Meu AdoroCinema
  • Meus amigos
  • Meus cinemas
  • Notas Express
  • Minha coleção
  • Minha conta
  • Promoções
  • Desconectar
A Hora da Estrela
Média
3,6
32 notas e 4 críticas
25% (1 crítica)
25% (1 crítica)
0% (0 crítica)
25% (1 crítica)
25% (1 crítica)
0% (0 crítica)
Você assistiu A Hora da Estrela ?

4 críticas do leitor

Marcelo Lopez
Marcelo Lopez

Segui-los 34 seguidores Ler as 56 críticas deles

4,5
Sabemos que a adaptação de um livro para os cinemas é uma tarefa complexa e nunca será a tradução exata do contexto e a representação fiel dos personagens apresentados no livro. Isso é óbvio porque somente através da leitura fazemos a ligação e construção mais intima da obra acerca da proposta narrativa impressa pelo autor. Quando temos a visão de um diretor e somente temos acesso ao filme, essa construção será feita pela ótica de uma terceira pessoa, pois perde-se o contato direto com o criador do mundo literário. Se essa adaptação para os cinemas já é difícil, imagina adaptar a obra de Clarice Lispector, cuja escrita é muito intimista e e abre um universo de interpretações nas entrelinhas de suas histórias. A diretora Suzana Amaral merece aplausos pois transportou ao filme o debate entre a existência humana e os laços sociais. Mostra uma sociedade que oprime os mais fracos em uma situação agravada por um tipo de organização que segrega os indivíduos entre si. É uma das raras situações em que a heróina cativa por sua feiura, fragilidade e inexistência. Marcelia Cartaxo interpretou brilhantemente Macabéa. Por todos esses motivos "A Hora da Estrela" deve ser considerado uma obra prima do cinema nacional.
Anna F.
Anna F.

Segui-los Ler a crítica deles

5,0
Adoro este filme. Assisto quantas vezes passar na TV. Na minha opinião é um dos melhores filmes nacionais que já assisti, e são poucos. Uma coisa é um filme mostrar a violência que já se vê nos meios de comunicação todos os dias, outra coisa é passar a autenticidade de uma pessoa e sua ingenuidade, misturadas à fantasia e ao desejo de amar. Parabéns a Marcelia Cartaxo e José Dumont, estes são insubstituíveis!
edbhz
edbhz

Segui-los Ler as 2 críticas deles

2,5
Um dos melhores filmes nacionais até hoje. Marcélia é Macabéa. Uma sublime adaptação de Suzana Amaral para o romance (super intimista) de Clarice.
alexis rommel
alexis rommel

Segui-los Ler a crítica deles

1,5
acompanhei a história de Macabéia desde o livro de Clarice Lispector, curti o filme, não entendo porque ele é quase impossível de ser encontrado na cidade, pelo menos em Fortaleza, tive de recorrer a TVC, canal educativo, pra conseguir vê-lo em VHS. E acho que as obras de Clarice são dignas de mais filmes.
Quer ver mais críticas?
  • As últimas críticas do AdoroCinema
Back to Top