O Homem Elefante
    Você assistiu O Homem Elefante ?

Enviada em 4 de março de 2014
    Meu pai sempre falava desse filme até que eu procurei por ele e assisti. Foi emocionante, restaurador, despertou muitas sensações há muito tempo não sentidas ao ver, a cada cena, as faces existentes no ser humano. Impressionante ver como o mais oprimido, por vezes, é o mais terno e sensato, enquanto os preconceitos vagam sem importar-se em saber o porque de tudo. Um excelente filme, sem dúvida!

Enviada em 29 de agosto de 2016
    Um filme completo! atuações fantásticas de John Hurt que lhe rendeu a indicação ao óscar naquele ano e Anthony Hopkins que teve uma atuação merecedora também de uma indicação, mas a academia o esqueceu, fotografia linda e montagem espetacular, roteiro magnifico que merecia não só ter sido indicado ao óscar, mas sim ter ganho, trilha sonora inesquecível que até hoje é lembrado em outros filmes! esse filme ficou marcado na vida de muitos no ano de 1980 e ate hoje emociona os cinefalos de plantão!!!
    Eliezer Andrade
    Eliezer Andrade

Enviada em 21 de abril de 2020
    Estou longe de ser um admirador das obras de David Lynch mas este filme é muito bom. A trilha sonora é muito boa lembrando o final do filme Platoon. Uma excelente oportunidade para vermos a degradação de parte da sociedade e a empatia do outro lado. "Eu não sou um animal, sou um ser humano". Oportunidade ímpar para refletirmos sobre caridade moral e empatia.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 9 de março de 2020
    Um homem que tem mais de 90% do corpo deformado é encontrado por um médico e é apresentado ao mundo,mas ele terá que enfrentar a sociedade preconceituosa.Esse podemos dizer que é um filme mais simples do David Lynch,ele que é famoso por seus confusos filmes e lançava aqui seu segundo filme.Bem mais acessível que Erasehead,The Elefant Man tem uma mensagem simples porém bonita e bem desenvolvida por Lynch,aqui vemos o lado mau da humanidade,o ser mesquinho que pouco se importa com o sentimento dos outros ou até o lado bom de nós mesmos como a compaixão e o sentimento de amizade e companheirismo.Assim como seu primeiro filme o diretor opta por uma fotografia preto e branco que serve bastante para exemplificar o lado negro da humanidade e temos também uma ambientação suja quase estilo No ir com muitas indústrias e fumaça a todos os lados.O filme recebeu 8 indicações ao Oscar incluindo melhor filme,diretor e ator principal mas não levou nenhum.O elenco é sensacional,Anthony Hopkins tem boa atuação com um questionamento de suas ações e suas reais intenções e John Hurt entrega uma de suas melhores performances,seu andado e seu olhar é extremamente expressivo a ponto de sentirmos a dor do personagem.A maquiagem é perfeita,todos os dias John Hurt demorava cerca de 8 horas para ficar pronto,e os detalhes são impressionantes,o figurino e design de produção são outras partes a se analisar com carinho.The Elefant Man oferece um profundo texto sobre quem é o Real monstro da sociedade,tem um trabalho técnico incrível e atuações marcantes,um dos melhores do grande David Lynch.
    c4rlc4st
    c4rlc4st

Enviada em 18 de junho de 2019
    Em uma curta cena do filme são retratados os pesadelos de John Merrick e essa é a única cena em que vemos a característica onírica pela qual o diretor é conhecido. Todo o resto do filme é linear e extremamente lúcido, mostrando que Lynch se sai muito bem quando trabalha de forma clássica no cinema e ao mesmo tempo, suas habilidades em despertar sensações através de imagens acrescentam muito para a narrativa.
    No mais, direção de arte, maquiagem e atuações também contribuem para que The Elephant Man seja uma obra-prima, dona de uma beleza fúnebre que além de encantar e chocar, levanta uma profunda reflexão sobre a dignidade humana.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 15 de junho de 2018
    Sem espaços: h t t p s : / / rezenhando . wordpress . com /2018/06/15/rezenha-critica-o-homem-elefante-1980/

Um dos filmes mais lindos, sensíveis e triste que já foram feitos e que tive o privilégio de assistir, coitado daquele que dorme em filmes como esse e sai por aí criticando. David Lynch + Anthony Hopkins + John Hurt destroem em suas respectivas direção e atuações resultando em uma obra prima do cinema, ainda por cima gravado em preto e branco, deixando tudo artisticamente ainda mais perfeito. Confiram a “rezenha” crítica de O Homem Elefante.

A história é de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana que era portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado, tendo 90% do seu corpo deformado. Esta situação fez com que ele passasse toda a sua existência fosse exibido em circos como um monstro. Frederick Treves o descobriu e o levou para um hospital para ser tratado.

Tão tocante como O Menino do Pijama Listrado, e uso este como objeto de comparação por ser mais conhecido. Ambos tem um clima pesado e muito triste, mas a inocência e o amor verdadeiro transcendem qualquer barreira tentando transmitir que se nos esforçarmos um pouco poderíamos ser tão bons como John Merrick, o mesmo tinha tudo para de fato ser um monstro, mesmo se sua aparência não remetesse isso. Sempre foi mal tratado, passou fome e e fora rejeitado por todos, inclusive por sua mãe ao nascer, todos achavam que John era um débil mental por não conversar, mas quando no sentido figurativo a flor começa a desabrochar o filme dá uma guinada emocional incrível.

