Rota Irlandesa
    • Variety
    • Omelete

Cinema com Rapadura

por Léo Freitas

Escrito por Paul Laverty, colaborador usual de Loach, o longa é mais um belo engajamento do cineasta, que costura as relações de forma primorosa de como uma guerra afeta todos os lados.

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

O Globo

por Rodrigo Fonseca

A fotografia de Chris Menges garante hiper-realismo à revanche de Fergus, dando a Loach armas para propor uma reflexão ética sobre lealdade na guerra e na política.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Cineweb

por Alysson Oliveira

[Ken Loach] fala apenas das atrocidades do conflito, mas também das vidas despedaçadas daqueles que estão fora do campo de batalha, compondo um retrato intimista das consequências do conflito.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Estado de São Paulo

por Luiz Zanin

"Rota Irlandesa", a chamada mais perigosa estrada do mundo, corta como navalha e desvenda os interesses econômicos escusos envolvidos na guerra inventada por Bush como resposta ao 11 de setembro.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Screen International

por Mike Goodrige

Com um roteiro surpreendentemente convencional, mas uma complexidade moral intrigante, "Rota Irlandesa" é provavelmente o filme mais comercial de Ken Loach até hoje.

A crítica completa está disponível no site Screen International

Preview

por Mariane Morisawa

Como é habitual no seu trabalho, Loach não teme ser duro nem tocar nos assuntos que ninguém fala. O cineasta quer tratar de Iraque, tortura, culpa, responsabilidade, privatização da guerra.

A crítica completa está disponível no site Preview

The Guardian

por Peter Bradshaw

Um filme menor para os padrões de Ken Loach, mas com momentos poderosos. [...] A grande surpresa é a atuação exceçente do comediante John Bishop.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Embora as cenas sejam realmente fortes, poderosas mesmo, chegam também ao indigesto. Para meu gosto, ultrapassa o limite do suficiente.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Samuel Douhaire

Mark Womack [...] exagera ao tentar transmitir, em vão, o desespero. O roteirista Paul Laverty nunca foi tão moralista, mostrando uma denúncia nada sutil da intervenção ocidental no Iraque.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Leslie Felperin

Como um escultor trabalhando com um barro que nunca seca, Loach tem dificuldades em mostrar certezas éticas nesta bagunça moral que é o Iraque.

A crítica completa está disponível no site Variety

Omelete

por Marcelo Hessel

São as situações simplistas pensadas por Loach e pelo roteirista Paul Laverty [...] que matam nossa chance de identificação com o anti-herói em conflito.

A crítica completa está disponível no site Omelete