Gravidade
Obra-prima
Gravidade

Hostilidade a toda prova

por Francisco Russo

O universo é hostil. Sem oxigênio, sem som, no vácuo, ele não oferece a menor condição de sobrevivência à vida humana caso esteja fora deste planeta azul chamado Terra. As breves visitas do homem neste ambiente inóspito são sempre repletas de aparatos desenvolvidos para garantir sua existência, por mais que eles em muitos casos estejam longe do confortável. Foi exatamente com este cenário em mente, de desconforto e do risco constante, que o diretor Alfonso Cuarón conceituou Gravidade. Um filme que impressiona pela ousadia, tanto de narrativa quanto estética, sem jamais deixar de lado o clima de tensão.

Gravidade - Foto

A trama, em certo ponto, chega a ser simples. Três astronautas estão em pleno espaço, realizando consertos externos no telescópio Hubble, quando são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrentes da destruição de outro satélite por um míssil russo. Um deles morre, os demais ficam soltos em órbita da Terra. Todo este breve preâmbulo é apresentado numa cena em plano sequência que dura cerca de 20 minutos – algo que não soa estranho para quem já viu Filhos da Esperança, do mesmo diretor, repleto de cenas neste estilo. Trata-se de uma abertura impressionante, não apenas pela beleza das imagens da Terra vista do espaço mas pelo próprio balé criado com a câmera para acompanhar os movimentos do carismático Matt Kowalski (George Clooney) e da angustiada Ryan Stone (Sandra Bullock) em meio à calmaria aparente que se torna um verdadeiro inferno no vácuo. E ele está só começando.

Por mais que o visual de Gravidade seja deslumbrante, com rotações de câmera muitas vezes usadas para ressaltar a sensação de pânico da personagem de Sandra, o que mais chama a atenção no filme é o domínio do diretor diante de tamanho desafio. É graças à excelência de efeitos visuais e sonoros que esta história pôde ser contada desta forma, com cerca de 90% das cenas em pleno universo. Entretanto, mais do que um mero exercício técnico, Alfonso Cuarón oferece também uma aula de narrativa a partir do ponto de vista da tensão. Há vários momentos em que o espectador fica extasiado com o exibido na telona, num misto de angústia e curiosidade sobre como tal cena foi realizada. Realmente impressionante.

Em meio a tantos aspectos técnicos, há ainda o belo trabalho dos atores. George Clooney é o alívio cômico, o astronauta experiente que foca no que deve ser feito também no aspecto emocional, enquanto que Sandra Bullock dá vida a uma personagem sofrida que tem uma revelação em meio ao caos. Ambos compõem seus personagens muito bem, trazendo humanidade a este cenário inóspito. Merece destaque também os breves simbolismos implementados por Cuarón no decorrer do filme, como a posição fetal que Sandra assume em determinada cena e o próprio desfecho da história, numa clara alusão à própria humanidade (e também um interessante contraponto com o início do clássico 2001 - Uma Odisséia no Espaço).

Gravidade - Foto

Por todos estes fatores, e outros tantos que não foram mencionados para não estragar o prazer que é acompanhar o desenvolvimento da história, Gravidade é um excelente filme que merece ser visto numa sala de cinema muito bem equipada em relação a som e imagem. O 3D ainda amplia a sensação de imersão neste universo vivido pelos astronautas, não apenas devido aos movimentos de câmera aplicados mas também pela própria vastidão causada pelo efeito de profundidade da tecnologia. Aposta forte para o Oscar 2014.

