O Estranho Caso de Angélica
    • Variety
    • Cinética

Critikat.com

por Benoît Smith

A morte não é nem um pouco a finalidade do discurso [de Manoel de Oliveira]. Pelo contrário, é um meio de refletir sobre um discurso de si mesmo, sua arte e sua relação ao mundo - um discurso tranquilamente lúcido, pessoal mas direcionado a todos, escapando da morbidez.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

Folha de São Paulo

por Sérgio Alpendre

Hoje em dia, o leitor não está acostumado a ser confrontado desse jeito. Então, modificando um pouco o conselho e pensando na lamentável taxa de abandono das salas nos filmes anteriores de Manoel de Oliveira, recomendo ao espectador que seja mais paciente, porque "O Estranho Caso de Angélica" é cinema de verdade.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Imagem, memória, amor e poesia se confundem no cinema de Manoel de Oliveira, são quase termos intercambiáveis. Mas isso não se dá de modo adocicado, sentimental ou autoindulgente, mas, ao contrário, sob a forma de atrito e estranhamento.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

New York Times

por A.O. Scott

"O Estranho Caso de Angélica" existe na forma como ele equilibra esse misticismo com um sentido completamente secular dos negócios da vida cotidiana [...] O mundo visto através da lente do Sr. Oliveira é tão fresco como se tivesse acabado de ser descoberto e tão grosso com segredos como se sempre tivesse existido.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Cineweb

por Alysson Oliveira

o que domina o filme é o embate entre o materialismo e o misticismo, materializado no romance de Angélica e Isaac. Do alto de sua centena de anos, mais uma vez, Manoel fez um filme de um frescor juvenil, permeado pela experiência de uma vida.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Screen International

por Jonathan Romney

Uma contemplação do amor e da metafísica, "O Estranho Caso de Angélica" mostra Oliveira experimentando novos truques visuais, mas o tom árido e o ambiente fúnebre fazem deste filme algo que só deve agradar os fãs mais fervorosos do cinema de arte.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Variety

por Robert Koehler

"O Estranho Caso de Angélica" demonstra um exemplo particularmente bem sucedido do tema preferido do diretor, o amor impossível, retratado de maneira precisa e cômica.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cinética

por Filipe Furtado

"O Estranho Caso de Angélica" é Isaac a correr desesperado pela paisagem portuguesa, mas também o delírio apaixonante do abraço do fantasma de Angélica. O sorriso de Angélica, por fim, igualmente nos assusta e maravilha.

A crítica completa está disponível no site Cinética