Impossível conter as lágrimas em alguns comentos, cito aqui alguns: Quando John recita o Salmo 22 da Bíblia para o médico e o diretor do hospital. Quando o mesmo começa a chorar porque não estava acostumado a ser bem tratado por mulheres bonitas e também quando John troca fotos de família com a esposa do médico, sério gente, chorei horrores tamanha a ingenuidade, simplicidade e não menos, uma cena belissíma, que dá gosto de ser fã dessa sétima arte mais conhecida como o cinema.

Um show de atuação, direção, maquiagem e fotografia, deixando tudo ainda mais top por causa da perfeita iluminação em preto e branco. Quando o médico começa a entrar em conflito consigo mesmo é um dos momentos mais intensos do filme porque muitas vezes o mal se disfarça de atos que nós julgamos ser bons, fora o grito de liberdade que John Merrick solta na emblemática cena do metrô londrino.

Eu já estava muito envolvido com a obra, nem estava ligando muito para a trilha sonora que era pontual mas nada fora do comum, até que de repente começou a tocar Adagio for Strings, arrepiei, não foi um segundo depois e nem um segundo antes, exatamente na primeira nota deste clássico instrumental a lágrima começou escorrer deliberadamente. David Lynch ali alcançou o instinto superior de direção, algo que só muitos anos depois, mais precisamente trinta e oito anos, voltou a conseguir com a terceira temporada de Twin Peaks (confiram “rezenha” aqui) no episódio onze, dezesseis e dezessete.

O Homem Elefante é uma obra prima que precisa ser assistida e revista pelo menos uma vez, não por ser complexa, talvez seja até o filme mais linear e são de Davd Lynch, seria mais por uma questão de apreciação e celebração mesmo. O amor pleno, gratidão, libertação e uma certa tendência aos conceitos que Lynch empregou em Twin Peaks alguns depois podem ser admirados no final do filme, com a imagem da mãe de John translúcida no céu estrelado, muto parecido com o icônico retrato de Laura Palmer!

“Descobri que tenho uma vida plena pois sei que sou amado.”

Merrick: Eu realmente achava que, aquele OGRO nunca sairia do calabouço.
    Doctor: Você realmente se divertiu.
    Merrick: Oh, foi maravilhoso!!!

“As pessoas tem medo daquilo que não conseguem entender.”

Iria assistir de novo? Sim, com certeza!

Minha nota é 5/5.
    João P.
    João P.

Enviada em 13 de fevereiro de 2013
    Mais um biográfico, por isso não pode se esperar muita reviravolta no próprio filme, uma história simples pois está tratando claramente de exclusão social e/ou preconceito, porém se acostumar logo com o o visual do Homem Elefante não é tão simples nas suas primeiras cenas (que demoram um pouco, porém assim se cria um suspense interessante a respeito disso) e principalmente quando quando ele ainda não se comunica e acaba assustando as pessoas. Porém o que mais me chama atenção na história é que junto a sua cidadania que ele acaba conquistando acabamos que o compreendendo junto com todos os outros personagens. (Ah, e o preto e branco não influi em nada no filme). Filme muito bom.
    cinetenisverde
    cinetenisverde

Enviada em 17 de janeiro de 2017
    Não vi muitos filmes do David Lynch, mas este é de longe o mais "comportado" em narrativa. Tem começo, meio e fim. Possui uma narração gradativa, dando tempo para pensarmos no que exatamente está acontecendo em volta de John Merrick (John Hurt), um homem desfigurado usado como atração de circo e conhecido como [O Homem Elefante](/o-homem-elefante). Quando conhecemos Merrick ele não tem nome e quase não o vemos, só na imaginação. E ele tem um dono: um sujeito conhecido como Bytes (Freddie Jones), que não se preocupa em tratá-lo como um animal de fato. O próprio filme começa com a visualização dessa fantasia do imaginário popular: o filho de uma mulher e um elefante.
    Tibério M.
    Tibério M.

Enviada em 27 de agosto de 2013
    Vi esse filme após os comentários de dois colegas. O nome do filme de cara já me chamou atenção e os comentários dos colegas sobre o filme só aumentaram a curiosidade, então resolvi conferir.

Que filme! Que história! Um mix de sentimentos. No começo você se espanta com o personagem, depois cria carisma e o compreende.

A forma que o filme retrata sobre às diferenças perante à sociedade é bem atual ainda hoje em dia. Muitos preferem tratar como um animal do que estender a mão e ajudar.

A restauração da dignidade que lhe foi tirada antes de tê-la é algo totalmente fantástica. Saber respeitar às diferenças e amar ao próximo como a ti mesmo. O filme é lindo mesmo, como foi dito por um dos colegas. A história é linda. impossível não se comover diante da situação que o filme coloca. impossível.

Um final previsível, porém, digno!

Recomendadíssimo!
    Igor Durden
    Igor Durden

...Acho que apenas uma palavra define esse filme:

PERFEITO!!

qualquer outra palavra desmancharia a real arte desse filme!!

nota 11