13 Assassinos
    • Preview
    • The Hollywood Reporter

Estado de São Paulo

por Luiz Carlos Merten

Se alguém me perguntasse, às 7 da noite de ontem, não teria a menor dúvida em dizer que "13 Assassinos" era (é?) o melhor filme do ano.

A crítica completa está disponível no site Estado de São Paulo

Chicago Sun-Times

por Roger Ebert

Este filme é incrivelmente divertido, um épico ambicioso de grande orçamento, dirigido com belos visuais e efeitos sonoros por Takeshi Miike.

A crítica completa está disponível no site Chicago Sun-Times

Cinema em Cena

por Pablo Villaça

... O mais notável é perceber como o diretor estabelece com segurança a geografia da batalha, evitando a câmera convulsiva que se tornou clichê nas cenas de ação contemporâneas e mantendo o espaço e a mise-en-scène sempre claros para o espectador.

A crítica completa está disponível no site Cinema em Cena

Cineplayers

por Heitor Romero

Se normalmente nos filmes de samurais são abordadas questões como honra, princípios e bravura, sob a lente de Miike esse tema acarreta consigo questões diferentes, como decadência moral e física ...

A crítica completa está disponível no site Cineplayers

Folha de São Paulo

por André Barcinski

"13 Assassinos" é uma avalanche de cenas inesquecíveis. [...] Isso torna a carnificina que se segue ainda mais impactante e eleva o filme a um patamar além da simples violência de desenho animado.

A crítica completa está disponível no site Folha de São Paulo

New York Times

por Manohla Dargis

Uma história surpreendente e emocionante de amor e sangue. [...] O prolífico Sr. Miike vai diretamente para a ação.

A crítica completa está disponível no site New York Times

O Globo

por Carlos Helí de Almeida

Miike equilibra, numa mesma narrativa, elementos da tradição jidaigeki (filmes de época sobre a filosofia samurai) e do cinema de ação. E ainda salpica a coisa com um toque de humor ...

A crítica completa está disponível no site O Globo

Revista Interlúdio

por Leandro Schonfelder

Nada das câmeras tremidas e cortes desenfreados dos filmes de ação atuais (onde ficamos desorientados a ponto de parecer que estamos apanhando), temos aqui um exemplo a ser pensado e analisado por Hollywood.

A crítica completa está disponível no site Revista Interlúdio

Revista de Cinema

por Gabriel Carneiro

Em "13 Assassinos", Miike, além de tudo, ainda se sente livre para seus extremismos, ainda que tenha feito, nesse caso, uma obra muito mais leve do que as que lhe deram fama.

A crítica completa está disponível no site Revista de Cinema

The Guardian

por Philip French

Uma incursão bem-vinda nos filmes de samurai. [...] Os últimos 50 minutos são impressionantes, magníficos [...] Esta é uma direção cinética de primeira grandeza.

A crítica completa está disponível no site The Guardian

Variety

por Leslie Felperin

Feita com maior orçamento e mais cuidado do que o diretor normalmente dispõe para os seus filmes, esta produção é lenta no início, mas depois acelera e mostra um belo classicismo.

A crítica completa está disponível no site Variety

Cineweb

por Neusa Barbosa

Oscilando entre um tom sombrio, contemplativo, e acelerado – nas lutas -, sem esquecer de salpicar as situações, aqui e ali, de um toque de ironia e humor, Miike realiza um de seus filmes mais envolventes ...

A crítica completa está disponível no site Cineweb

Omelete

por Marcelo Hessel

Embora não seja particularmente memorável [...], o longa é feito com nítido apuro visual.

A crítica completa está disponível no site Omelete

Preview

por Mariane Morisawa

Os primeiros dois terços da produção transcorrem entre esses pedaços engraçados e uma preparação lenta e com pouca ação...

A crítica completa está disponível no site Preview

The Hollywood Reporter

por Deborah Young

Existem poucas surpresas neste clássico filme de samurai. [Mas] fica claro que muito tempo e cuidado foram necessários para uma produção desse nível.

A crítica completa está disponível no site The Hollywood Reporter