O Mestre
    • Chicago Sun-Times
    • Télérama

Cinema com Rapadura

por Thiago Siqueira

Ao dissecar o relacionamento entre um líder e seu rato de laboratório, o longa mostra que eles não são tão diferentes assim e que o abismo que os separam é menor que supõe qualquer crença ou nossa vã filosofia.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Alysson Oliveira

Poucos filmes norte-americanos recentes são tão poderosos como "O mestre" – o que torna difícil aceitar que ele esteja fora da competição ao Oscar nas categorias principais ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Folha de São Paulo

por André Barcinski

Anderson criou em Quell e Dodd personagens fascinantes. E a batalha de atuações de Phoenix e Hoffman é um dos pontos altos do cinema nos últimos anos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por A. O. Scott

Este é um filme sobre os riscos e as loucuras da megalomania e, dentre todos os filmes que vi recentemente, ele é o que melhor poderia ser chamado de um grande filme.

A crítica completa está disponível no site New York Times

Omelete

por Érico Borgo

"The Master" é sofisticado em sua execução e maduro em suas intenções. Uma obra que desde já encontra seu espaço entre os grandes filmes contemporâneos, talvez da história da arte.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Revista Interlúdio

por Bruno Cursini

Anderson se furta, pela primeira vez, a exibir qualquer erudição, seja ela cinematográfica, psicológica, religiosa ou política. A loucura e a libertação não são peças em um jogo de xadrez, e a fuga, a despeito de qualquer organização, nunca se torna, em si, um idílio.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

The Guardian

por Peter Bradshaw

"O Mestre" é brilhante, misterioso e incrivelemente triste, mais ou menos nesta ordem. [...] Um trabalho soberbamente confiante, feito um um cineasta único.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Veja

por Isabela Boscov

Uma experiência intensa, incômoda, mas eletrizante. [...] Destaque absoluto para o Joaquin Phoenix. É uma interpretação tão difícil, estilizada ...

A crítica completa está disponível no site Veja

Chronic'art.com

por Yal Sadat

"O Mestre" acompanha seus personagens iluminados não apenas com uma dimensão de realidade hipertrofiada, mas, de certa forma, defendendo a própria loucura.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com

CineClick

por Daniel Reininger

Sem apresentar respostas, "O Mestre" é um drama intimista e envolvente, que não funcionaria sem a entrega, tanto dos personagens às suas crenças e loucuras quanto dos atores aos seus papeis.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineplayers

por Bernardo D. I. Brum

"O Mestre" é, desde o primeiro enquadramento, um filme sufocante, que fecha no rosto de Joaquin um filme sutil em sua violência ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Cinepop

por Edu Fernandes

Durante todo o desenrolar do filme não fica claro para o espectador o quanto Lancaster é um charlatão ou o quanto ele realmente acredita no que faz. É nessa brecha que nasce todo o cinismo de "O Mestre".

A crítica completa está disponível no site Cinepop

Instituto Moreira Salles

por José Geraldo Couto

Esse conjunto de estranhezas compõe um filme esquisito e estimulante, que não é uma acusação à Cientologia, nem propriamente uma denúncia social, mas simplesmente a trajetória de um gauche, o retrato de uma inadequação.

A crítica completa está disponível no site Instituto Moreira Salles

O Globo

por Marcelo Janot

Ao final, várias peças permanecerão sem encaixe, mas atravessar essa experiência um tanto perturbadora deixa uma sensação gratificante. Até porque não é todo dia que se vê um duelo de atores em estado de graça como Hoffman e Phoenix ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Anderson lança um olhar agudo sobre as fragilidades, valores e idiossincrasias de cada um, mas deixa as conclusões por conta do espectador. Desafiador.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rolling Stone

por Peter Travers

O elemento humano sangra na tela nas profundas interpretações oferecidas por Hoffman e Phoenix. Em sua intrincada dança de lealdade e traição, "O Mestre" se mostra sedutoramente enigmático.

A crítica completa está disponível no site Rolling Stone

Screen International

por Mark Adams

O elegante, provocador e às vezes poderoso "O Mestre" não tem momentos geniais como o último filme de Paul Thomas Anderson, "Sangue Negro".

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

"O Mestre" é magistral com cetteza, além de envolvente e complexo. Mas um argumento que vai persistir enquanto as pessoas virem e assistirem ao filme diz respeito ao conjunto: será que ele é tão bom quanto a soma de suas partes brilhantes?

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Télérama

por Samuel Douhaire

Uma fotografia soberba [...], uma trilha sonora envolvente de Jonny Greenwood, o guitarrista do Radiohead, e uma direção soberana, com amplos travellings laterais que se tornaram a marca registrada do cineasta.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Justin Chang

Uma longa imersão em uma série de ambientes e cenas hipnóticos; um filme imponente, que se recusa loucamente a corresponder às expectativas.

A crítica completa está disponível no site Variety

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

"O Mestre" é maravilhosamente bem atuado e construído, mas quando eu tento apreendê-lo, não há conteúdo. Ele tem um material muito rico, mas não sabe o que pensar sobre ele.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Télérama

por Aurélien Ferenczi

Cada cena do filme intriga ou interessa, mas a soma das parte não faz sentido. O que Paul Thomas Anderson quer dizer de novo nesta estranha sedução entre discípulo e mestre?

A crítica completa está disponível no site Télérama