Críticas AdoroCinema do filme Na Estrada
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Na Estrada

Raízes
De Francisco Russo

O diretor Walter Salles tem por regra mesclar produções brasileiras e internacionais, por considerar que um cineasta precisa, de tempos em tempos, retornar ao seu local de origem para recuperar as forças. Na Estrada é seu projeto estrangeiro, aquele em que precisa compreender a realidade alheia para retratá-la através das câmeras. No caso em questão, foi um trabalho árduo. Salles e equipe percorreram milhares de quilômetros pelo interior dos Estados Unidos, no intuito de compreender o estado de espírito dos personagens principais do livro "Pé na Estrada", de Jack Kerouac. O que a princípio aparenta ser um mero detalhe perfeccionista fica bastante explícito ao assistir o filme. Afinal de contas, o grande mérito de Salles em Na Estrada foi justamente compreender a realidade daqueles jovens que estavam em busca de algo, sem saber direito o quê.

A história gira em torno de Sal Paradise (Sam Riley , correto). Vindo de família burguesa e tendo perdido o pai há poucos meses, ele conhece e se aproxima de Dean Moriarty (Garrett Hedlund). Logo é apresentado a um mundo onde álcool, drogas e especialmente o sexo são liberados. De cara, Sal fica extasiado. "Os loucos prestam atenção em mim", vibra, ao mesmo tempo em que analisa quem está à sua volta tendo por base sua vida até então. Neste universo onde o mais importante são as experiências vividas ele também conhece Marylou (Kristen Stewart), a jovem esposa de Dean, de apenas 16 anos. Juntos, os três vivem diversas aventuras, na cama e fora dela.

A maior qualidade de Na Estrada é retratar o momento de vida de seu trio protagonista sem jamais julgá-lo. Trata-se de um filme quase sensorial, já que muito sobre os personagens é apresentado não através de explicações mas pelas experiências vividas e sua reação diante delas. Neste ponto o grande acerto de Salles foi não podar o filme, visando uma censura mais branda que o tornasse mais comercial. Desta forma há sim cenas de nudez, assim como de uso de drogas e de sexo a três e homossexual. Nada gratuito nem explícito, é importante ressaltar, mas necessário para ambientar este universo muito próprio onde reina a liberalidade.

Outro ponto crucial para o filme é a imersão do elenco neste ambiente. Garrett Hedlund tem a melhor atuação da carreira ao viver um Dean extremamente sedutor, não apenas no sentido da conquista propriamente dita mas também no campo das ideias sobre viver a vida. O mesmo acontece com Kristen Stewart, que surpreende ao fazer de sua Marylou um vulcão permanente de sensualidade. A dança dos dois, completamente soltos, é uma das cenas mais belas e sensuais do filme, mais até do que as várias de nudez parcial da atriz. Mérito, mais uma vez, de Walter Salles, pelo belo trabalho de caracterização feito com a dupla.

Na Estrada é um belo filme por ter conseguido captar a essência do que representa o livro de Jack Kerouac, no sentido de se arriscar na vida. Não importa se as atitudes são certas ou erradas, mas sim o que elas representam para aquele grupo de pessoas. O filme apenas peca por ser um pouco longo demais, em parte devido ao excesso de cenas soltas que, por outro lado, são necessárias justamente para representar a vida sem rumo definido que o trio protagonista toma a todo instante. Destaque também para a breve participação de Viggo Mortensen e Amy Adams, ambos muito bem.

Dê sua opinião sobre esse filme

Nossas últimas críticas

De Matt Reeves
Com Andy Serkis, Jason Clarke
Ficção científica
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Lucy