A Hora da Estrela
3,6
Você assistiu A Hora da Estrela ?

Marcelo Lopez
Marcelo Lopez

Sabemos que a adaptação de um livro para os cinemas é uma tarefa complexa e nunca será a tradução exata do contexto e a representação fiel dos personagens apresentados no livro. Isso é óbvio porque somente através da leitura fazemos a ligação e construção mais intima da obra acerca da proposta narrativa impressa pelo autor. Quando temos a visão de um diretor e somente temos acesso ao filme, essa construção será feita pela ótica de uma terceira pessoa, pois perde-se o contato direto com o criador do mundo literário. Se essa adaptação para os cinemas já é difícil, imagina adaptar a obra de Clarice Lispector, cuja escrita é muito intimista e e abre um universo de interpretações nas entrelinhas de suas histórias. A diretora Suzana Amaral merece aplausos pois transportou ao filme o debate entre a existência humana e os laços sociais. Mostra uma sociedade que oprime os mais fracos em uma situação agravada por um tipo de organização que segrega os indivíduos entre si. É uma das raras situações em que a heróina cativa por sua feiura, fragilidade e inexistência. Marcelia Cartaxo interpretou brilhantemente Macabéa. Por todos esses motivos "A Hora da Estrela" deve ser considerado uma obra prima do cinema nacional.
Anna F.
Anna F.

Adoro este filme. Assisto quantas vezes passar na TV. Na minha opinião é um dos melhores filmes nacionais que já assisti, e são poucos. Uma coisa é um filme mostrar a violência que já se vê nos meios de comunicação todos os dias, outra coisa é passar a autenticidade de uma pessoa e sua ingenuidade, misturadas à fantasia e ao desejo de amar. Parabéns a Marcelia Cartaxo e José Dumont, estes são insubstituíveis!
edbhz
edbhz

Um dos melhores filmes nacionais até hoje. Marcélia é Macabéa. Uma sublime adaptação de Suzana Amaral para o romance (super intimista) de Clarice.
alexis rommel
alexis rommel

acompanhei a história de Macabéia desde o livro de Clarice Lispector, curti o filme, não entendo porque ele é quase impossível de ser encontrado na cidade, pelo menos em Fortaleza, tive de recorrer a TVC, canal educativo, pra conseguir vê-lo em VHS. E acho que as obras de Clarice são dignas de mais filmes.