• Fernando Sampaio
    Este filme deve ser realmente fenomenal. Espero que Sandra Bullock receba uma nova indicação ao Oscar de melhor atriz.
  • JPaulo2015
    Review excelente estou ansioso para assistir, sou muito fã do Cuáron.
  • Rangel Lobo
    O filme parece ser muito bom mesmo, ainda mais com Sandra Bullock e George Clooney. \o/ Ansioso para assistir. :)
  • Gleiton T.
    Filme elogiado pelo James Cameron,o que podemos esperar ? espetáculo.
  • Valerio M.
    Será que é tudo isso mesmo???!!!Estarei no cinema p/ conferir. Sem dúvida!!!
  • tiago M.
    Filme nota mil.
  • Heleni S.
    Adorei o filme e a mensagem final sobre renascimento! Recomendo.
  • John Constantyne
    Excepcional. A ficção científica é apenas pano de fundo para um fantástico triler de suspense.
  • Paulo Ricardo C.
    por um instante pensei que fosse um filme dos Trapalhões ... muitas seqüências previsíveis, menos para a personagem ... prestem só um pouco de atenção qdo a personagem consegue entrar na EEI, não demora 5 minutos pra se dizer que ela é muito estúpida (mesmo que estivesse tensa, quase catatônica com a situação vivida a poucos minutos). de fraco a regular, boa pedida p se ver em casa qdo estiverem com sono.
  • William L.M.
    FILME FANTÁSTICO ! aos palhaços que só criticam, vocês podem continuar assistindo as novelas da Record.
  • Cristiane R.
    O filme é sensacional. Eu vivi emoções que há muito tempo o cinema não despertava. Gravidade é um filme que contrapõe grandeza e fragilidade no mesmo plano. Estava precisando de um filme que mostrasse a grandeza de grandes diretores, talentos memoráveis de atores e uma beleza visual que dá vontade de estender a mão e tocar na tela pra ver se aquilo é um telão ou se realmente eu fazia parte de tudo aquilo. Até o momento é minha aposta para Oscar de atriz e filme. Assista no cinema, só isso que eu peço =D
  • Renata Y.
    BOb, faço das suas as minhas palavras, não tinha conseguido achar nenhuma resposta pra essa criatura que não fosse seguida de um palavrão.
  • Renata Y.
    Otimo.Mas pra vc gostar, depende muito né.... Se vc curte filosofia, psicologia, ciencia naturais e coisas afins...vc vai gostar certamente e recomendo que assista em 3d... Pra todo o resto....se vc não gosta de nada disso, não perca o seu tempo, vá assistir crepusculo! E não venha encher o saco falando de algo que vc não consegue entender.
  • Bruna C.
    Filme Muito Bom;Mantém a nossa atenção e expectativa...Pena que não tinha dublado onde fui...Eu adoraria prestar total atenção no espaço ao invés de ler tbm....Nota 10.
    Com certeza...
  • Bruna C.
    Paulo, vale sim...Foi lindo ver o universo, as estrelas e em alguns momentos que caem alguns destroços... muito real.. tTomei alguns sustos. rsBom filme!;)
  • Pamella G.
    Sério, eu saí do cinema chateada pq ok, o espaço, muito lindo. Os efeitos, show de bola. MAS CADE O ENREDO?! Era só isso!? Qdo apareceu na tela "Gravidade" e acabou, saí de lá com vontade de pedir meu dinheiro de volta. Efeitos = 10Enredo = -100 quem gosta de efeitos e não tá nem ae pra história do filme, ok, bom filme.Mas pra quem gosta de filme que te prende do começo ao fim, além de cenário e tudo, não perca tempo nem dinheiro!
  • C?ntia R.
    Ele falou correto, se eu fosse você daria uma olhadinha nas regrinhas básicas de português.
  • Mariana C.
    Discordo do adorocinema... O filme peca por focar muito no visual e deixar a atuação dos atores completamente a desejar. O filme promete alguma reflexão mais densa e existencial, mas fica só na promessa...O roteiro não aprofunda, e nos momentos em que poderia hazer alguma dramaticidade, é tudo muito superficial, a atuação de Sandra Bullock deixa muito a desejar e George Clooney é um enfeite. Em resumo, é filme visualmente fantástico que poderia ser algo mais do que isso, mas ficou na zona de conforto e não foi. Nesse ponto, 2001- Odisséia no Espaço é muito mais moderno e ousado que Gravidade, mesmo com toda a tecnologia empregada...
