Críticas AdoroCinema do filme Aqui é o Meu Lugar
  • Sessões
  • Trailers & Clips
  • Créditos
  • Críticas
    • Críticas do AdoroCinema
    • Críticas da imprensa
    • Críticas dos usuários
  • Fotos
  • VOD
  • Você Sabia?

Críticas AdoroCinema Aqui é o Meu Lugar

4,0

Emoção diferenciada
De Roberto Cunha

Alguns filmes surpreendem pela capacidade de envolver o espectador, mesmo que causando certa estranheza. Aqui é o Meu Lugar é assim e isso fica claro na primeira cena, quando o protagonista é apresentado se arrumando, meio que parodiando as tradicionais cenas de heróis de ação se preparando para uma derradeira luta. A soprada no cabelo é só um toque de deboche, presente nesta da trama com tons de conflitos familiares.

Aqui, o "herói" é o cinquentão Cheyenne (Sean Penn), ex-astro da música que curte um ostracismo e vive de aplicações na bolsa de valores. Às voltas com uma inconformada mãe de um amigo que a abandonou, a rotina dele é interrompida quando recebe notícias do próprio pai, já moribundo e que não vê há décadas. Ao descobrir que o velho desejava se vingar do carrasco nazista que o torturou em Auschwitz, o filho começa a caçada, mola propulsora deste curioso road movie, dirigido por Paolo Sorrentino, italiano desconhecido do público brasileiro.

Com bons diálogos e frases ("Antes do inferno, havia o meu lar"), os momentos são acentuados por passagens que mesclam a decadência e o humor de alguém que assume fingir ser jovem. "Sou apenas uma droga de pop star que ganhou dinheiro com uma moda deprê", diz ele, assinalando a dureza de conviver com a culpa pelas mortes (!?) causadas por sua música. E critica a sociedade, botando também o dedo na ferida (oportuna) da facilidade de se comprar armas nos Estados Unidos, como se fosse uma "permissão para ser monstros". Do flerte com o bizarro, citação de um dos inventores da mala com rodinhas (?!) e revelação de tristes imagens reais do holocausto, com direito a reprodução tragicômica de uma delas, já quase no fim. Enquadramentos e cenas interessantes denotam cuidado nesta questão.

Para os ligados em música, as referências são dos anos 80, desde um cartaz do grupo Bauhaus até o título original (This Must Be The Place), tirado de uma canção do Talking Heads, cujo David Byrne interpreta ele mesmo no longa e dá até uma canja. Mas não para por aí. O nome do protagonista e da ex-banda (Cheyenne and the Fellows) é clara alusão ao grupo Siouxsie and the Banshees (da cantora Siouxsie). O visual dele é puro Robert Smith, do The Cure, com um toque de Ozzy Osbourne (do Black Sabbath) no seu jeito de andar e falar. Ainda na seara musical, destaque para a hora (legal) em que um menino afirma ser a canção-título do Arcade Fire (formado nos anos 2000), enquanto o músico afirma (carregado de ceticismo) que se trata apenas de um cover do Talking Heads, surgida 30 anos antes.

Premiado em Cannes e exibido no Festival do Rio 2011, uma coisa é certa: essa jornada de autoconhecimento e descobertas intriga, diverte e emociona. E se como ressalta o roteiro, os jovens tomam decisões que não podem voltar atrás, se a sala escura mais próxima é ou não o seu lugar, só você pode decidir. Boa escolha! ;)

Dê sua opinião sobre esse filme
Quer ver mais críticas?

Comentários

Nossas últimas críticas
Grandes Amigos
  2,0

Boyhood - Da Infância à Juventude
  5,0

Tim Maia
  4,0

Todas as últimas críticas
Melhores filmes em cartaz
Drácula - A História Nunca Contada
  4,5

De Gary Shore
Com Luke Evans, Sarah Gadon
Ação
Trailer

O Juiz
  4,4

De David Dobkin
Com Robert Downey Jr., Robert Duvall
Drama
Trailer

Annabelle
  4,4

De John R. Leonetti
Com Annabelle Wallis, Ward Horton
Terror
Trailer

Todos os melhores filmes em cartaz
Mais Esperados
Foto : Os Vingadores 2: A Era de Ultron
1. Os Vingadores 2: A Era de Ultron

De Joss Whedon

Com Chris Evans, Robert Downey Jr.

Filme - Ação

Trailer

2. Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
3. Velozes & Furiosos 7
4. O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
5. Interestelar
6. Cinquenta Tons de Cinza
7. Debi & Lóide 2
8. Batman V Superman: Dawn of Justice
9. Êxodo: Deuses e Reis
10. Capitão América 3

 Mais filmes