Ferrugem e Osso
    • The Hollywood Reporter
    • Chronic'art.com

Cinema com Rapadura

por Adriana Cruz

O brilhantismo da história e a construção narrativa se dão na reflexão sobre o medo e a necessidade que cada um tem de mudar e quebrar os paradigmas impostos por si mesmo ...

A crítica completa está disponível no site Cinema com Rapadura

Cineweb

por Alysson Oliveira

A francesa Marion Cotillard não é apenas uma atriz – é uma força da natureza, é capaz de qualquer coisa [...] A direção certeira de Audiard encontra o tom entre o sentimentalismo e um drama áspero sobre duas pessoas em busca daquilo que perderam...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Preview

por Mariane Morisawa

O diretor Jacques Audiard (O Profeta) tenta não entrar demais na psicologia dos personagens e, com completo domínio de seus meios e muita vitalidade, proporciona uma experiência sensorial ao espectador ...

A crítica completa está disponível no site Preview

New York Times

por A. O. Scott

Sua essência convencional, sentimental (que é abertamente revelada apenas no final) é satisfatoriamente complicada, quase desfeita, pelas texturas da filmagem e pela intensidade naturalista das atuações.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por André Miranda

Há sequências bem fortes, com sangue, sofrimento e sexo. Mas fica a certeza de que é possível fazer, sem apelar para a breguice, aquele tipo de cinema com uma mensagem no final. Audiard fez.

A crítica completa está disponível no site O Globo

Screen International

por Lee Marshall

Embora, no fundo, esse roteiro tenha a estrutura de um melodrama, seu pedigree (ou falta dele) é bem escondido pela atenção aos detalhes, por um trabalho impressionista de câmera e de edição, e uma verdadeira lição de minimalismo narrativo.

A crítica completa está disponível no site Screen International

The Guardian

por Peter Bradshaw

Este é um drama maravilhosamente atuado e dirigido, e o amor entre Cotillard e Schoenaerts depois que eles fazem sexo pela primeira vez é empolgante e emocionante.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Télérama

por Pierre Murat

Tudo é delicado, complexo, intenso. Mas um pouco frio, também, como se o diretor tentasse manter uma distância entre seus personagens e ele mesmo, ou entre o diretor e o público. Uma proteção contra a emoção fácil.

A crítica completa está disponível no site Télérama

Zero Hora

por Daniel Feix

"Ferrugem e Osso" é um filme essencialmente físico, que contrapõe beleza e violência, delicadeza e selvageria, como a dizer o quão próximos são nossa fragilidade e nossa força, o fundo do poço e a redenção.

A crítica completa está disponível no site Zero Hora

CineClick

por Cristina Tavelin

Fato é que a relação mais importante, entre Stéphanie e Ali, não ultrapassa a superfície. Talvez pelo próprio exagero da história, fique difícil assimilar algum vínculo entre os dois. A falta de apego dele acaba dando força à personagem de Marion, mas o “eu te amo” não convence de jeito nenhum.

A crítica completa está disponível no site CineClick

Rubens Ewald

por Rubens Ewald Filho

Este não é um filme bonitinho, engraçadinho e digestivo. Audiard faz questão de ser realista, mostrar gente comum sofrendo problemas do dia a dia, um desafio tanto para a atriz, quanto para o protagonista masculino.

A crítica completa está disponível no site Rubens Ewald

Variety

por Peter Debruge

Uma história de amor terna, mas sem muito romantismo, entre um boxeador com mãos quebradas e uma treinadora de orcas sem pernas. "Ferrugem e Osso" funciona como um exercício de contrastes impressionante, embora às vezes exagerado.

A crítica completa está disponível no site Variety

Critikat.com

por Fabien Reyre

Pelo menos encontra-se em "Ferrugem e Osso" uma forma de otimismo salvador que vence os problemas enfrentados pelos personagens neste drama frequentemente demonstrativo demais.

A crítica completa está disponível no site Critikat.com

The Hollywood Reporter

por Todd McCarthy

"Ferrugem e Osso" conta uma história relativamente convencional de uma maneira disciplinada, fria. O filme é interessante, embora previsível.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter

Chronic'art.com

por Vincent Garreau

[O diretor possui] uma maneira inimitável de permanecer na superfície das coisas ao mesmo tempo que dá a impressão de investigá-las a fundo, concluindo as cenas em alguns segundos, criando facilmente uma leitura alegórica e, pior do que isso - e este é a maioria dos casos - o grotesco, puro e simples.

A crítica completa está disponível no site Chronic'art.com