Do Começo ao Fim
    Você assistiu Do Começo ao Fim ?

Ranieri F.
    Ranieri F.

Enviada em 8 de fevereiro de 2013
    Primeiro eu assisti ao filme no youtube e do início ao fim tive uma sensação tão tranquila e suave quanto a narrativa da história. Depois, encantado com o filme, fui saber mais sobre a produção e me deparei com críticas quanto a abordagem do tema. Procurei então pelo trailer do filme, para, antes de tecer minha crítica, saber se a divulgação levava os espectadores a esperar por uma história essencialmente dramática. Mas o trailer não passa essa expectativa; então eu realmente não sei por que o posicionamento da crítica foi nessa direção, embora a respeite. O que posso falar e o que acredito sobre o filme é que a intenção do diretor e toda a produção foi justamente abordar o tema com suavidade. Do Começo ao Fim passa a sensação de que o relacionamento dos dois é algo realmente normal. E o próprio filme diz isso, seria necessário virar o mundo de cabeça para baixo para entender o amor entre os dois, mas essa não foi a intenção do diretor: mostrar o conflito social, familiar, político, etc., ou seja, o mundo virando de cabeça para baixo. É como se o roteiro fosse predisposto à seleção de um caso isolado: uma família de classe alta, de nível intelectual alto e, sobretudo, aberta a possibilidade do amor. Qual amor? O que viesse. A mãe, quando eles ainda eram crianças, deixa claro ao Francisco que ele poderia contar com ela para o que a mesma já suspeitava. Talvez a crítica esperasse uma família que se desestruturaria por não compreender o amor dos dois, uma guerra que iria surgir e não cessar com direito a muito sofrimento. Mas Do Começo ao Fim faz nos ter, espectadores, um outro olhar sobre aquilo que os irmãos vivem. O filme nos leva ao esquecimento da realidade do mundo, ou melhor, nos põe em outra realidade. A realidade de que o assunto (homossexualidade, incesto) não é o principal da história, é apenas um elemento do filme, que na própria realidade do filme a polêmica da questão já está moribunda numa sociedade avante. É como se Do Começo ao Fim nos proporcionasse neste tempo em que vivemos a visualização de como seria a relação entre dois irmãos que se amam se nós chegássemos a esse nível de evolução, no que diz respeito a aceitação da questão. E que a relação deles, é, sobretudo, uma intensa relação de amor entre duas pessoas que sentem um amor verdadeiro pela outra. Nada mais, nada menos.
    ymara R.
    ymara R.

Enviada em 13 de junho de 2014
    Confesso humildemente minha aversao ao cinema brasileiro.. este filme me surpreendeu de todas as formas.. pela suavidade, pela coragem e pela qualidade..
    Rafael A.
    Rafael A.

Enviada em 5 de maio de 2013
    O filme Do Começo ao Fim já mencionado aqui no Cinem(ação), é um filme corajoso do ponto de vista cultural, pois mostra um casal homossexual que são irmãos, filhos da mesma mãe. O filme tem uma coragem do ponto de vista cultural porque trata a homossexualidade de uma forma natural, e retrata um relacionamento como qualquer outro. Além disso, é um dos primeiros filmes brasileiros a tratar do tema desta forma.

Do ponto de vista da Narrativa, o filme é muito lento, o diretor do filme Aluisio Abranches peca muito com cenas que simplesmente não agregam valor a história. Além disso, algumas informações são passadas de forma muito subliminar, ou ainda confusa, não deixando claro para a audiência algumas informações importantes.

O filme que conta com Fábio Assunção, Júlia Lemmertz, Rafael Carsoso e João Gabriel Vasconcellos, tem uma história fraca e pouco envolvente. O clímax se da com o afastamento dos dois irmãos por conta de uma oportunidade que um deles recebe de treinar natação na Rússia, com isso, Francisco que fica no Brasil sofre muito por estar longe do amado.

Além disso, as atuações de Fábio Assunção e Júlia Lemmertz deixam a desejar, pois tem um papel praticamente secundário e com pouco conflito emocional.

Não daria uma nota maior do que 5,0 para o filme, mas gostaria de ler outras opiniões. Para você, qual nota o filme Do Começo ao Fim receberia?
    Ca Du H.
    Ca Du H.

Enviada em 9 de agosto de 2013
    FILME ENVOLVENTE ..FORTE..PRECISA TER CABEÇA ABERTA PARA ASSISTIR.. ENFIM GOSTEI
    Danilo M.
    Danilo M.

