O Pequeno Príncipe
  • Télérama

25 críticas da imprensa

Almanaque Virtual

por Filippo Pitanga

O famoso livro permanece intacto dentro desta adaptação, contado à risca: De princípio coadjuvante, depois protagonista, e ao final fundindo-se as duas histórias que passam a ser uma só, mostrando que, como um Peter Pan, o texto de Exupéry pode permanecer eternamente jovem.

A crítica completa está disponível no site Almanaque Virtual

Cineweb

por Alysson Oliveira

Não é apenas a narrativa que Osborne retém do livro aqui. Estão presentes a mesma linguagem poética – ao mesmo tempo ingênua e melancólica – e vários desenhos que remetem ao original, muito bem combinados com stop motion e animação digital.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Diário de Pernambuco

por Fellipe Torres

Embora recupere a conhecida obra de Exupéry, o longa vai além com a criação de narrativa paralela, passada nos dias atuais. Não somente se preocupa em inspirar o espectador com as mensagens contidas na essência do clássico literário, mas avança para uma crítica social contemporânea.

A crítica completa está disponível no site Diário de Pernambuco

Tribuna do Ceará

por Lyvia Rocha

Uma película excelente para assistir em qualquer ocasião e ao lado de toda a família. Vale muito a pena reviver os momentos do livro que certamente você deve ter lido ainda criança. “O Pequeno Príncipe” cativa e nos faz ressalta a verdadeira essência da vida.

A crítica completa está disponível no site Tribuna do Ceará

A Tarde

por Debora Rezende

[...] cercado de metáforas e morais, o longa de Mark Osborne é uma animação, sobretudo, para “pessoas grandes”. [...] Para crianças, o filme torna-se atrativo pela história bonita. Para quem cresceu, pelo que é dito além da tela.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Veja

por Raquel Carneiro

Sem ambições de ser uma cópia literal da história, simplesmente transposta das páginas para as telas, a nova adaptação traz frescor à obra com uma releitura respeitosa, poética e terna sobre o Príncipe que vive em um planeta pouco maior do que ele mesmo e que se sente sufocado por sua exigente rosa...

A crítica completa está disponível no site Veja

Blogs Pop

por Luiz Gustavo Vilela

É possível que essa seja uma adaptação que, em nome da audiência, tenha sacrificado a atemporalidade da obra original, característica mais profunda de “O Pequeno Príncipe”. [...] Mas, para nosso tempo [...] talvez seja apropriado nos lembrarmos do que é importante de verdade nessa vida.

A crítica completa está disponível no site Blogs Pop

Cinemascope

por Sttela Vasco

Sutil, o longa consegue entreter os pequenos e fazer com que os mais velhos questionem um pouco mais sobre a vida e o amadurecimento. No entanto, não vá ávido por algo ágil ou que se desenrole com facilidade.

A crítica completa está disponível no site Cinemascope

Cinepop

por Renato Marafon

Visualmente, o filme é um deleite em ambas as técnicas de animação, mas beira a genialidade com o visual do Príncipe feito com a técnica diferenciada. [...] um filme de animação com toques de arte que foge do padrão hollywoodiano e traz um tema mais adulto, mas encanta por sua simplicidade e pureza.

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Critikat.com

por Vincent Avenel

Grande parte do filme é digna de seu material de origem, compondo um hino à inocência mais complexo que o simples "encontrar seu olhar infantil". Fala-se com exatidão sobre a solidão, o amor, a morte - e da coragem necessária para crescer sem esquecer.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

O Globo

por Sérgio Rizzo

Quando [o diretor] se dedica à história-dentro-da-história, recorre a traços artesanais que se aproximam das ilustrações do livro. É provável que Exupéry aprovasse o resultado: os acréscimos do filme à trama original estão em plena sintonia com o que escreveu.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Papo de Cinema

por Robledo Milani

"O Pequeno Príncipe" se coloca à altura do que se poderia esperar de um conto com quase um século de idade, porém focado numa audiência moderna e que muito provavelmente irá descobri-lo somente agora.

