Os Famosos e os Duendes da Morte
    3,7
    Você assistiu Os Famosos e os Duendes da Morte ?

Wellingta M
    Wellingta M

Enviada em 28 de fevereiro de 2012
    Uma obra rara no nosso cinema tupiniquim. Um filme de uma qualidae ímpar com uma trilha sonora maravilhosa capitaneada pela maravilhosa Mr. Tambourine do grande Bob Dylan. Não é um filme para todos, mas é um grande filme que recomendo para quem tem sensibilidade e sabe que a estrada vai além do que se vê.
    Pierre C.

Diretor – Esmir Filho
    Gênero – Drama
    Duração – 95 minutos
    Ano – 2009

Esmir Filho já é uma figura bastante conhecida no meio cinematográfico nacional em função dos diversos curtas já lançados, em especial pelo seu trabalho mais popular que é a obra “Tapa na Pantera”, com a atriz Maria Alice Vergueiro.
    Sob um curioso e até mesmo estranho título, Esmir lança o seu primeiro longa: “Os Famosos e os Duendes da Morte”.

A história se passa no interior do Rio Grande do Sul. Lá vive um jovem que, ao usar a internet, assina com o codinome de Mr. Tambourine Man. Seu grande desejo é justamente sair da cidadezinha pacata e sem graça em que vive e vislumbrar novos horizontes. A trama ainda apresenta um mistério: um homem enigmático surge na região e irá trazer lembranças para o rapaz.
    A partir daí o espectador irá se deparar com os anseios, problemas, inconformismos, lembranças e angústias do jovem Tambourine Man.

Esmir Filho dá um tom poético, sensível e delicado à narrativa; mergulha profundamente no interior do rapaz, trazendo à tona as suas vontades e exibindo seus pensamentos e suas fugas; convida o espectador a participar da experiência que, por vezes, se torna quase surreal; mostra as maneiras de se lidar e conviver com a solidão.

O diretor utiliza uma linguagem contemporânea, pois o rapaz estabelece o contato com o mundo exterior, de forma mais plena, através do mundo virtual: Blog, Flickr, Msn e YouTube são referências constantes. Na realidade estas ferramentas funcionam como a grande forma de comunicação com o mundo.
    Há ainda a mãe do protagonista: uma senhora viúva que, para fugir da solidão e preencher o seu vazio, conversa com seu cachorro como se este fosse seu filho. Um grande exemplo de isolamento e de falta de diálogo com o ser humano.

“Os Famosos e os Duendes da Morte” é um filme que, em um primeiro momento, pode parecer cansativo, pois é muito diferente do que comumente vemos no cinema nacional. Não há tiros, correrias, violência, prostituição, favelas, grandes metrópoles e nem mesmo atores famosos. É uma narrativa lenta, extremamente lenta e que requer um olhar contemplativo e diferenciado. É uma história que explora o interior do personagem.

Além disso, Esmir Filho realiza uma obra esteticamente muito bem feita, pois utiliza belos enquadramentos, tornando assim as cenas grandiosas. Há inúmeros exemplos: Um Plongée de uma ponte, cujo resultado é uma imagem bela, misteriosa e enigmática; a cena da borboleta que agoniza ao chão soa delicada e poética, ao mesmo tempo em que há uma densidade dramática; as imagens da jovem misteriosa em meio ao campo, dando a impressão de estarmos diante de uma alma perdida; o belíssimo Plongée circular de um gira-gira.

“Os Famosos e os Duendes da Morte” é uma obra baseada no romance do escritor Ismael Caneppele, que também assina o roteiro juntamente com o diretor.
    O filme estreou no Festival de Locarno e ganhou alguns prêmios, dentre eles o de melhor filme no Festival do Rio e Prêmio Público Milênio de Melhor Longa Iberoamericano de Ficção no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara.

Certamente a narrativa de Esmir Filho não irá agradar a grande maioria, mas não podemos negar, de forma alguma, que este diretor apresenta um trabalho não somente diferenciado, mas acima de tudo original. E é por todos os fatores aqui descritos que ele mostra que veio para ganhar o jogo e para se tornar um grande nome no cinema nacional.
    Noemia M
    Noemia M

Enviada em 27 de janeiro de 2015
    Parabéns. Este filme foge do que chamamos de "cinema nacional" com favela, pobreza e morte. E ao assisti-lo me lembrou muito o que o Gus Van Sant faz. Acho que poucos tem este olhar e o Esmir Filho conseguiu faze-lo incrivelmente. Recomendo assisti-lo milhões de vezes.