O Poderoso Chefão
    4,8
    Você assistiu O Poderoso Chefão ?

Gabriel Dellano
    Gabriel Dellano

Enviada em 25 de março de 2020
    Inacreditável!
    É impossível descrever o que é essa obra prima de Francis Ford Coppola, sem dúvida o filme mais icônico de todos os tempos.
    Atuações inesquecíveis de Marlon Brando e Al Pacino!!!
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 18 de março de 2020
    Como podemos definir um clássico ?,por ter cenas clássicas que lembramos só em ver ?,talvez,mas o que sabemos é que quando ele vira objeto de estudo e até ícone quando se fala de cinema é porque o filme possui um diferencial,e The Godfather não é só um grande clássico como um exemplo de como se fazer cinema.A direção é de Francis Ford Coppola,ele fez clássicos absolutos do cinema e com esse filme fez sua grande obra,escrito e dirigido por ele,vemos aqui uma aula completa de cinema,a criação dos personagens e a maneira que o roteiro propõe a construção de índole deles é extraordinária.Logo em sua cena inicial,somos apresentados à Don Corleone um dos melhores personagens do cinema,sua índole e sua ética fazem dele um ser imponente porém de extrema elegância,seus anos de máfia lhe deram uma experiência no ramo tão alta que ele não apela em nenhum momento para qualquer violência fazendo com que de imediato todos os espectadores criem apreço por ele,outro fator importante é que a visão desse longa é de dentro da máfia,algo que foi feito por exemplo no extraordinário The Goodfellas do mestre Martin Scorsese,ninguém vê exatamente o lado negro dos gângster e sim a lealdade exemplar e o senso de acolhimento e família proporcionado pelo roteiro.Não somente criando um dos melhores personagens do cinema,o roteiro ainda cria outro personagem exuberante,temos aqui uma das grandes atuações de Al Pacino,seu personagem é Simples e tímido,mas sua desconstrução da sua primeira aparição até a última cena é perfeita,existe uma crescente nele que é surreal,é a cena do hospital é fundamental para essa crescente,é alí onde vemos um início de soberania e respeito de um homem.Os demais personagens são tão bons quanto os citados anteriormente,vemos em cada um sua personalidade de uma maneira formidável e extremamente encaixada com a narrativa,seja eles os filhos de Don Corleone ou até os rivais da família Corleone.Já sua estética é memorável,parece que Coppola fazia pintura em movimento com as cenas no escritório do patriarca Corleone,o trabalho com a iluminação é perfeito criando cenas memoráveis,enquanto a fotografia também é bem usada.O design de produção é perfeito,grandioso e detalhista e os figurinos são primorosamente bem encaixados.A montagem também tem seu destaque já que um filme de 3 horas de duração é difícil de montar e aqui essa edição é precisa,não tem um ritmo lento e as 3 horas de projeção passam voando.A trilha sonora é outra parte memorável,a música composta por Nino Rota é sublime e casa perfeitamente com a elegância e autoritarismo apresentado pela máfia.O filme na época de seu lançamento recebeu 11 indicações ao Oscar ganhando apenas 3 em melhor ator(Marlon Brando),Melhor filme e Melhor Roteiro Adaptado .Mas uma polêmica marcou aquelas indicações já que a trilha sonora foi desclassificada por supostas acusações de plágio de um filme italiano lançado anos antes.The Godfather é uma obra prima eterna,para ser imortalizada para sempre,vemos aqui personagens marcante e atuações impecáveis,um dos melhores trabalho de roteiro é montagem da história e uma direção sem defeitos de grande Francis Ford Coppola,é um filme estudado até hoje que serviu de alicerce para todos os filmes do gênero posteriores incluindo as grandes obras do também mestre Martin Scorsese,enfim um filme para sempre ser revisto não só pela sua importância quanto também pela sua maestria e aula de cinema.
    João Marcos
    João Marcos

Enviada em 10 de março de 2020
    Dá pra passar o tempo. Não é ruim mas acho muito super valorizado. Não da vontade de ver denovo e nem o 2.
    Robinho Ribeiro
    Robinho Ribeiro