A crítica completa está disponível no site Papo de Cinema

Quarto Ato

por Arthur Gadelha

No fim das contas, Osborne concebe "O Pequeno Príncipe" da maneira como ele é visto por seus incontáveis leitores: uma fuga da realidade para aprender o que deveria ser real, como os devaneios sobre o que estamos positivamente carecas de saber: respeito, amizade e, não podia faltar, amor.

A crítica completa está disponível no site Quarto Ato

The Playlist

por Oliver Lyttelton

Osborne toma as liberdades artísticas certas, construindo uma obra extremamente bonita, charmosa, tematicamente rica. Sem dúvida, uma das melhoras animações do ano.

A crítica completa está disponível no site The Playlist

Variety

por Scott Foundas

Para alívio dos aviadores de poltrona ao redor do mundo, "O Pequeno Príncipe" de Mark Osborne se mostra uma versão respeitável e adoravelmente reimaginada do conto clássico de 1943 de Antoine de Saint-Exupery, adicionando todo tipo de ferramentas narrativas à lírica e delicada história do autor.

A crítica completa está disponível no site Variety

Zero Hora

por Roger Lerina

Apesar da trama nova e dos acréscimos, o filme é fiel ao célebre texto de Saint-Exupéry, citando boa parte das máximas com viés de autoajuda que colaboraram para a popularização do livro...

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Iara Vasconcelos

"O Pequeno Príncipe" não é só uma história sobre como um livro pode mudar sua vida, é sobre solidariedade e amizade, sobre nunca abandonar sua criança interior, mesmo diante das dificuldades e responsabilidades da vida adulta.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

O desenho é muito bonito e escapa à mesmice da Disney. Talvez seja “europeu” demais. A mensagem, de que vale o afeto e não as ambições e as vaidades do mundo material, é mais do que contemporânea. Há quem ache ingênuo. É apenas bonito, embora o filme não esteja isento de certa pieguice.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Gazeta do Povo

por Helena Carnieri

Ao lado dessa sutileza visual, o filme começa com um grande potencial emotivo, sugerido pelo relacionamento da pequena e sensível garota com a mãe “megera”. Mas a promessa de catarse psicológica, na metade da história, se transforma em filme de ação...

A crítica completa está disponível no site Gazeta do Povo

Omelete

por Natália Bridi

Bem construída até o final do segundo ato, porém, a ideia de criticar uma sociedade sem imaginação, preocupada apenas com números e resultados, se perde em um desfecho que subestima a inteligência das crianças, evitando que elas mesmas interpretem a fantasia a que são apresentadas.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

[...] esta versão modifica basicamente a história, para mim tirando um pouco de sua magia e fantasia, situando a ação num futuro próximo, quando uma menina tem problemas com sua mãe muito severa que a pressiona para passar num importante concurso.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Screen International

por Tim Grierson

Uma poesia sobre a importância de se manter o entusiasmo infantil, a animação "O Pequeno Príncipe" em si é um filme encantador e inocente, que peca em narrativa e sofisticação visual frente a seus concorrentes da Pixar e Dreamworks, mas, ainda assim, entrega um conto doce e agradável.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Leslie Felperin

As camadas [de animação] em stop-motion baseadas no material original são excepcionais, mas o recém-criado dispositivo de enquadramento é demasiadamente preciso.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

[...] a ideia dos roteiristas de ancorar a adaptação no impacto que a história causa no leitor foi ótima, mas realizada de maneira estabanada. Enquanto a Menininha é simpática e o seu arco reverbera na vida de várias crianças modernas, embora de modo exagerado, o roteiro erra a mão nos adultos.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Télérama

por Pierre Murat

É a garotinha que, como um chefe militar, encontra o Pequeno Príncipe, transformado em adolescente tímido, com o cérebro lobotomizado pelos malvados capitalistas. Saint-Exupéry deve estar revirando no túmulo...

A crítica completa está disponível no site Télérama