  • Mariana C.
    O roteiro é bom, mas os atores não 'sustentam', o que compromete a qualidade do filme... O diretor preocupou-se mais com a parte visual que com a composição dos personagens, a direção dos atores... Devia haver um equilíbro, aí seria um grande filme! Final, os atores não estavam ali apenas para enfeitar...ou estavam?
  • Marcelo A.
    Ótimo filme, um dos melhores 3D que assisti no cinema. Alfonso Cuarón fez um filme intenso e tão bom como o seu Filhos da Esperança.
  • Ronaldo O.
    Excelente filme. Tenso e preciso.
  • Vin?cius M.
    estoria existe colega, procure se informar mais.
  • Harisson G.
    Está certíssimo Renato.
  • Lu?s M.
    Eu parei de ver o filme no exato momento onde o cara se solta do cabo, eu achei um absurdo e totalmente desnecessária tal atitude, sem sentido, visto que lá nem tinha gravidade, por isso puxar o astronauta nem pesaria. Eu não recomendo. Até agora nada superou o bom e velho 2001 !
  • Lu?s M.
    O filme acabou para mim naquele momento que o cara largou o cabo !
  • Jana S.
    Achei a atuação do Clooney forçada, muito charme a troco de nada. Ótimo ator, mas em todos os filmes eles forçam esse tal charme e o que era pra ser cômico se torna desnecessário.
  • Maria B.
    meudeus gente é esse o filme Gravity é isso que vcs quer indicar pro oscar ??? EU QUERO SABER QUEM ME DEVOLVE A 1H30 QUE EU PERDIII ... o filme na parte técnica é bom, mas que roteiro rasoooo, nao tem historia NENHUMA. É uma cientista despreparada q ta no espaço e nao sabe segurar um parafuso na mão, ela conversa 2 min. com o george clooney sendo q um dos dialogos é :george: -so what do u like about being up here ?sandra: .................. -The SILENCE ........................ bacana q ta romantico / ta bonito / ta su-pim-pa, DO NADA eles viram best friends ele DESNECESSARIAMENTE da a vida por ela. daí pra frente é só ladeira abaixo:- ja começa q toda hora q ela se aproxima da porta de uma nave começa chover pReda, peças etc - a posição fetal q ela faz, até minha vó preveria.- como é que começa um incendio numa nave da NASA e só começa a apitar as coisa DEPOIS QUE TA QUASE TUDO PEGANDO FOGO ?- como é que mandam pro espaço alguem q nao sabe os comandos mais basicos da bagaça e q precisa olhar o manual ? - como é que os caras da nave chinesa não falam ingles ? e acham que "mayday" é o nome de uma pessoa ?? [[[[[ - PQ o sinal de radio da NASA é 10x pior que o da TIM ? ]]]]]] - Pq ela tem um surto psicótico e começa a LATIR e depois imagina q o george clooney ta la .... E ELE QUE ELA CONHECEU HÁ !!! 1 HORA !!!! se torna a razão pra ela tentar pousar a nave em vez da porra da filha dela q ta na Terraaaaa!!!!!!!!- E pra terminar antes que eu quebre o teclado de ódiooo ... ela apertou qualquer botão pra pousar a capsula, nao sabia onde ia cair .... E SE .... vamos supor ela me cai ali no meio de DIADEMA ???? o espaço nao vai parecer tao ruim não é sandra ?
  • eniogomes
    DIRIGIDA AOS MAU HUMORADOS e MAU HUMORADAS DE PLANTÃO: Seus comentários podem até serem feitos com muitapropriedade, mas conheço seu tipo: Vc só esta aqui pra falar mal... Se o filmefocasse apenas reflexões existenciais e filosóficas vc diria: “Que filmesonolento e chato!”. Se fosse o contrário e só tivesse efeitos especiais e nenhumaprofundidade intelectual, diria algo do tipo: “Que coisa superficial e infantil”.Mas, sabe de uma coisa... A melhor resposta para ranzinzas como vcs são As 10INDICAÇÕES ao OSCAR. Um evento que é formado e votado por centenas deESPECIALISTAS, JORNALISTAS e PERSONALIDADES, de todo o mundo, envolvidas com a elite da indústria cinematográfica. Chupa essa!
  • Maria M.
