Do Começo ao Fim
    Você assistiu Do Começo ao Fim ?

Landerson Brandão Mendes
    Landerson Brandão Mendes

Enviada em 2 de novembro de 2022
    É um filme com uma história linda! A atuação dele é impecável, se entregam de corpo e alma na atuação ♥
    Willians Cardoso
    Willians Cardoso

Enviada em 7 de julho de 2020
    O filme trata de algo considerado impróprio pela sociedade de uma forma muito delicada e corajosa, conseguindo transmitir a profundidade da relação dos personagens. Acredito que a naturalização da relação entre os protagonistas Pode causar certa estranheza para algumas pessoas, porém como disse o protagonista, o mundo teria que estar ao avesso para entender a relação de ambos. Chama a atenção o desenvolvimento dos personagens, o roteiro e a direção conseguem mostrar o amadurecimento de Francisco e Thomás diante de perdas e ganhos. Também, ressalto que os familiares dos protagonistas nos levam a questionar se buscamos compreender a dinâmica da relação alheia e refletir sobre nossas ações antes de propormos interferências na vida de outros. Enfim, sugiro que ao assistir esse filme, o telespectador se dispa de seus preconceitos e julgamentos e se permita vivenciar as emoções de cada fala, de cada olhar e de cada toque.
    Eduardo M
    Eduardo M

Enviada em 13 de abril de 2020
    Filme ruim. Roteiro forçado. Não há química nenhuma entre os irmãos. Julia Lemertz perdidaça na trama.
    Carlos D
    Carlos D

Enviada em 9 de outubro de 2018
    Filme incrível, a relação dos dois se desenvolve de uma forma excepcional você consegue observar o amor crescendo... A unica crítica da minha parte é que enrolaram muito quando eles eram crianças e não mostraram nada na parte da adolescência, que é quando o amor ta mais forte... Fora isso filme é muito dramático e muito belo!
    ClaraFreesky
    ClaraFreesky

Enviada em 12 de junho de 2016
    Ao contrário do que a sinopse oferece, a história de amor entre os irmãos não é polemizada; pelo contrário, é conduzida como algo natural, pelo menos por parte das pessoas mais próximas dos dois. Achei um aspecto interessante, apesar de ter esperado mais conflitos na trama justamente por causa do incesto. Mas, levando em conta que só nos é mostrada a relação dos dois ao redor da família e de um amigo, acho válida a naturalidade, considerando que a família deles é muito compreensiva e não os condena de forma alguma.
    Gostei bastante da química entre os atores e principalmente da presença constante da família no relacionamento dos irmãos. A relação dos rapazes com a mãe era muito linda, e a do padrasto também foi muito bonita, mesmo que ambas não tenham sido o foco da história.
    O ponto que não me agradou foi justamente a passagem de tempo. Quando o filme nos apresenta os rapazes já adultos e já juntos, toda a ideia de parentesco não é mais tão aparente. Talvez o objetivo do diretor tenha sido esse: quebrar a ideia de irmandade e ajudar o telespectador a captar a normalidade do relacionamento dos personagens.
    A trilha sonora otimizou o clima de tranquilidade da história e algumas cenas eram belamente construídas, apesar de simples.
    No mais, apesar de não ser nenhuma obra-prima, Do Começo Ao Fim é um filme singelo, delicado e muito simples; é um filme leve, que mostra um romance em uma realidade totalmente diferente da nossa, uma realidade em que nada é barreira ou limite para o amor.
    gorge O.
    gorge O.

Enviada em 6 de janeiro de 2016
    O filme cumpre o que propõe, conta uma história de maneira séria e com bom senso. Quem quiser ação, que assista um filme de ação, quem quiser rir, que assista a uma comédia. Sempre que for assistir a um filme leia bem antes sobre o que ele trata, não é porque o tema deste ou daquele filme não lhe agrada por questões pessoais que o filme é ruim, questão de lógica!
    Julio N.
    Julio N.

Enviada em 5 de agosto de 2015
    Gostei do filme, porém a morte da Mãe foi algo que não foi preparado ao longo da história e assustou um pouco!Foi assim, tão de repente! Em geral a história de amor é linda !!
    Estevam V.
    Estevam V.

Enviada em 19 de junho de 2015
    Temas que dariam uma história mais densa e instigante... e tudo foi amenizado, raso, sem conflitos! Cenas realmente desconexas, situações improváveis... Faltaram mais mecanismos contundentes para movimentar o filme! Como falar de incesto e homossexualidade num tom tão morno? Qualquer história precisa ter embates para o expectador sentir raiva dos antagonistas! O filme deveras não soube EXPLORAR suas polêmicas e deixou a obra invisível, apagada! PENA! Tinha tudo para ser drama de arrebatar a alma... e não foi!
    Lohan
    Lohan

Enviada em 3 de agosto de 2014
    O filme não é BOM, mas também não é a pior coisa do mundo.
    O problema não é ele ser um filme com os temas gay e incesto, na verdade eu só quis assistir por causa disso, adoro assuntos polêmicos.
    O problema é que eu acho que o filme vai andando de uma forma lenta e sem objetivo. O drama central na minha opinião é muito fraco. Sem falar que em nenhum momento eu me peguei torcendo pelo casal, acho que os dois principais não têm uma personalidade forte... Não é AQUELE CASAL.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 13 de junho de 2014
    Confesso humildemente minha aversao ao cinema brasileiro.. este filme me surpreendeu de todas as formas.. pela suavidade, pela coragem e pela qualidade..