Alô, Amigos
    Você assistiu Alô, Amigos ?

Jorge Eduardo M.
    Jorge Eduardo M.

Enviada em 21 de julho de 2020
    Uma ótima obra de arte da Disney, fecha com chave de ouro com Zé Carioca no Rio de Janeiro. Muito divertido o filme passando rapidamente pela cultura de algumas localidades da América do Sul, com os mais belos personagens da Disney.
    Vitor P
    Vitor P

Enviada em 5 de março de 2018
    Esse filme não é simplesmente uma obra de arte dos estúdios Disney e sim uma produção de aproximação diplomática no auge da segunda guerra mundial. A política da boa vizinhança para com os países da América Do Sul e os Estados Unidos fez essa excelente produção e além de trazer Zé Carioca pela primeira vez, recebeu três indicações ao Oscar, mais que merecido.
    Ricardo M.
    Ricardo M.

Enviada em 9 de março de 2016
    Relíquia com Origens.

Existem pérolas pouco conhecidas no ramo de animação que surgem com pouco furor mas, quando identificadas, são capazes de causar uma grande satisfação naquelas pessoas cuja sensibilidade com a nostalgia salta aos olhos. Alô Amigos é um curta que possui tal capacidade, principalmente pelo uso de personagens em situações curiosas.

Lançado em 1942 com o propósito de estreitar laços com países da América Latina, Alô Amigos é um curta dos estúdios Disney dividido em quatro segmentos, sendo eles protagonizados por personagens consagrados. A premissa desta animação surge comentando a necessidade dos animadores em criar novos conteúdos e, para isso, viajam por 4 países latino americanos para conhecer um pouco das culturas locais e fazer uso delas em seus personagens.

A primeira viagem é para o Peru, na qual o famoso, e estressado, Pato Donald conhece o lago Titicaca e a população local, além de visualizar um pouco da tradição dos moradores, incluindo aí o artesanato, Donald ainda se envolve em confusões com um lhama bem desengonçada.

O segundo segmento leva os animadores para o Chile. Aqui somos apresentados ao pequeno aviãozinho de nome Pedro, ele é responsável por efetuar as entregas de correspondências para a cidade de Mendoza quando seus pais adoecem. A viagem sofre com os percalços de um forte temporal e as dificuldades de se ultrapassar o monte Aconcágua, é divertido, entretanto, o trecho mais fraco dentre os quatro presentes.

Já famoso no universo da animação naquela época, Pateta protagoniza o terceiro trecho. Ao chegar nos pampas argentinos, o cowboy texano Pateta resolve aprender um pouco da cultura do gaúchos locais, desde suas vestes típicas até as danças com calças e passadas agitadas. O carisma do personagem resulta em confusões já conhecidas pelo público e fãs do personagem.

Por fim, a viagem nos leva para o território tupiniquim, pousando em solo carioca. A visita ao Rio de Janeiro serve como base para a criação do famoso personagem Joe Carioca, ou como conhecemos aqui: Zé Carioca. Este talvez seja o segmento mais divertido e bem produzido do curta, pois é uma beleza inenarrável, fazendo uso constante das cores intensas e diversificadas, além de canções de Ary Barroso (Aquarela do Brasil) e Zequinha de Abreu (Tico-tico no Fubá), uma pérola.

Já com décadas passadas desde seu lançamento, ALÔ AMIGOS não conseguiu envelhecer, sua animação característica e meticulosa mostra a grande habilidade dos animadores lá nos anos 40. É um curta que impressiona pela deliciosa parte artística e sonora, causando um fantástico vislumbre pela imponência dos traços e a presença curiosa de personagens fumando e bebendo cachaça.
    Eduardo F.
    Eduardo F.

Enviada em 22 de novembro de 2014
    Pato Donald, Pateta e ZÉ CARIOCA! O BRASILEIRO DA DISNEY! criado pelo próprio Walt Disney para homenagear o Brasil, quando estava hospedado no Copacabana Palace, o filme mostra quatro histórias sobre alguns países da américa latina, incluindo Aquarela do Brasil, nome dado a história sobre o Brasil, que mostra a música homônima de Ary Barroso, além de mostrar Tico Tico no fubá, Carmen Miranda, Zé Carioca, um Pagagaio típico malandro boêmio do Rio de Janeiro, leva o Pato Donald para lhe mostrar as belezas do Brasil, muito legal, imperdível para os amantes da Disney, e principalmente brasileiros. o filme fez bastante sucesso, com direito a 3 indicações ao Oscar, inclusive pela trilha sonora, e dois anos depois a Disney produziu outro filme sobre a América latina "Você já foi a Bahia?", novamente com a presença do Zé Carioca.
    Alex Costa
    Alex Costa

Enviada em 1 de setembro de 2021
    Esse filme foi feito durante a segunda guerra mundial e na época os Estados Unidos queria aproximar suas relações com a américa latina, por esse aspecto é muito interessante poder assisti-lo.
    Porém se formos analisar como um filme ele não é muito interessante, as animações com exceção da do avião não contam um história que de par apreciar, além de que por muitas vezes o filme tenta se parecer com um documentário, mas não funciona, porquê por muitas vezes mostra os povos latinos americanos de um forma muito caricata...
    No fim temos que entender o período que o filme foi produzido e a sua intenção na época.