Enviada em 15 de fevereiro de 2020
    Se alguém escrever q esse filme é ruim, provavelmente assistiu dublado, ou tem um nível de percepção da realidade um pouco abaixo. Uma perfeição, onde o timbre de voz de DON Corleone se torna uma das coisas mais marcantes, por isso, impossível de ser dublado. Já vi 4 vezes, e olha q a primeira vez q assisti foi em 2017.
    Caio M
    Caio M

Enviada em 30 de dezembro de 2019
    Filme bom, com início, meio e fim.
    Nós perdemos do início ao fim, está no top 3 dos melhores filmes
    Collins James
    Collins James

Enviada em 15 de novembro de 2019
    Este filme é um verdadeiro clássico recomendo a todos acabei de ver a primeira parte, logo irei ver as outras mas não tenha dúvidas que esse é o melhor filme da história atuações incríveis uma beleza.
    Enviada em 7 de novembro de 2019
    O que mais ainda se pode falar deste filme? Sério, já é algo até cômico a tentativa de qualquer pessoa de trazer um nuance, um tema sobre esse clássico que ainda não tenha sido exaustivamente discutido. Talvez seja a obra cinematográfica mais conhecida na história da sétima arte, mesmo quem nunca assistiu, já ouviu falar pelo menos uma ou duas vezes na vida, é uma verdadeira força da natureza, é atemporal. Um longa de valor e importância ímpares, sem dúvida. Não sei se é o melhor já feito, afinal isso é muito relativo e teríamos que presumir que se trata de um filme perfeito, mas nenhum é. Mas aqui faço um convite para quem lê, vamos testar uma coisa: Esqueça tudo que já ouviu sobre The Godfather, tudo que já leu, etc...Finja que é nada mais que um filme qualquer que acabou de sair em home video e você vai vê-lo aleatoriamente pela primeira vez. O que você achou? Assistindo puramente como cinéfilo, fanboy, movie nerd que sou, minha avaliação simplista e inteiramente pessoal é essa: O Poderoso Chefão é um drama criminal extremamente bem feito com uma trama imersiva de temas universais, uma parábola sobre a jornada do imigrante na América, uma história arrebatadora sobre família, traição, e amor. Um filme sobre a força das circunstâncias na formação de uma pessoa, através dos olhos de Michael Corleone(que é o verdadeiro personagem principal do filme, onde todas as atenções podem estar voltadas para a excelente atuação de Brando, mas este é na verdade o show de Pacino), que sempre fez de tudo para fugir do caminho do crime talhado pela sua família, mas que é tragado e consumido pelo seu inevitável "destino". Como o patriarca, "o Padrinho" da Cosa Nostra, Vito Corleone, não há muito mais para falar do desempenho de Marlon Brando, ele parece nem se esforçar, como se fosse fácil... Simplesmente inacreditável. Al Pacino parece que nasceu para a vocação que exerce já faz 50 anos, o ator some completamente no papel. Então, falando tecnicamente sobre o elenco, visual, direção, etc... É um longa impecável. Mas assistindo já com um certo distanciamento de sua Era, por vezes soa um tanto cansado. Claro que é natural que o ritmo de filmes mais antigos pareça mais lento para um público mais jovem, mas existem certas cenas que eles simplesmente poderiam ter diminuído substancialmente, ao meu ver. No geral, o ritmo do filme é muito bom, principalmente no terceiro ato, porém se tivessem tirado uns 15 minutos seria perfeito. Outro problema é o excesso de personagens caricatos demais, de uma nota só, no núcleo principal, o Sonny de James Caan é sem dúvidas carismático, mas ele começa a ficar muito repetitivo com o passar do tempo. As personagens femininas, Kay e Connie, também são interpretadas por atrizes competentes, porém o roteiro não dá muito à elas, as fazendo apenas de meros recursos do argumento para mover a trama de um ponto ao outro e garantir um nível mais pessoal ao filme, mas no geral, são personagens unidimensionais que não fariam falta. As cenas em Las Vegas soam um tanto deslocadas do resto do filme, em sua totalidade e encenação. De resto, é claro que "O Padrinho" é um ótimo filme de máfia, com momentos inesquecíveis e atuações espetaculares, mas acredito que sua enorme fama o beneficiou na mesma medida em que o prejudicou, porque não tem como ir vê-lo sem enormes expectativas. É um grande filme, porém falho pontualmente, sua conclusão é satisfatória, mas me deixou com sentimentos conflitantes demais depois para que eu efetivamente possa chamá-lo de uma Obra-prima. Enfim, um filme obrigatório para qualquer pessoa pela sua imensa importância, que também só denota as qualidades de seu sucessor(na minha opinião, um filme mais conciso), bem como o fato de que alguns filmes podem receber elogios demais para o seu próprio bem....
    Marcelo M
    Marcelo M

