As Quatro Voltas
    • Variety
    • The Hollywood Reporter

Cineweb

por Alysson Oliveira

Um filme precioso exatamente por ser capaz de criar – e nos levar para – um mundo único, ao mesmo tempo tão distante no tempo e espaço e, ainda assim, tão próximo de qualquer pessoa, em qualquer lugar ou época.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Cinética

por Eduardo Valente

Como poucos filmes neste circuito de festivais cada vez mais viciado e sem surpresas, "As Quatro Voltas" nos deixa partilhar de alguns daqueles momentos no cinema onde ainda soltamos um "oh" encantado. Não é pouca coisa.

A crítica completa está disponível no site Cinética

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Dessa sucessão de cenas que parecem um tanto aleatórias, mas revelam uma sábia utilização do espaço, e do tempo, emerge uma concepção do cinema, da vida – ‘tudo'. Só a maneira como Frammartino filma a procissão do calvário já é coisa de se tirar o chapéu.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Folha de São Paulo

por Inácio Araújo

Uma das experiências cinematográficas mais notáveis dos últimos tempos. [...] O tempo longo dos planos, em vez de tornar as coisas lentas, parece encontrar o seu dinamismo e o suspense que cerca cada um desses momentos só aparentemente insignificantes.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

Omelete

por Marcelo Hessel

Nunca a expressão "Deus está nas pequenas coisas" fez tanto sentido, mesmo para quem Nele não acredita.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Piauí

por Eduardo Escorel

Frammartino estará querendo indicar dessa maneira que o registro documental tem limites, restrições, que o deixam sempre aquém do que a realidade oferece? Estará indicando qual é o fim inexorável do ciclo vital? Será isso?

A crítica completa está disponível no site Revista Piauí

The Guardian

por Philip French

Este filme é um tratado, um poema cinematográfico, uma exploração espiritual do tempo e do espaço, feito para nos estimular a pensar e sentir o mundo ao redor e nosso lugar dentro dele.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Revista Interlúdio

por Sérgio Alpendre

O que impressiona nessa sucessão de imagens é a calma de Frammartino, o cuidado com o tempo do corte, a precisão nas angulações e distâncias da câmera, o respeito com o ritmo da natureza.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Screen International

por Lee Marshall

Nós saímos desta experiência sem saber muito bem como classificar o que acabamos de ver - de qualquer modo, é algo único e estranho.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Zero Hora

por Daniel Feix

Em "As Quatro Voltas", há uma obsessão pela transcendência, como se um sino tocando tivesse mais beleza e significado do que simplesmente um sino tocando. E o pior é que, de fato, o tem – tamanha a força de suas imagens.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

Cineplayers

por Bernardo D.I. Brum

Dentro desse cinema que trabalha com fluxos, a obra pode até não ser definitiva, mas é um exemplar palpável de como trabalhar uma relação entre o real e o projetado em pleno século vinte e um ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Chronic'art.com

por Jérôme Momcilovic

Frammartino encontra o prazer simples da captação (planos fixos e longos que mostram o ritmo silencioso da vida local), mesmo se o filme não está longe de um certo academicismo da lentidão.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

Télérama

por Mathilde Blottière

Quase mudo, "As Quatro Voltas" privilegia a sensação em detrimento do discurso [...]. Ao longo de planos sequência contemplativos, as realidades mais anódinas adquirem uma dimensão poética e inesperada.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Jay Weissberg

Esta meditação em estilo documental é bem filmada, com suas dezenas de cabras. [...] Propício às crianças, este filme sem diálogos pode ser interpretado como uma tentativa intelectualizada demais de fetichizar as tradições pagãs ...

A crítica completa está disponível no site Variety

The Hollywood Reporter

por Natasha Senjanovic

Encarar cabras é a onda do momento. Primeiro George Clooney fez isso, e agora Michelangelo Frammartino fez o mesmo em "As Quatro Voltas", um retrato sem palavras da natureza cíclica em um minúsculo vilarejo italiano.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter