Rio
    Você assistiu Rio ?

Stella A.
    Stella A.

Enviada em 8 de janeiro de 2013
    A melhor animação de 2011. Personegens cativantes e apesar de ser um filme voltado ao público infantil, tem um estória muito inteligente. Não tenho do que reclamar, diferente de tudo (claro, retrata o Brasil), com certeza merecia o Oscar.
    Ed A.
    Ed A.

Enviada em 25 de dezembro de 2015
    Rio... dos mesmos criadores de A Era do Gelo, Rio consegue ser um filme tão bom, que agrada tanto as crianças, quanto os adultos. Os personagens são muito bem elaborados e bastante carismáticos, e a história do filme é super interessante. Visualmente o filme é lindo, muito bem feito, e a direção do Carlos Saldanha consegue demonstrar muito bem o Rio de Janeiro no filme. Por mais que o roteiro seja simples e nada original, a trilha sonora é muito boa. Rio é um ótimo e belo filme de animação para se ver com toda a família reunida, vale muito a pena. Recomendo!
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 3 de janeiro de 2013
    Um desenho diferente, bonito e atraente! Merecia o OSCAR de melhor animação, mas por preconceito americano não levou! Trilha sonora bem criada por Carlinhos Brawn! Desenho excelente para se divertir em família.
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 6 de julho de 2013
    Animação feita por brasileiro não ajuda a mudar a imagem do país no exterior Quando um brasileiro está fazendo sucesso no exterior, é normal que nós, conterrâneos, fiquemos felizes. É um patriotismo que costuma funcionar só com o vento a favor, mas é o que temos. Além do futebol e da música, o cinema começou a integrar esse "Brazil for Export" com Walter Salles, Fernando Meirelles e Carlos Saldanha. O último, ganhou fama em um terreno ainda mais restrito, o das animações, quando dirigiu a trilogia A Era do Gelo. Saldanha estreia agora uma nova fauna de personagens em Rio, animação que mais uma vez dirige para o estúdio Blue Sky. O protagonista é Blu (voz original de Jesse Eisenberg), uma ararinha azul macho capturada no Rio de Janeiro que vai direto do seu ninho para o frio de Minnesota, onde é adotada por Linda (Leslie Mann). A vida dos dois é autocentrada, com um tomando conta do outro para tudo, sem deixar espaços para a moça se envolver com outro ser humano, nem para a pequena ave sequer aprender a voar. Até a chegada de Tulio (Rodrigo Santoro), um estudioso amante das aves que viajou até os Estados Unidos atrás da última ararinha azul macho que se tem conhecimento. Sua missão é levar a ave de volta para o Brasil, para se acasalar com a fêmea Jade (Anne Hathaway) e assim perpetuar a espécie. O plano parece simples, mas uma história de aves raras (e caras) em um país corrupto como o nosso não pode acabar assim fácil, e em pouco tempo as duas últimas ararinhas azuis estão presas em uma gaiola numa favela, esperando o momento de serem contrabandeadas. Mais aventuresco e dramático do que cômico, o enredo vai mostrando como Blu e Jade escapam das garras dos bandidos, se livram das algemas que as mantêm juntas, fazem amizades com animais locais e visitam os cartões postais do Rio de Janeiro, do Cristo Redentor à Copacabana, todos lindamente retratados. Existe também a história do amadurecimento de Blu, a redenção do menino que levou as aves até os contrabandistas e a aventura de Linda e Tulio pela favela e pelo Sambódromo, tudo feito de maneira bem divertida e leve, mas, infelizmente, leviana. Em se tratando de um filme para a família e feito no Brasil, tudo logicamente acaba em samba, mas o desenrolar todo serve para alimentar ainda mais todos os estereótipos que os estrangeiros têm do nosso país. Sendo o diretor um brasileiro era esperado (pelo menos por mim), uma visão menos caricata, que ao menos não tivesse seguranças fortões escondendo roupinhas brilhantes por baixo do uniforme, só esperando o momento de "cair no samba". É óbvio que somos conhecidos lá fora pelo trinômio futebol-samba-bunda por méritos (ou deméritos) próprios, que vão desde os resultados nas Copas do Mundo e o crescimento do turismo na época do Carnaval, ao caso de prostitutas envolvidas em grandes escândalos (né, Berlusconi?), mas será que isso é realmente tudo o que temos para oferecer? Carmen Miranda (nascida em Portugal, mas "vendida" lá fora como a cara e a voz do Brasil nos anos 40 e 50), depois de sua primeira temporada nos Estados Unidos voltou ao Brasil e foi bastante criticada pela imprensa, que a acusou de ter perdido sua "brasilianidade". Saiu daí o lindo samba "Disseram que Voltei Americanizada", de Luiz Peixoto e Vicente Paiva, que refutava tal crítica. Impecável o trabalho que Saldanha vem desenvolvendo em Hollywood, mas talvez seja hora de passar um tempinho extra aqui no Brasil antes de seu próximo projeto. spoiler:
    João Batista
    João Batista

