Inverno da Alma
Você assistiu Inverno da Alma ?

Marcio B.
Marcio B.

Enviada em 28/01/13
Winter's Bone (Inverno da alma) Em um lugar “duro” vive Ree Dolly (Jennifer Lawrence),com o desaparecimento de seu pai Ree se vê obrigada a cuidar dos dois irmãos mais novos e da mãe que está muito doente, não bastasse toda esse peso Ree descobre que seu pai usou a casa e tudo o que houver nela para como fiança para sair da cadeia antes de desaparecer. A história se passa em meio a montanhas congeladas, casas abandonadas,e lugares sem vida, é fácil notar que não só o ambiente é gélido, todos personagens são sempre frios, distantes. Será que isso a frieza de todos é decorrente apenas do ambiente no qual estão inseridos? Será que a privação torna as pessoas menos calorosas? Ou será que em situação de fartura essas pessoas seriam diferentes ou teriam comportamentos diferentes? Esse é um dos poucos filmes cuja escolha da tradução do titulo foi muito feliz, o filme conta a história de pessoas marcadas por privações, crueldades e miséria, com atuações excelentes, um desenrolar dos fatos sóbrio ( que não perde tempo se auto explicando) , e com um roteiro maravilhosamente adaptado do livro Winter’s Bone de Daniel Woodrell, esse filme sem duvida entra para minha lista de favoritos.....
Fabio B.
Fabio B.

Enviada em 11/01/13
Acabei de ver este filme. Uma ressalva ele não é do tipo bonitinho, ou melhor, “drama” casual aonde no fim é até mesmo possível ver algo além da estória. É um filme parado de desenrolar tenso, aonde você sente mais aflição do que pena. Foi muito bem dirigido. Mesmo faltando os ilustres atores “usuais”, foram muito bem atuadas as personalidades. Aonde de destacam Jennifer Lawrence (Ree Dolly) e John Hawkes (Teardrop), dois grandes atores que puderam fazer um trabalho fenomenal junto. Se desejar ver um filme de drama real, este é um bom filme. Obs. Não Critique admire.
Drih S.
Drih S.

Enviada em 10/03/17
Inverno da Alma (Winter's Bone) é um belo filme estreado a 6 anos em janeiro de 2011. O filme é baseado na obra homônima de Daniel Woodrell de 2006, escrito e dirigido por Debra Granik. indicado a quatro estatuetas na edição do Oscar 2011, incluindo melhor roteiro adaptado, melhor ator coadjuvante (John Hawkes), melhor atriz (Jennifer Lawrence) e claro melhor filme. O longa é estrelado por Jennifer Lawrence, que na época era considerada uma estrela em ascensão. Lawrence foi descrita como uma das melhores atrizes da nova geração, devido à aclamação da crítica pelo seus trabalhos e aos 20 anos foi a terceira mais jovem atriz a ser nomeada para o Oscar de Melhor Atriz. Inverno da Alma é um filme do gênero drama rodado no estado de Missouri, nos Estados Unidos e foi muito bem aceito e aclamado pela crítica. Com várias indicações e prêmios em 2010, incluindo Festival Internacional de Berlim, Bafta, Globo de ouro e claro o Oscar. Também Foi o filme de menor orçamento desde O Fiel Camareiro (1983) a conseguir uma indicação ao Oscar de melhor filme. Jennifer Lawrence é a jovem Ree Dolly de apenas 17 anos, que vive com sua mãe que esta doente e seus dois irmãos mais novos, Sonny de 12 anos e Ashlee de 6. Ree vive em uma casa com sua família e é dela toda responsabilidade, incluindo cuidar da mãe doente e ainda tomar conta e ensinar a sobrevivência aos seus dois irmãos, desde a caça até limpar um esquilo. Ela esta em busca de seu pai Jessup Dolly, que esta envolvido com o mundo das drogas e esta desaparecido desde que conseguiu fiança alienando a casa que Ree vive com a família. A pobre garota enfrenta inúmeras provações e dificuldades para conseguir achar o pai a tempo de não perder a casa que vive para a justiça. Ela busca respostas do paradeiro de seu pai em difíceis locais e enfrenta gentes muito perigosa. Ree tem a ajuda (se é que podemos considerar assim) de seu tio Teardrop (John Hawkes), um homem muito misterioso e cheio de problemas pessoais. Inverno da Alma é um belo filme, muito completo e muito bom de assistir e acompanhar o desenrolar de sua história. O filme traz um belo cenário gelado e frio, onde deixa o clima mais pesado e denso para a trama. O enredo adaptado de Debra Granik funciona muito bem, com uma bela fotografia de Michael McDonough e a competente edição de Affonso Gonçalves. O filme ainda conta com uma ótima trilha sonora composta por Dickon Hinchliffe. Destaque para grande atuação de John Hawkes que da vida a um personagem frio e calculista, onde tem seus interesses próprios e misteriosos. A cena em que ele ignora o policial com a arma na mão e o deixa falando sozinho e vai embora é fantástica, mostra toda sua superioridade em cena. Sua bela interpretação lhe rendeu uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante. Agora era realmente esperado que Jennifer Lawrence se tornasse a grandiosa atriz de hoje, ela praticamente começava sua carreira com uma atuação de veterana. No filme ela mostra o lado sofrido e angustiado da personagem na busca pelo pai temendo que o pior acontecesse. Lawrence esta muito forte no papel de chefe de família e até fez questão de aprender cortar lenha e tirar pele de esquilo. Realmente ela já se mostrava muito competente e sua carreira já estava se encaminhando ao estrelato que viria dois anos depois. Definitivamente Inverno da Alma é um ótimo filme pra guardar na coleção.
Camilla M.
Camilla M.

