O Poderoso Chefão
    4,8
    Você assistiu O Poderoso Chefão ?

Roberio Lima
    Roberio Lima

Enviada em 31 de maio de 2020
    Os tempos estavam mudando e uma nova safra de diretores americanos surgia para subverter o velho esquema dos grandes estúdios de cinema na América. O início dos anos setenta foi o ponto de partida para que jovens e inquietos artesãos da sétima arte tomassem as rédeas de produções que se tornariam referencia para dez em cada dez diretores que surgem nos tempos de hoje. Steven Spielberg, George Lucas e Francis Ford Copolla foram alguns dos responsáveis pelo que ficaria conhecido como ”cinema autoral independente”. Com baixo orçamento e pouco apoio dos grandes estúdios conseguiram realizar obras de primeira grandeza e com uma estética inovadora.
    Dos filmes realizados nesse período um pode ser encarado como unanimidade entre cinéfilos e críticos, falo do “Poderoso Chefão – Parte I” (The Godfather) que se tornaria uma das maiores sagas sobre máfia já criadas na história do cinema (mais duas sequências seriam realizadas; a espetacular “Parte II”e a não tão inspirada “Parte III”).
    A começar pelo elenco que contaria com o já renomado astro Marlon Brando que imortalizou “Don Vito Corleone” e Al Pacino, em seu primeiro papel de destaque como Michael Corleone, vale também destacar as atuações de Robert Duval, Diane Keaton, James Caan e grande elenco. Copolla não teve vida fácil durante o período de produção do filme e para ficar em um exemplo, foi obrigado a submeter Marlon Brando a um teste para encarnar o “Chefão”. Nino Rota foi o responsável pela trilha sonora que serve mais como moldura para o que se vê na tela, tamanha a sincronia entre imagem e música.
    O jogo de poder é o ponto de partida para que uma luta, algumas vezes cerebral, e na maioria do tempo extremamente violenta, conduza uma quase biografia do cotidiano da máfia proveniente da Sicília - não por acaso Copolla foi acusado de fazer propaganda para a máfia alimentando os muitos boatos envolvendo o filme. Polêmicas a parte, o mais importante é ver o filme muitas vezes, sem restrições, pois a cada revisão será uma aula a mais do que de melhor foi produzido no cinema.
    Renato M.
    Renato M.

Enviada em 24 de maio de 2020
    Excelente filme . Apesar de não ser o meu gênero,porém gostei bastante .
    Acabamos nos apegando a história para ver o que vai acontecer na cena seguinte .
    Ludgero B
    Ludgero B

Enviada em 19 de abril de 2021
    O melhor filme de máfia de todos os tempos. Um dos melhores filmes dos 100 melhores american film institute, de todos os tempos.
    Lucas C.
    Lucas C.

Enviada em 9 de maio de 2020
    Toda a trilogia é uma obra prima. Ao todo são mais de 9 horas de filme e em nenhum momento você se sente cansado ou distraído. As atuações de Al Pacino são magníficas e a direção de Coppola torna tudo tão belo e especial. Roteiro original e excelente, atuações perfeitas, fotografias maravilhosas.
    Marcelo Marques
    Marcelo Marques

Enviada em 21 de abril de 2020
    Bom filme, ainda mais levando em consideração o tempo em que foi lançado, gostei da trilha sonora, algumas cenas legais, enfim bom filme.
    Isaac Henrikw
    Isaac Henrikw

Enviada em 20 de abril de 2020
    ótimo roteiro e atores excelentes, porém é um filme muito superestimado. o que não o faz deixar de ser um clássico
    Davi Dutra
    Davi Dutra

Enviada em 11 de abril de 2020
    Na Vdd não achei tudo isso não, pelo tanto que ouvi falar eu esperava mais
    Fernando H.
    Fernando H.

Enviada em 6 de abril de 2020
    o melhor filme de todos os tempos!
    Simples assim.
    Obra prima.
    Quem gosta do gênero de máfia não tem do reclamar.
    Josimar M.
    Josimar M.

Enviada em 3 de abril de 2020
    Obra Prima!!!
    Fascinante e com um roteiro quase que perfeito, considerado um dos melhores filmes de todos os tempos. Está no meu top five sem dúvidas, um filme inesquecível e com atuações memoráveis. Nota 10
    Gabriel Dellano
    Gabriel Dellano

Enviada em 25 de março de 2020
    Inacreditável!
    É impossível descrever o que é essa obra prima de Francis Ford Coppola, sem dúvida o filme mais icônico de todos os tempos.
    Atuações inesquecíveis de Marlon Brando e Al Pacino!!!