Rio é um filme voltado especialmente para o público brasileiro, mesmo não sendo uma produção nacional. E dessa forma, consegue agradar muitos de nós por mostrar belas paisagens do Rio de Janeiro, a paixão pelo futebol, o delírio na época do Carnaval, etc. Mas Rio também encanta por seus personagens carismáticos, a boa trilha sonora e uma história interessante, ainda que com seus momentos previsíveis. Fica uma dúvida se o filme poderá agradar aos estrangeiros (já que, como mencionei antes, o filme é voltado para os brasileiros em especial), mas é possível que isso aconteça, afinal o filme é o melhor da Blue Sky Studios desde o primeiro "A Era do Gelo". Dada a qualidade do filme, e o mérito de retratar o Rio de Janeiro como ele é essencialmente, não há como não sair do cinema fascinado com Rio. Carlos Saldanha está de parabéns, é de filmes como este que os cineastas brasileiros deveriam se inspirar para tentar fazer o cinema nacional melhorar.
    Debbie
    Debbie

Eu o assisti em 3d e achei bem bonitinho,tem uma história bem interessante,a imagem do Rio de Janeiro não deixaram nada a desejar.Nota 10.Recomendo.
    frgil
    frgil

...Que bom ver nosso país retratado na sua beleza,nas suas qualidades...A historia um pouco simples, mas com uma bela mensagem
    Gilda Faria
    Gilda Faria

...Acabei de assistir ao filme, e saí encantada e feliz. Muitas risadas, muita alegria, música e uma viagem a um Rio de pureza e cores. Show!
    Wellingta M
    Wellingta M

Esperava mais dessa animação por se tratar de um cineasta brasileiro, Carlos Saldanha. Não esperava os estereótipos presentes no filme, parece que o diretor está cada vez mais americanizado. A animação também é mais pro público adulto do que pro infantil, meu filho não gostou muito. De qualquer forma é um bom filme, com personagens cativantes com a ararinha Jade.
    eldervs
    eldervs

Vi o filme rio. Mostra lindo visual do Rio, mas mostra tb contrabandistas em favela,criança no crime, etc. Pássa a imagem que no Rio as pessas esquecem tudo por causa de carnaval e futebol. As pessoas pulam carnaval em cima de carros nas ruas. O ornitólogo estava no carro na orla de dia e vê sua dentista com roupas minúsculas indo pro carnaval, como se até as pessoas mais instruídas esquecessem de tudo no carnaval. O filme tb inclui uma cena de desfile, muito bem feita, mas meio que forçada no roteiro. Não gostei desta imagem do RIo. E em termos de roteiro, é bem fraquinho, muito longe dos films da Pixar, por exemplo. Os personagens se encontram muito ao acaso, como o ornitólogo achou a arara em Minesota? Eu sei que é um filme pra crianças e há a licença poética, mas a história podia ser mais inteligente. Há tb repetições de idéias de filmes anteriores, como a arara fêmea aparecendo pela primeira vez para a arara macho (como na Era do Gelo, com os esquilos). Depois repete-se com o ornitólogo e a americada. Tema cena das araras caindo e se abraçando, como na era do gelo. Falta criatividade.