O Espelho
    3,6
    Você assistiu O Espelho ?

Alan
    Alan

Enviada em 6 de março de 2023
    É um daqueles filmes "filosóficos" que só agradam à crítica. Filme confuso, pois na verdade é uma reunião de cenas sem encadeamento lógico. Foi uma penitência assistir até o final. Não assistam!!
    Dirod
    Dirod

Enviada em 29 de março de 2020
    "Palavras não tem capacidade de traduzir sentimentos, as palavras são moles". Essa frase dita pelo personagem Alexei descreve muito bem o que é O Espelho, uma das maiores obras do genial diretor russo Andrei Tarkovski. Um filme em que as imagens falam pelos personagens. Um filme onde palavras não conseguem transmitir as emoções como a imagem faz.
    O Espelho é baseado nos acontecimentos reais de Tarkovski que é representado por Alexei. Este filme é um trabalho pessoal do diretor russo, tanto que a mãe de Alexei idosa é a própria mãe de Tarkovski, e os poemas de seu pai( Arseni Tarkovski) são recitadas por ele mesmo no decorrer do longa. Essa característica autobiográfica é encontrada em todos os filmes do Tarkovski.
    O filme nos mostra lembranças de Alexei, um homem que está a beira da morte por conta de uma doença. O filme tem três períodos: Pré-guerra, a guerra e o pós guerra. Isso também é um reflexo da vida de Tarkovski, que viveu esses três períodos.
    E, na minha visão, esse é o significado do nome O Espelho: pois Tarkovski vê a si mesmo no filme, e ele quis que as pessoas vissem elas mesmas no longa, como elas sendo os personagens do filme.
    Tecnicamente falando o filme é uma verdadeira obra de arte, a fotografia belíssima de Georgy Rerberg casa muito bem com o enredo, com o verde sendo a cor maioritária no longa. Este filme também contém uma das cenas mais emblemáticas da filmografia de Tarkovski e do cinema em geral: spoiler:
    O celeiro pegado fogo enquanto todos veem tranquilos. spoiler:

O Espelho certamente não é um filme para ser visto apenas uma vez, é uma obra abstrata, sendo preciso ver várias vezes para absorver o que ela tem a dar. É enigmático, aberto a várias interpretações, Sem dúvidas, é um divisor de águas dos filmes de Tarkovski, que irá adotar após esse filme, uma linha filosófica mais existencialista.