Enviada em 19/09/14
Sendo sincera, não achei o filme a melhor coisa do mundo. É um filme que tem um roteiro original, a interpretação de Jennifer Lawrence está impecável entretanto não é aquele filme divertido, é um filme dramático que não fará diferença na sua vida (pelo menos não fez na minha).
Ricelli R.
Ricelli R.

Enviada em 27/04/16
Não recomendo! *aviso de possíveis spoilers* Um filme onde, pelo menos para mim, a única coisa louvável é a atuação da protagonista. Porém, isso pra mim não é o suficiente pra me fazer gostar de um filme. Personagens tão vazios e frios que chegam a ser desinteressantes. A saga da jovem para salvar a família é nobre, mas pouco se sabe sobre o passado do pai ou de qualquer parente, a não ser que ele está morto. Fiquei com a eterna sensação de que aconteceria alguma reviravolta na trama, de algo que mudasse o rumo da história ou pelo menos um clímax, algum fato que justificaria o ritmo morno (ou melhor, congelante) de todo o filme. Para mim não foi um drama, foi angustiante... De ver. Respeito quem gostou e tem opiniões contrárias. (Talvez eu estivesse com sono e não consegui captar a "essência", a " mensagem" do filme). - 2 estrelas
Pedro M.
Pedro M.

Enviada em 23/04/15
Não gostei, roteiro fraco e final sem um desfecho necessário. Única coisa boa é a atuação da Jennifer.
Leandro N.
Leandro N.

Enviada em 07/07/13
Filme chato, estória chata, trama se desenvolve de forma confusa e sem emoção. Drama cansativo e massante com estória ruin e sem nada de novo, alem de um final totalmente confuso e sem nexo. Nenhuma atuação merece destaque, personagem principal muitoooooo chatoo, mal desenvolvido, não sei o que esses caras do Oscar veem nessa atriz, só pode ser jogo de influencia. Recomendado pra quem ta com problemas de insonia.
Ronaldo B.
Ronaldo B.

Enviada em 06/10/12
Que filme confuso. Assisti por causa da Jennifer Lawrence mas não curti não... Tem tudo pra ser um filme fantástico, mas o diretor é muito confuso e dai não da pra entender bem o final deste filme...
Renan Rossi
Renan Rossi

Enviada em 10/06/11
Um filme lento, mas muito bem feito e contado. Gostei mesmo, só acho que uma indicação ao OSCAR foi exageiro, mas como agora são 9 filmes indicados, sempre vai algum filme de bicão. Nota 8
Anne S
Anne S

Enviada em 02/02/19
Um filme para ser saboreado, pois sua narrativs é forte, rica, mas não é arrastada. Uma história que nunca apela para o melodramático, mas emociona, principalmente ao ver cada situação passada com pureza e força por Ree, que domina a cena onde quer que apareça. Jovem sofrida, dinâmica e de fibra, Ree! E Jennifer Lawrence está no tom exato, não apela para caras e bocas, mas sim transmite o sentimento de sua personagem de forma não caricata. Trama que conta ainda com interpretações dignas de todos os outros atores; cada um está bem ciente do que fazer, sem exageros, sem apelos sentimentalistas. A direção e a fotografia estão afiadas; tomadas tensas, cores que transmitem o clima do filme. Não acho o filme cult, acho o filme valioso para todos os que apreciam cinema.