assista se quiser perder tempo.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 20 de março de 2021
    Um dos filmes mais belos esteticamente de David Lynch, quase todos os takes formariam um exuberante quadro. Mas ao mesmo tempo, o filme que mais causa desconforto visual com as cenas mais grotescas possíveis.

Aliás, a obra é repugnante em diversos aspectos, menos tecnicamente, pois o cuidado que o diretor executa as cenas surrealistas, com muitos truques de câmera e efeitos práticos, somado com a irreverente trilha/efeitos sonoros, garante uma experiência memorável para quem assiste.

Seria perfeito se não fosse tão obscuro. Poucos conseguem extrair alguma mensagem, se é que o diretor quis passar alguma. Eu mesmo fiquei sem entender bulhufas quando o filme terminou. Somente após algumas pesquisas consegui estabelecer dois princípios:

1. A criatura humanóide das alavancas é Henry Spencer, como ele se vê. Dado o tom "surrealistic nightmare" que o filme tem, as feridas e bolhas que estampam a pele da criatura representam toda a carga negativa sobre o que personagem sobre si mesmo.

2. O mesmo se aplica ao bebê. O aspecto asqueroso da criatura são os sentimentos negativos que o Henry tem sobre o filho.

A partir daí, tudo o que acontece começa a fazer um pouco mais de sentido para mim.

Outra coisa que quando li, virou uma chave no meu entendimento, é uma entrevista em que David Lynch diz que sua filha Jennifer Lynch nasceu com os pés tortos e em Eraserhead ele tenta passar um pouco do medo da paternidade que sentiu. Novamente o exagero do mundo surrealístico macabro representando sentimentos negativos. É como se fosse um filtro, tudo que sentimentos que seja depreciativo ou degradante, se transforma em orgânismos pulsantes, com formas monstruosas e aterrorizantes.

Criar essa atmosfera onírica é de fato, um truque de mestre. Se arriscar em representar seus monstros internos através de uma câmera pode soar até pretensioso. Mas quando a capacidade técnica e a visão criativa trabalham em conjunto, não se pode esperar outro resultado além de uma obra inesquecível.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 25 de fevereiro de 2020
    Um dos cineastas mais diferentes de Hollywood,David Lynch é referência quando se fala de diretores que optam por um estilo cinematográfico confuso e em seu primeiro filme ele oferece uma loucura simbologica insana.Não é o típico filme que agradará a todos,muito pelo contrário,se trata de uma obra cheia de simbologias e metáforas que leva o espectador a uma viagem louca.O roteiro é a direção é de David Lynch,ele sabe bem o que quer mostra e o estilo dele era óbvio aqui onde ele oferece poucas respostas pelo que se desenvolve em tela.O filme demorou mais de 5 anos para ficar pronto e o resultado é satisfatório,sua estética é muito boa com um trabalho detalhado de iluminação e fotografia preto e branco que rende cenas que te levam para dentro da proposta do filme.Já o roteiro é mais difícil de se dizer o que realmente ele quis passar,mesmo após ver o filme mais de uma vez ainda ficamos com certas dúvidas e teorias a respeito,o que será real ou falso ?,é algo bíblico ?,de fato não temos uma resposta definitiva e por isso Lynch nunca gosta de falar sobre o que significa seus longas já que eles instigam sua mente e te deixa reflexivo por um tempo.Os cenários e as bizarrisses postas em cena são como uma incógnita,começando pelo penteado do protagonista ou até pelo seu bebê bizarro e as locações.No fim,Eraserhead é um filme bizarro,diferente,excêntrico,é estiloso visualmente e tudo que se possa imaginar, apresentava o estilo de um grande diretor e abre discussões até hoje... como diria Lynch:"Se a vida é confusa ,os filmes também deveriam ser".

Enviada em 4 de julho de 2020
    Um dos filmes mais loucos que vi na vida! Roteiro é bom, apesar de deixar a interpretação para o telespectador, diálogos poucos, mas bem explicáveis, parte técnica muito boa e direção formidável do mestre David Lynch. Aqui a sensação perturbadora é praticamente em todo filme, sendo também claustrofóbico. Um filme para vê coma cabeça boa.
    Mateus Olivotti
    Mateus Olivotti

Enviada em 21 de maio de 2020
    Eraserad é um filme formado quase totalmente por metáforas, o que abre margem para diversas interpretações diferentes, sem dúvidas o mais legal do filme é tentar "montá-lo" como um quebra-cabeça. O fato do filme ser em preto e branco ajuda muito na atmosfera melancólica e sombria do filme. A direção de David Lynch é ótima, a maquiagem é "ok". Definitivamente não é um filme para todo mundo, é preciso assistir mais de uma vez para entende-lo totalmente, mas, é um filme muito bom que não recomendo para todo mundo.
    Isabela Larson
    Isabela Larson

Enviada em 6 de julho de 2022
    Adooro a bizarrice desse filme, parece um pesadelo
    JOÃO S.
    JOÃO S.

Enviada em 10 de fevereiro de 2019
    Um dos melhores filmes que eu já vi. Um suspense com cenas oníricas instigantes, que geram muitas interpretações da história. David Lynch estreando com maestria.
    E. Chavez
    E. Chavez

Enviada em 11 de outubro de 2021
    Filme tem muitas qualidades, especialmente no aspecto técnico. A sensação de perturbação e incômodo é constante, e isso é bem interessante, pois essa sensação te faz imergir mais no filme.

Também se utiliza de muita simbologia e surrealismo, e quem viu outras obras do diretor sabe que é um padrão dos filmes dele. E justamente isso o torna muito confuso, meio sem pé nem cabeça, e bastante difícil de se assistir. Não entendi o final, e espero muito algum dia ler alguma critica que explique o final de uma forma condizente ao que as imagens retrataram, mas aparentemente o final não existe, cabendo a cada espectador estabelecer o final que deseja, e não simpatizo muito com esse tipo de trama.

É uma grande obra, mas bastante maçante e complexa (atribuo isso como críticas negativas, sob o olhar de quem vê o cinema como entretenimento também, e não somente arte).
    Rogério Ramos
    Rogério Ramos

Enviada em 7 de setembro de 2023
    O filme até que é bom.
    Tentei por duas vezes assistir, e desisti.
    Chato e cansativo.
    (Pô, ainda tenho de escrever uma crítica com no mínimo 100 caracteres?)
    Erick Santos
    Erick Santos

Enviada em 4 de setembro de 2020
    Um dos piores filmes que assisti na minha vida. Simbologia no filme é algo bom e pode ser bem explorado, mas no caso dessa obra, a simbologia se torna forçada e que causa um desprazer em assistir. Não vi o que o David Lynch quis com esse filme, mas deve ser o caso de uma proposta que só o diretor entende e ninguém mais. Filme ridículo! Não entendo como um lixo desse teve na época de seu lançamento 7 milhões de bilheteria com 10.000 de orçamento. Quem diz que é bom é quem quer pagar de Cult por entender a "simbologia microfísica" que o filme propõe, mas na verdade, não deve ter entendido absolutamente nada.