Meu AdoroCinema
Selma - Uma Luta pela Igualdade
Curiosidades, bastidores, novidades, e até segredos escondidos de "Selma - Uma Luta pela Igualdade" e da sua filmagem!

Festivais

Exibido no Festival de Berlim 2015.

Era dos Direitos Civis

Tim Roth que interpreta o governador do Alabama George Wallace cresceu durante a era dos direitos civis e disse que se lembra de George Wallace, sendo "adorado com o que estava saindo de sua boca" e pensava nele como um "monstro".

Elenco prévio

Lee Daniels foi originalmente escalado para dirigir. O elenco para seu filme incluía Hugh Jackman como o xerife Jim Clark, Liam Neeson como Lyndon Johnson, Robert De Niro estrelando como governador segregacionista George Wallace, Cedric the Entertainer como o ministro e ativista Ralph Abernathy, enquanto Lenny Kravitz também estava a bordo como o ativista Andrew Young. David Oyelowo foi anexado ao estrelar como Martin Luther King Jr. e foi o único ator das seleções anteriores que Ava Duvernay manteve no filme, quando ela assumiu o cargo de diretora.

Novos discursos

Para este filme, Ava Duvernay escreveu novas variações dos discursos de Martin Luther King Jr., já que outro estúdio comprou os direitos dos discursos reais.

Sete anos de preparação

David Oyelowo lutou arduamente durante 7 anos para conseguir o papel de Martin Luther King Jr. Lee Daniels, o diretor original escalado, não achou que ele servia para o papel. Ava Duvernay sim.

Aprovação da original

Carmen Ejogo teve o privilégio de encontrar-se com Coretta Scott King na primeira vez que a interpretou em 2001. Coretta aprovou sua interpretação.

Exibição gratuita

Selma está sendo exibido gratuitamente no Walton Theater Selma em Selma, Alabama.

Controvérsias

O filme causou uma pequena controvérsia em relação a sua representação do presidente Lyndon Johnson (Tom Wilkinson). Vários historiadores, críticos e jornalistas têm contestado a descrição do filme de Johnson como um apoiante relutante do Direito de Voto e um oponente de Selma March. Pela maioria dos relatos, Johnson foi de fato um forte aliado do movimento dos direitos civis e defensor da marcha, ainda que com uma boa dose de pressão de Martin Luther King e outros ativistas.

Campanha

Depois de Lee Daniels deixar o projeto, o ator David Oyelowo fez campanha para Ava Duvernay assumir a direção.

Os interessados

Diretores que estiveram, em certo momento, interessados em dirigir o roteiro incluem Steven Spielberg, Stephen Frears, Paul Haggis, Spike Lee, Lee Daniels e Michael Mann.

Johnson e Wallace

Durante a reunião na Casa Branca, o presidente Johnson implora ao governador do Alabama George Wallace a considerar seu futuro legado dizendo: "George, você e eu não deveríamos estar pensando em 1965; e sim em 1985." Johnson acrescenta que até então, ele e Wallace serão mortos e enterrados. Embora Johnson tenha morrido em 1973, em 1985, George Wallace não estava apenas vivo, como dois anos de seu quarto e último mandato como governador do Alabama.

Segunda vez

Este filme marca a segunda vez que Carmen Ejogo interpreta Coretta Scott King. A primeira foi em Boicote (2001). Carmen também é casada com o ator que interpretou o Dr. Martin Luther King Jr. no filme, Jeffrey Wright.

Mesma origem

David Oyelowo e Carmen Ejogo são ambos britânico-nigeriano.

Resposta da diretora

Em resposta as críticas sobre a exatidão histórica do filme, a diretora Ava Duvernay twittou: "[a] questão de fundo é nós deveríamos interrogar história. Não tome minha palavra para isso ou [a] palavra do representante de LBJ para isso. Que venha vivo para você mesmo. "

Esnobados do Oscar 2015

A omissão da diretora Ava Duvernay e do ator David Oyelowo das indicações ao Oscar 2015, provocou protestos de cinéfilos e das equipes Hollywoodianas. As omissões foram creditados à falta de diversidade racial em Hollywood e ao fato do estúdio (Paramount) não conseguir enviar "cópias" do filme a tempo para os membros da Academia assistirem.

Segunda colaboração de três estrelas

Este é o segundo filme que David Oyelowo, Oprah Winfrey e Cuba Gooding Jr. co-estrelam. Anteriormente, os três atuaram juntos em O Mordomo da Casa Branca (2013). Ambos os filmes são sobre o Movimento dos Direitos Civis.

Histórica universidade negra

Durante a reunião na Casa Branca, o presidente Johnson pede ao governador do Alabama George Wallace que considere seu futuro legado, dizendo: "George, você e eu não deveríamos estar pensando em 1965, e sim em 1985." Em 1985, George Wallace recebeu um diploma honorário da Universidade de Tuskegee, a histórica universidade negra ficou famosa por George Washington Carver. Isso foi depois que ele renunciou a sua posição sobre a segregação e fez um número recorde de nomeações de negros para cargos do Estado, durante seu último ano como governador.

O que David e Jeffrey tem em comum

Carmen Ejogo conheceu o marido Jeffrey Wright quando interpretou Coretta Scott King e ele Dr. Martin Luther King Jr. em Boycott (2001). Tanto ele quanto David Oyelowo interpretaram Muddy Waters no ano de 2008: David em Who Do You Love (2008) e Jeffrey em Cadillac Records (2008)

Casamento não mencionado

Embora não seja mencionado no filme, Diane Nash (Tessa Thompson) e James Bevel (Comom) casaram-se durante o período de tempo abrangido no longa. Nash e Bevel se casaram em 1961 e se divorciaram depois de sete anos e dois filhos.

Após o nome da cidade

O filme é intitulado Selma depois da cidade Selma, Alabama, o ponto de partida da marcha histórica dos direitos de voto retratado no filme.

Coretta e Jimmie juntos pela segunda vez

Carmen Ejogo e Keith Stanfield que interpreta Jimmie Lee Jackson também estrelaram juntos em Uma Noite de Crime: Anarquia (2014)

David e Cuba juntos de novo

David Oyelowo e Cuba Gooding Jr. também estrelaram Red Tails (2012).
Curiosidades de filmes mais lidas dos últimos 30 dias
  • Venom (2018)
  • Nasce uma Estrela (2018)
  • Tudo por um Popstar (2018)
  • A Freira (2018)
  • A Janela Secreta (2004)
  • Ana e Vitória (2018)
  • Bem Vindo à Selva (2013)
  • Goosebumps 2 - Halloween Assombrado (2018)
  • Como Eu Era Antes de Você (2016)
  • Halloween (2018)
  • O Primeiro Homem (2018)
  • PéPequeno (2018)
  • O Que de Verdade Importa (2015)
  • Um Homem de Família (2016)
  • Hotel Transilvânia 3: Férias Monstruosas (2018)
  • Viva - A Vida é uma Festa (2017)
  • A Casa do Medo - Incidente em Ghostland (2018)
  • Vingadores: Guerra Infinita (2018)
  • Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)
  • Megatubarão (2018)
Back to Top