A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2
Legal
A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2

Um bom fim

por Roberto Cunha
Assistir a primeira sessão de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2 era tudo que um fã apaixonado gostaria de fazer e não necessariamente o desejo de um crítico de cinema. Parte desse raciocínio vem do fato de que os filmes baseados na obra da escritora Stephenie Meyer (agora produtora) alcançaram um patamar de sucesso (e histeria) que acabou gerando em muita gente um efeito inverso, de aversão ao seu conteúdo.

Foto - FILM - Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 : 182749Iniciada em 2008 com Crepúsculo, a história se mostrou simples e rica em conflitos de fácil entendimento. Deixando o preconceito de lado (e é importante fazer isso), a ideia de explorar os opostos, o proibido e um amor dividido permeou toda a franquia, funcionando que é uma beleza. Se outros autores fizeram a mesma coisa de maneira mais inteligente, ótimo, mas quem disse que o objetivo aqui era competir com eles? A evidente opção pelo óbvio não parece ser uma eventual dificuldade de se chegar por outra via e sim porque a intenção é "morder" logo o espectador e contaminar o maior número de "vítimas" possível.

Foto - FILM - Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 : 182749

Dessa vez, Bella (Kristen Stewart) acorda após dar a luz a Renesmee e se transformar em uma vampira. Entre as novidades da nova vida estão aprender a lidar com os novos poderes e saber que seu eterno apaixonado Jacob (Taylor Lautner) teve o tal "imprinting' (espécie de amor à primeira vista) pela filhota dela. Além dos "novos" dramas, ela e os dois núcleos principais da saga (os Cullen e os lobos Quileute) precisam se preparar porque o poderoso clã Volturi, liderado por Aro (Michael Sheen), não está satisfeito com o nascimento dessa criança especial e o que ela pode representar para o futuro dos vampiros na face da Terra. O risco de uma batalha mortal torna-se iminente e cria-se aí um suspense.

Foto - FILM - Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 2 : 182749Para os fãs que gostaram de A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 1, a boa notícia é que eles vão adorar essa segunda parte, o que vai animar bastante aqueles que acharam (não sem razão) o primeiro filme de Bill Condon lennnnnnnto demais. Agora, ele entrega uma produção mais dinâmica, bem humorada, com boas cenas de ação, que flerta com mais intensidade no clima conspiratório, tem mais personagens novos (alguns ruins) e, o melhor, reserva uma surpresa e tanto. Mérito também da roteirista dos longas, Melissa Rosenberg, que provou não ter entrado de gaiata e sua experiência em produções focadas em público parecido, como o seriado O.C. - Um Estranho no Paraíso (2003-2004) e o filme Ela Dança, Eu Danço (2006), devem ter ajudado.

Se as falhas não são poucas (sim, elas existem), por outro lado é preciso dizer que os acertos também são evidentes. O mesmo raciocínio vale para a parte técnica, sempre criticada (e com razão), mas dá para entender que não são filmes de efeitos especiais raros na tela, mas de efeitos especiais comuns nas pessoas. Das interpretações caricatas nem vale a pena comentar porque o objetivo foi alcançado. Assim, com a missão de sentar na sala escura com um mínimo de conhecimento, tratei de ver nos dias anteriores o começo, o meio e aí - sim - poder assistir o fim. Para minha surpresa, é possível entender a razão de tanto sucesso. Com este bom fim, com tons de épico, o ciclo se completa e a saga descansa em paz, para o delírio dos fãs "crepusculares" e detratores de plantão. Pelo menos, até o momento em que a autora resolver mexer seu dedinhos no teclado, incentivada pelos produtore$. Mas aí já é outra história e só tempo dirá se ela será escrita ou não. Na dúvida, pode apostar que vem mais por aí. ;)

• Thiago S.

esse filme foi um marco na história!

• Lucelia N.

para quem leu os livros o filme só foi um complemento,eu adoro a saga pena que não tem continuação

• Thaina R.

ameiiiiiii

• Biby Karen P.

estou muito anciosa para ver o filmeeeee

• Ysla R.

eu vi é ameiii muitoo bomm vale apena vé tem q ter continuação

• Ysla R.

entro pra historia essa sagra os melhoress filmes

• Eloiza N.

NUNCA VI UMA SAGA TÃO PERFEITA COMO ESTA SHOW

• naninha

adora o  eduarte

• Sulamitta K.

Nossa esse filme é muito otimo... Gosto muito da personagem Taylor lautner (jake),Edward e Bella e outros,esse filme vale a pena ter continuidade nunca vi uma saga tao excelente como essa.... Parabéns

• Gabriele C.

