A Casa
    Regular
    A Casa

CURIOSIDADE MATA

por Roberto Cunha

Quatro atores, uma câmera na mão e um imóvel abandonado. Se  você pensou que a frase anterior terminaria como o famoso bordão “uma ideia na cabeça”, de Glauber Rocha, até que não cairia mal. Afinal, o uruguaio Gustavo Hernández não contava com muita grana, experiência, mas tinha uma vontade: fazer um filme. Munido de uma máquina fotográfica emprestada (você não leu errado), o estreante cineasta rodou de maneira linear e (praticamente) sem cortes um filme de suspense que pode agradar – e assustar - muita gente.

Laura (Florencia Colucci) e seu pai foram contratados pelo dono de uma casa abandonada para limpá-la porque será vendida. Já instalados e sozinhos dentro da propriedade, a jovem curiosa ao extremo ouve ruídos no segundo andar, antes mesmo de começar a faxina. Daí em diante, a tensão só aumenta porque ela não encontra um meio de fugir de lá. Será?

Como primeiro aviso, este longa não segue o recurso de câmera subjetiva, “lançado” em A Bruxa de Blair (1999) e seguido por outras produções recentes, como o fraco Atividade Paranormal (2009). Ou seja, ela registra o que você está vendo e não o personagem. A opção, além de não correr risco de ter cara de cópia, acabou dando ao espectador a chance de se “contaminar” mais com o climão de suspense e pânico existentes na história, que é inspirada em um crime real ocorrido nos anos 40.

No elenco pra lá de reduzido, a também estreante Colucci, apesar de construir um personagem ora corajoso, ora histérico demais, leva o filme e te conduz para algumas situações de medo interessantes e factíveis. A música incidental cumpre bem o seu papel e o uso em cena de alguns recursos clássicos do gênero, como flashes de fotografia na escuridão ou se esconder feito uma criança, contribuem para um bom resultado.

Assim, para os mais afoitos, que esperam encontrar uma obra-prima, vale outro aviso: não se assuste se por acaso, ao final do filme, você ficar meio intrigado com o que realmente aconteceu diante de você. Isso é cinema. Alternativo e do Uruguai.

Conheça curiosidades, veja fotos e o trailer em A Casa.