    Bem, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, JAMAIS poderia realizar qualquer indicação de filmes ao Oscar, antes de dar uma passadinha nesse site, visto que, seriam incapazes de julgar qualquer coisa sem a opinião dos "professional cinema experts" que tem por aqui. Tststs (Recadinho à "VC", que tem síndrome de crítico de cinema e jura que todo filme é ruim , só para dar a imprenssão que entendem e tem muita experiência do assunto. Uma dica: Pessoas comuns, só dizem se gostaram ou não de determinada coisa, não ficam achando que "entendem tecnicamente e profissionalmente" principalmente de Cinema, com isso VC só passa vergonha. Acoorda ;) )
  • eniogomes
    Sim, gosto de uma boa ficção cientifica... Que eu saiba não estamos vivendo em nenhum fascismo de gênero cinematográfico. Não sou do tipo que insinua apreciar “filmes europeus” achandoque isso é algo Cult, só pra tentar ser diferente. É incrível como o mito deNarciso é cada vez mais patológico em nossa sociedade. O engraçado é que Vossa Senhoria com toda essa “bagagem” sobrea sétima arte, acaba vindo aqui perder o tempo e postar vários comentáriossobre um “blockbuster hollywoodiano” que alias, não resistiu e também contribuiu para o “espírito comercial da coisa”. Faça o seguinte, vá assistir a Roberto Rossellini, Vittorio de Sica, Pier Paolo Pasolini, Federico Fellini, Michelangelo Antonioni e Luchino Visconti e seja feliz meu caro! Se é que vc não vai dormir antes dos primeiros vinte minutos! A propósito, nunca me considerei um “intelectual” e nem pretendo... Deixo isso para os chatos como vc. rssrs
  • eniogomes
    ah tá... sei... devemos acreditar em vc então "o cara que sabe de todas as conspirações do mundo". Sai do quarto oh mané! vai arrumar uma namorada!
  • Jedison
    Também concordo, o Oscar morreu à uns anos atrás, desde a década de 70 não perdia um, aí comecei perceber o dinheiro por trás, e quando Avatar perdeu para Guerra contra o Terror(Nojento) deixei de acreditar mesmo.
  • Jedison
    Pôxa! Então tem que ser físico então pra entender o filme?è uma pena que aqui no Brasil a Física e a Tecnologia não combinam com os fanáticos por futebol, então vão ser muito poucos que vão entender o filme e gostar desse filme.
  • Jedison
    Se liga! Aqui é só Futebol e Carnaval, é só "fisiculturismo" que o brasileiro conhece
  • eniogomes
    P { margin-bottom: 0.21cm; } Caro Jedison, seu argumento foicontradito por você mesmo: Avatar (multi financiado) perde paraGuerra Contra o Terror (orçamento mediano) e ainda por cima tinhatudo pra ser boicotado pela politica externa dos EUA... que lógica éessa??. Essa mania de brasileiro achar que tudo tem uma "maracutaia".Entenda que uma premiação desse porte não tem que se basear emgostos ou preferências individuais, mas sim em requisitos ecritérios técnicos.
  • eniogomes
    paciência... uns tem dificuldade pra enxergar, outros tem problema auditivo... tem também aqueles com limitações mentais que dificultam a capacidade de interpretação cognitiva. Mas... o importante é considerar todas as opiniões né.
  • Bruno S.
    é um filme legal,tipo sessão da tarde. mas 12 anos de escravidão e o lobo de wallstreet são bem melhore
  • M?rcio B.
    Filme muito ruim. As imagens do espaço não salvam.
  • Arthur A.
    Filme supera qualquer expectativa, é um dos que você vê no cinema, aluga e depois comprar o DVD
  • F?bio C.
    Decepção total, o "Leitão o Filme" é muuuuuito melhor que esse filme de três atores e que só tem começo, o meio e o fim foi esquecido! Lixão Futebor Crube!!!
  • dionath G.
    Concerteza merece entrar para a lista dos 100 melhores!
  • Juraci Junior
    Excelente o filme. Tensão e expectativa do começo ao fim.
  • Mariano N.
    Filme perfeito que nos faz refletir o qual frágil nós somos e ao mesmo tempo qual fortes somos quando temos que lutar pela vida, pela sobrevivência!!