NUNCA VI UMA SAGA TÃO PERFEITA COMO ESTA SHOW Podiaa continuar

• Werberte F.

Esse filme poderia ser facilmente confundido com uma comédia, de tão caricato que ele é...um lobisomem sentimental, e um vampiro apaixonado e bonzinho, me digam aonde é que alguém já viu um lobisomem ter consciência quando estar transformado? Alteração bizarra das história para não dizer total descaracterização dos personagens em prol de uma história chula de amor, sem pé e nem cabeça... medíocre caracterização dos mesmos, Vampiro chupa sangue, lobisomem mata tudo o que se mexe e pronto...esses ai não lutam por um amor até que ela se decide por um...

• Tatiany P.

esse filme e um dos melhores da saga Crepusculo é e o melhor que eu ja vi ate hoje e vai ser para sempre o melhor filme que eu ja vi

• Gustavo S.

esse filme e muito luco

• Roberto L.

O Roberto Cunha pegou leve na crítica, aposto que ele detestou o filme,mas como fez muito sucesso, tem que pegar leve, já assisti muito filme que ele deu nota 1 que é infinitamentemelhor que esse amanhecer

• Wendell M.

Filme perfeito! A saga não poderia terminar de outra forma, me surpreendeu. Aliás, não terminou e nem vai, é para sempre! E a Stephenie Meyer disse em uma entrevista, que daqui a alguns anos pretende escrever mais uns dois livros da saga, e isso é uma ótima notícia! Estou no aguardo.

• Roberto C.

Fala Roberto L.! Peguei leve não. Só procurei ver (direto) todos os filmes antes para entender a proposta e chegar a conclusão que existe uma coerência, gostemos ou não do resultado. Mas dizer que é ruim não seria justo. Pessoalmente, não consegui ler nem o primeiro livro, mas isso não quer dizer que esse filme não presta para o público a que se destina. Espero que tenha conseguido explicar. Quem não gosta da saga, não assiste. Mas vamos deixar as pessoas curtirem o que elas querem e a gente curte o que a gente quer. Simples assim. ;) Valeu pela participação!

• Victoria L.

amo a saga crepusculo me jogari em um  lago

• Rodrigo P.

Péssimo filme. Não faz o menor sentido, a Bella é completamente dependente do Edward, e simplesmente não há ação. Tem até uma luta no final que parecia ser promissora, mas acabou por se mostrar apenas uma visão de Alice (é esse o nome?). Acho que esse filme só serve para meninas (crianças) ou pré-adolescentes mulheres.

• bellebullara

Eu achei o primeiro filme de Amanhecer uma droga. Não tava bom, o roteiro poderia ter sido muito melhor explorado, o diretor deixo tudo muito monótono que dava até para dormir na sala do cinema. A cena do parto então? Nem se fala, poderia ter sido MUITO mais emocionante, e com um pouco mais de sangue claro, mas nãão porque as criancinhas não podem ver sangue. Já Amanhecer parte 2 eu achei que foi melhor, foi mais elaborado e não pareceu ter sido feito as pressas. A cena da batalha ninguém estava esperando, então foi uma surpresa que deixou o público vidrado prestando atenção em tudo oque iria acontecer, mas quando (pelo menos na sala que eu estava) o público percebeu que era só uma visão alguns ficaram muito chateados. Inclusive eu porque dava para matar alguns Cullens sim que não são importantes na história como por exemplo a Esme que nem tem fala direito e não contribui muito, é só uma personagem que como dizem as pessoas foi feita pra encher linguiça. Já o Emmett, algumas das poucas partes engraçadas do filme são feitas por ele então foi um personagem que teve pelo menos mais de 5 falas ao contrário dos outros filmes. Ainda acho que poderiam ter se aprofundado mais nos novos poderes de vampira da Bella, e por favor né gente, com tanto dinheiro assim poderiam ter feito Renesmees sem dúvida alguma de qualidade muito superior. Os bonecos foram feitos com computação gráfica tão mal feita que o rosto da "criança" até tremia e sinto muito informar mas ficaram horrorosos os bebes que eram para ser como dito no livro uma perfeição. O filme não foi como todos imaginamos, poderia ser melhor. Eclipse superou todas as expectativas, para mim Eclipse e Lua Nova foram os melhores, esses dois tiveram uma qualidade de imagem, áudio, efeitos especiais totalmente belos e até quase reais, ao contrário de boa parte de Amanhecer parte 1 e 2. Bom, não foi perfeito, mas também não faz vergonha de assistir, eu recomendo.

• viviane S.

maravilhoso !!! *-*