Uma Garrafa no Mar de Gaza
    Muito bom
    Uma Garrafa no Mar de Gaza

Amizade inesperada

por Lucas Salgado

Como estamos quase do outro lado do mundo, nós, brasileiros, muitas vezes recebemos de forma passiva as informações vindas da disputa entre Israel e Palestina. Quando emitimos opinião, de forma geral, optamos por uma vilanização ou vitimização de quaisquer das partes. Por isso, é fascinante quando nos deparamos com uma obra que busca debater tal complicada vizinhança como ainda o faz através dos olhos de inocentes.

Uma Garrafa no Mar de Gaza conta a história de uma jovem judia de Jerusalém, crescida em Paris, que deseja entender porque sua cidade recebe ataques constantes que acabam com a vida de pessoas simples e inocentes como ela. Através do irmão, ela manda um recado em uma garafa que chega em Gaza, em que um jovem palestino recebe a carta e passa a se comunicar com a "vizinha" por e-mail.

Tal (Agathe Bonitzer) é a garota, enquanto que Naim (Mahmud Shalaby) é o garoto. Os dois se veem em uma troca de mensagens muito interessante. Inicialmente, ele assume uma postura agressiva ao ver que a menina não tinha muita noção do sofrimento de seu povo, quase justificando os ataques à Israel. Com o tempo, no entanto, ele vai sendo conquistado/convencido, ao mesmo tempo em que ela descobre um amigo e recebe diversas lições de vida.

É muito interessante ver a evolução da relação dos dois e a repercussão que tal contato causa em suas vidas pessoais. Não há um clima claramente romântico, mas a cumplicidade e a necessidade de falarem um com o outro, nos faz imaginá-los como uma espécie de novos Romeu e Julieta.

Dirigido por Thierry Binisti, que divide o roteiro com Valérie Zenatti, o longa tem como principal mérito o fato de não investir em clichês ou estereótipos. Conta histórias de dificuldade, mas não deixa de passar uma mensagem de esperança através dos atos individuais.

O elenco conta ainda com ótimas participações de Hiam AbbassJean-Philippe ÉcoffeyLoai NofiAbraham Belaga, que vivem personagens que também lutam para seguirem vivendo da melhor forma possível. A presença de bons coadjuvantes é significativa para mostrar que os dois protagonistas não são as únicas exceções. Tanto em Israel quanto na Palestina existem pessoas que sonham com o fim do conflito e com a convivência pacífica.

Une Bouteille à la Mer (no original) trata sim de esperança, mas não investe em doses exageradas de otimismo, uma vez que o medo continua imperando naquelas sociedades.