Enviada em 12 de junho de 2014
    Ante ao efeito engraçado que este filme causou na maioria dos que assistiram, só me resta dizer que foi um sucesso.
    Aqueles que acreditarem que é um filme sobre homossexuais ou incesto vão se perder na sua própria insegurança, achei um filme fantástico, pois fala de amor em um nível não humano, sem grandes tensões ou dramas, choradeiras ou batalhas por direitos e aquilo tudo que é comum a filmes com temas polêmicos.
    É um filme, repito, de amor, tanto amor, que faz quem realmente entende do assunto se questionar o quanto já amou ou foi amado.

Super recomendo, faz com que questionemos nossas prioridades e nos perguntemos:

Onde está nosso coração?
    Luiz Henrique S.
    Luiz Henrique S.

Enviada em 28 de setembro de 2013
    Uma verdadeira história sobre o amor e suas inexistentes fronteiras. Fantástico. Ótima fotografia e trilha sonora. De fato, o roteiro poderia ter sido um pouco melhor trabalhado perante à originalidade do tema. Dizer que é ruim, porém, não é certo. Surpreendente e muito além das minhas expectativas. 5 estrelas!
    Lohan
    Lohan

Enviada em 3 de agosto de 2014
    O filme não é BOM, mas também não é a pior coisa do mundo.
    O problema não é ele ser um filme com os temas gay e incesto, na verdade eu só quis assistir por causa disso, adoro assuntos polêmicos.
    O problema é que eu acho que o filme vai andando de uma forma lenta e sem objetivo. O drama central na minha opinião é muito fraco. Sem falar que em nenhum momento eu me peguei torcendo pelo casal, acho que os dois principais não têm uma personalidade forte... Não é AQUELE CASAL.
    Lucas Oroski
    Lucas Oroski

Enviada em 25 de julho de 2013
    Mal dirigido, mal cortado, figurino uma bosta, atuação péssima do casal principalmente do "Francisco".
    cheio de erro de continuação. spoiler: Por exemplo, o Francisco (o barbudo) depois de adulto tem uma mancha no ombro direito, sendo que quando menino não tinha mancha alguma (percebe-se na cena do banho).

A trilha sonora inadequada, é o filme inteiro com piano e não casava com as cenas. spoiler: A cena do reencontro na suposta "Rússia" ( um fiasco, colocaram o ator pra dar umas voltinhas num museu do Rio e disseram que ele tava na Rússia), não foi convincente. Pra quem se ama tanto, ficar meses sem se ver e quando ver nem dá um beijo de cara? Ah por favor.
    E outra, achei desnecessário o climão que o diretor fazia nas cenas quando eles ainda meninos brincavam, como se dois meninos não fossem unidos e fizessem essas brincadeiras não necessariamente sendo gays.
    Achei o filme sem nexo. Não mostra de fato a evolução do amor dos dois, só essas cenas que eles brincam e o diretor causa um "clima" ao fazer os pais ficarem observando ainda mais por se tratarem de irmãos.
    spoiler: Outra coisa que foi super mal contada. O mais novo é filho da Julia Lemmertz e do Fábio Assunção certo? O mais velho, é filho da Julia com o argentino? Ou é Filho da Louis Cardoso e do argentino que foi tratado pela Julia como filho? Isso ficou no ar na cena que a Julia pergunta pra Louis: "você gosta muito do Thomas né?'' e logo depois a Louis fala que já se relacionou com o argentino.
    Enfim, resumindo, o filme é péssimo. A única coisa que salva é a Direção de Arte, pois a casa onde eles crescem é linda e os objetos de cena usados na casa foram bem escolhidos.
    Phelipe V.
    Phelipe V.

Enviada em 3 de maio de 2013
    Uma verdadeira merda e um completo atentado ao bom Cinema. Poucas vezes vi uma ideia tão boa ser porcamente aproveitada num roteiro de bosta como nesse filme. Do Começo ao Fim poderia ter qualidades na direção que tentassem redimir esse roteiro ridículo (não tem), e mesmo assim, ainda seria um filme raso, superficial, sem propósito. Uma premissa interessantíssima e uma discussão muito pertinente literalmente jogados no lixo. De bom daqui, só aquele teaser que saiu antes do filme. Recomendo ver ele, e não essa porcaria que erroneamente é chamada de cinema.
    Ricardo R.
    Ricardo R.

Enviada em 1 de março de 2013
    Simplesmente um lixo, a interpretação das crianças eh lastimável, realmente não sei como conseguiram fazer um filme tão ruim com um tema tão bom, tão fácil de explorar, dei 1,0 pela interpretação dos atores protagonistas, mas o filme eh realmente um lixo, não vale a pena assistir.