Santa Paciência
    Muito bom
    Santa Paciência

BRINCADEIRA COM A INTOLERÂNCIA

por Roberto Cunha

Imagine se de uma hora para outra você descobrisse que o seu pai não era quem você pensava ser. Indo mais além, acrescente agora o fato de que a sua orientação religiosa é diametralmente oposta as suas origens. Loucura? Eis uma comédia britânica que bota os conflitos religiosos no balaio, sacode e ao abrir a tampa novamente, libera um roteiro repleto de diálogos politicamente incorretos, xingamentos e sequências de humor meio pastelão, que divertem.

Na epopéia em questão, Mahmud Nasir, muito bem interpretado por Omid Djalili (A Múmia), é um muçulmano neurótico, que não perde a chance de encarnar nos judeus. Em casa, seus filhos e a esposa estão acostumados a ouvir suas reclamações e as mais diversas colocações sobre “o tema”. Até o dia em que ele descobre que foi adotado, seu pai é um judeu e resolve conhecer melhor suas raízes para, imagine você, uma possível conversão. Para piorar ainda mais, o filho mais velho dele quer se casar com a herdeira de um líder radical que prega ódio contra o povo de Israel.

Explorando de maneira bem humorada o conflito de indentidade do personagem dividido entre a mesquita e a sinagoga, o Alcorão e o Torá, o roteiro sapeca situações hilárias do personagem diante de sua nova realidade. E o melhor, querendo  esconder tudo dos amigos e familiares. Não faltarão então cenas divertidas do “intensivão” secreto que ele faz com um vizinho, antes de um Bar Mitzvah, chacotas com a televisão americana dominada pelos judeus, citações de Jerry Seinfeld e David Schwimmer, dos seriados Seinfeld e Friends e por aí vai.

Vale destacar duas sequências do até então usuário do tampão (gorro) muçulmano com a quipá, o pequeno chapéu judaico. São impagáveis e lembram um estilo de fazer comédia do hilário e saudoso Louis de Funés, eternizado no clássico As Loucas Aventuras do Rabbi Jacob (1973). Se você não conhece, deveria conhecer.

Entre as curiosidades, a participação de Archie Panjabi e de Richard Schiff, conhecidos pela turma que curte os seriados The Good Wife e West Wing (2006), ambos da tv por assinatura. Assim, Santa Paciência, ou The Infidel (no original) é um exemplo fiel de que é possível divertir e brincar até mesmo com a intolerância em tempos de guerra e luta pela paz.

Assista o trailer, veja imagens, curiosidades em Santa Paciência e mazel tov!