Zarafa
    • Télérama
    • Variety

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Não sei como as crianças vão reagir à história de "Zarafa:, mas eu, bode velho, amei. […] "Zarafa" trata de ganhos e perdas na vida, de sonhos e de comprometimentos […]. Essa riqueza de temas se estende à narração, que segue o formato oral, próprio da cultura africana.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Screen International

por Lisa Nesselson

Uma aventura animada para todas as idades, visualmente esplêndida e emocionalmente satisfatória. "Zarafa" possui todos os ingredientes (pelo menos em um mundo ideal...) para obter sucesso internacional, começando pela história magnificamente bem contada, simples e bela.

A crítica completa está disponível no site Screen International

A Tarde

por João Carlos Sampaio

Além de falar da escravidão dos povos africanos, também mostra os franceses como vilões. O tempo inteiro aborda a questão da perda, tão presente na vida adulta. É, portanto, bastante instigante para as crianças, além de ser capaz de cutucar a imaginação, com muitas situações bem-humoradas e poéticas.

A crítica completa está disponível no site A Tarde

Folha de São Paulo

por Ricardo Calil

Embora não possua o mesmo nível de originalidade estética e narrativa dos "Contos" de Michel Ocelot, a obra dos diretores Rémi Bezançon e Jean-Christophe Lie tem atrativos suficientes para interessar a crianças e adultos.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

CineClick

por Daniel Reininger

Essa animação prova que premissas simples podem se tornar grandes histórias, com carisma e respeito ao espectador, lição que precisa ser reaprendida por estúdios ao redor do mundo.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Cineweb

por Alysson Oliveira

Uma das primeiras coisas a chamar a atenção em "Zarafa" não é apenas sua paleta de cores fortes, mas a facilidade com que a trama – assinada por Bezançon e Alexander Abela – é capaz de se comunicar com as crianças.

A crítica completa está disponível no site Cineweb

O Globo

por Rodrigo Fonseca

"Zarafa" narra a jornada de um escravo sudanês da África até Paris. Amigo de uma girafa cobiçada por nobres, o pequeno Maki vê seu animal pescoçudo singrar oceanos neste filme que perde o viço pelo esquematismo melodramático de seu roteiro. Mas sua direção de arte se impõe pelo belo traço.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Preview

por Suzana Uchôa Itiberê

Travessia de balão, pirataria e outros perigos fazem parte dessa jornada encantadora, que tem o mérito de levar um pouco da História ao público infantil.

A crítica completa está disponível no site Preview

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Feito pelo sistema tradicional de 2D, que lembra os antigos filmes da Disney, tem um colorido muito bonito, uma história tradicional, e mais curiosamente ainda conta uma história real.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Télérama

por Cécile Mury

Rémi Bezançon ("Um Evento Feliz") e Jean-Christophe Lie (realizador do incrível curta de animação "L'Homme à la Gordini") tentam seduzir pais e filhos [...] Entre aventuras e um retrato cruel da sociedade francesa do século XIX, "Zarafa" tem dois filmes em um. Nós preferimos o último.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Variety

por Boyd van Hoeij

Atingindo 1,5 milhão de espectadores na França, "Zarafa" é a prova viva de que o 3D e os efeitos gráficos computadorizados não são necessários se você tem uma história boa e uma animação de alta qualidade.

A crítica completa está disponível no site Variety