Rio

Stella A.
Stella A.

5,0Obra-prima
Enviada em 08/01/13

A melhor animação de 2011. Personegens cativantes e apesar de ser um filme voltado ao público infantil, tem um estória muito inteligente. Não tenho do que reclamar, diferente de tudo (claro, retrata o Brasil), com certeza merecia o Oscar.

Ed A.
Ed A.

4,5Ótimo
Enviada em 25/12/15

Rio... dos mesmos criadores de A Era do Gelo, Rio consegue ser um filme tão bom, que agrada tanto as crianças, quanto os adultos. Os personagens são muito bem elaborados e bastante carismáticos, e a história do filme é super interessante. Visualmente o filme é lindo, muito bem feito, e a direção do Carlos Saldanha consegue demonstrar muito bem o Rio de Janeiro no filme. Por mais que o roteiro seja simples e nada original, a trilha sonora é muito boa. Rio é um ótimo e belo filme de animação para se ver com toda a família reunida, vale muito a pena. Recomendo!

Estevan Magno
Estevan Magno

2,0Fraco
Enviada em 11/12/12

Um desenho diferente, bonito e atraente! Merecia o OSCAR de melhor animação, mas por preconceito americano não levou! Trilha sonora bem criada por Carlinhos Brawn! Desenho excelente para se divertir em família.

Leandro A.
Leandro A.

Enviada em 06/07/13

Animação feita por brasileiro não ajuda a mudar a imagem do país no exterior Quando um brasileiro está fazendo sucesso no exterior, é normal que nós, conterrâneos, fiquemos felizes. É um patriotismo que costuma funcionar só com o vento a favor, mas é o que temos. Além do futebol e da música, o cinema começou a integrar esse "Brazil for Export" com Walter Salles, Fernando Meirelles e Carlos Saldanha. O último, ganhou fama em um terreno ainda mais restrito, o das animações, quando dirigiu a trilogia A Era do Gelo. Saldanha estreia agora uma nova fauna de personagens em Rio, animação que mais uma vez dirige para o estúdio Blue Sky. O protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar. Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas. Mais aventuresco e dramático do que cômico, o enredo vai mostrando como Blu e Jade escapam das garras dos bandidos, se livram das algemas que as mantêm juntas, fazem amizades com animais locais e visitam os cartões postais do Rio de Janeiro, do Cristo Redentor à Copacabana, todos lindamente retratados. Existe também a história do amadurecimento de Blu, a redenção do menino que levou as aves até os contrabandistas e a aventura de Linda e Tulio pela favela e pelo Sambódromo, tudo feito de maneira bem divertida e leve, mas, infelizmente, leviana. Em se tratando de um filme para a família e feito no Brasil, tudo logicamente acaba em samba, mas o desenrolar todo serve para alimentar ainda mais todos os estereótipos que os estrangeiros têm do nosso país. Sendo o diretor um brasileiro era esperado (pelo menos por mim), uma visão menos caricata, que ao menos não tivesse seguranças fortões escondendo roupinhas brilhantes por baixo do uniforme, só esperando o momento de "cair no samba". É óbvio que somos conhecidos lá fora pelo trinômio futebol-samba-bunda por méritos (ou deméritos) próprios, que vão desde os resultados nas Copas do Mundo e o crescimento do turismo na época do Carnaval, ao caso de prostitutas envolvidas em grandes escândalos (né, Berlusconi?), mas será que isso é realmente tudo o que temos para oferecer? Carmen Miranda (nascida em Portugal, mas "vendida" lá fora como a cara e a voz do Brasil nos anos 40 e 50), depois de sua primeira temporada nos Estados Unidos voltou ao Brasil e foi bastante criticada pela imprensa, que a acusou de ter perdido sua "brasilianidade". Saiu daí o lindo samba "Disseram que Voltei Americanizada", de Luiz Peixoto e Vicente Paiva, que refutava tal crítica. Impecável o trabalho que Saldanha vem desenvolvendo em Hollywood, mas talvez seja hora de passar um tempinho extra aqui no Brasil antes de seu próximo projeto.[spoiler][/spoiler]

Adventure
Adventure

Enviada em 04/07/18

A ótima animação, ótimas músicas, e provavelmente a melhor representação do Rio de Janeiro são o suficiente para ignorar os personagens esteriotipados e a história clichê

Ryan7926 T.
Ryan7926 T.

5,0Obra-prima
Enviada em 01/09/17

Um filme realmente forte, muito bom, dar para dar uma visitinha ao Rio de Janeiro sem sair do sofá, sua sequência é mais animada e divertida, mas esse filme também não decepciona!!

Kaique S.
Kaique S.

4,0Muito bom
Enviada em 24/03/17

É um filme muito bom, que apesar de não retratar tão bem a realidade do Brasil, afinal não é esse o objetivo do filme, foi muito bem nos cenários e na inovação na história.

Enviada em 16/01/17

Mais um filme visto em castelhano. Tenho a dizer que os dubladores argentinos são tão competentes quanto os nossos, e acompanhar a trajetória de Blu por Rio de Janeiro, sob o ponto de vista dos portenhos, foi mais uma experiência pra vida cinematográfica.

Isis Lourenço
Isis Lourenço

4,0Muito bom
Enviada em 12/03/16

Lindo,mágico,incrivel,que orgulho saber que foi criado por um brasileiro,show de bola,dá de 10 a 0 em muitas animações internacionais por aí....

Steven King - Spielberg
Steven King - Spielberg

4,5Ótimo
Enviada em 28/07/15

Palmas Para Carlos Saldanha. Rio Filme de 2011. Não esperava coisa melhor, Samba, alegria e muita comédia. Diálogos ótimos, animação tava legal. O roteiro tava legal. Uma história comovente e ao mesmo tempo engraçada. O Tom tava legal. Só que faltou um poco de história do Pedro e do Nico