Enviada em 21 de outubro de 2019
    Atuações brilhantes, trilha sonora, e um filme inesquecível.
    Alpacino e marlon brandon estão impagáveis ,assim como robert de Niro no segundo filme que incluvise foi a melhor continuação de uma obra cinematográfica na minha opinião , porém não digo o mesmo do terceiro filme mas ainda sim foi uma trilogia fantástica que merece toda atenção e respeito para aqueles que gostam de cinema .
    Rafael Siechelinske
    Rafael Siechelinske

Enviada em 24 de setembro de 2019
    Excelente filme. Sem dúvida o melhor da trilogia. Embora tente trazer uma imagem de glamour da máfia, sem dúvida as atuações de Marlon Brando e Al Pacino são impecáveis, assim como a representação das 5 famílias no filme.
    Fred P
    Fred P

Enviada em 2 de setembro de 2019
    Poucos filmes eu dou 5 estrelinhas. Este seria um insulto para o cinema se não o fizesse. É provavelmente o maior filme da história do cinema. A complexidade dos personagens, a história lhe prende do início ao fim. Eu li o livro do Mario Puzo e sabe aquela frase que todo mundo fala sobre filmes baseados em livros? Aquela de que nenhum filme é tão bom quanto o livro. Não é o caso deste filme. Mas eu não vim aqui apenas para falar o óbvio, do quanto este filme é maravilhoso. Eu vim criticá-lo. Isso mesmo. Quem sou para ter esta ousadia? É, pode ser, mas elogiá-lo é chover no molhado. Todos os elogios possíveis já foram feitos e ainda não são suficientes. Então, vou por outro caminho. E as críticas recaem sobre alguns vácuos que quem leu o livro percebeu facilmente - e muitos que não leram também notaram. Faço mais comparações em relação ao livro.
    spoiler: 1) Quando o filme começa, no casamento de Connie com Carlo, quem leu o livro sabe que naquele momento Genco, o consiglieri da Família Corleone, estava agonizando no hospital. Por isso Michael fala a Kay sobre Hagen possivelmente ser o próximo consiglieri. Ali era estava ocupando o cargo interinamente. Genco morre no dia seguinte ao casamento e Hagen se torna oficialmente o novo consiglieri. O filme a meu ver não deixa isso claro. 2) O filme não detalha como as outras 4 famílias de NY se voltaram contra os Corleones - e o desrespeito que passaram por Don Corleone por ter nomeado para seu consiglieri um não italiano (um irlandês, no caso de Hagen) e como a recusa de trabalhar com Sollozzo irritou as 4 famílias. Bem como o assassinato de Sollozzo e McCluskey foram prejudiciais aos negócios (o tráfico com a morte do turco, e o endurecimento da polícia, que deixou de fazer vistas grossas com a morte de um capitão pelas mãos de mafiosos - no livro, a polícia chegou a mandar o recado que, se o assassino do capitão McCluskey não fosse capturado, não haveria mais jogos, prostituição e nenhum outro negócio costumeiramente coordenados pelas máfias). 3) Mas uma coisa muito boa foi diminuir o personagem de Johnny Fontaine. No livro ele era mais relevante que foi no filme. Mas certamente é a parte (o núcleo) mais chato do livro, de longe. Outro personagem que foi muito reduzido no filme - que tinha muita importância para a família - foi a de Luca Brasi. Acho que se tivesse uma parte IV e contasse a guerra contra a família Maranzano, como o flash back (não sei se esse é o nome apropriado) que ocorre na parte II. Brasi pareceu apenas um idiota que foi morto de maneira escrota. Mas ele era o soldado mais importante da família, de longe. Matá-lo era parte essencial na guerra que Sollozzo queria travar - e mata-lo antes do ataque ao Don, para pegá-lo desprevenido.