RED - Aposentados e Perigosos
    Você assistiu RED - Aposentados e Perigosos ?

Miguel Neto
    Miguel Neto

Enviada em 9 de novembro de 2013
    Faltou humor para ser comédia, faltou seriedade para ser aventura, é uma pena atores tão bons terem desperdiçado talento nesse filminho.
    Cadu Pereira
    Cadu Pereira

Enviada em 16 de agosto de 2013
    Netflix: não entendo como tem pessoas que dizem que ele não vale a pena. São os R$ 16,90 mais bem empregados da minha tabela de despesas. Um catálogo completo que acesso direto da minha nova TV pelo controle remoto debaixo de um cobertor. Como isso pode ser ruim? O argumento que mais escuto é que ele não tem filmes novos. Isso pode até ser verdade, os lançamentos mais recentes não estão lá mesmo. Mas mesmo assim ainda tem muita coisa, muita coisa mesmo e fico impressionado com a quantidade. Confesso que gosto de filmes, então, saio “dando play” no primeiro que vejo na frente e começo a assistir. Ainda mais agora que pretendo escrever sobre os filmes que vejo aqui no blog.

Mas deixemos o Netflix de lado – outro dia escrevo minhas opiniões sobre ele – para falar de Red. Red: Aposentados e Perigosos foi lançado em novembro de 2010 e agora no dia 08 de agosto foi lançada sua continuação. Como fiquei interessado em ver Red 2, mais que justo ver o primeiro filme para que não deixasse possíveis detalhes ou piadas passarem sem entendimento.

O filme conta a história de Frank Moses, um agente aposentado da CIA que agora é caçado pelo próprio governo, que espera apagar rastros de uma missão feita na Guatemala em 1981. Com isso, Moses vira alvo em uma longa perseguição que afetará a vida de outros ex-agentes colegas de Moses e uma assistente da previdência com a qual ele mantinha contato quase que diário. A assistente, chamada Sarah, entra no filme como um possível interesse romântico de Moses – depois de conversarem muito por telefone, eles até marcam um encontro. O único “porém” é que esse primeiro encontro não será dos mais românticos, afinal, descobrir que você corre risco de vida por conversar alguém por telefone não é algo muito interessante. E, basicamente, a história do filme é resumida em tiros, fita adesiva e mais tiros, muitos tiros. Muitos mesmo!

Moses terá um rival durante o filme. Willian Cooper, interpretado por Karl Urban é um agente em ascensão que lidera a busca por Moses deixando transparecer que talvez seja a versão moderna e “arrumadinha” do seu próprio alvo. Algumas reviravoltas estão reservadas a esse personagem.

Por ser um filme em que o foco são as cenas de ação, os personagens não têm um desenvolvimento muito grande. Eles vão sendo “jogados” no filme sem que antes seja feita uma base para os mesmos. Acredito que apenas Sarah e Cooper tiveram uma base, e talvez Joe, interpretado por Morgan Freeman, possa ter tido também, mas muito pequena.

Os atores

Falando em Freeman, ele está no filme interpretando Joe, outro ex-agente que está sendo caçado. Idoso, vivendo em uma casa de repouso e com seu fígado tomado por um câncer, não aceitava muito que seu fim seria esse: velho, doente e num asilo. Ele fica muito animado com possibilidade de ter alguns dias de ação para relembrar os velhos tempos. Sou suspeito para falar da atuação de Freeman, afinal, sou fã declarado e, mesmo que o papel seja simples e nada profundo, ele interpreta da melhor forma possível, sabendo levar muito bem as cenas de humor e diálogos.

Marvin Boggs, interpretado por John Malkovich, é outro ex-agente, mas com um detalhe: é louco a dar com pau. Acredita ter sido cobaia de um experimento de do governo e agora não pode ouvir falar e ver celulares, internet, satélites. Acredita que tudo é uma grande conspiração e que nunca se deve confiar no sistema, tudo é controlado pelo governo e ninguém merece confiança. Boggs é o personagem mais engraçado, na minha opinião. Seus ataques durante o filme e o modo como entra nas cenas de ação valem boas risadas, principalmente quando ele pergunta: “e agora, posso matar?”.

Victoria é outra aposentada que vez ou outra faz algum trabalho para sair da rotina que, segundo ela, às vezes é muito chata. Confesso que achei seu personagem e interpretação chatos. Junto com Brian Cox, que interpreta Ivan Simanov, é um personagem de apoio apenas. Não tenho muito que falar sobre eles.

Sarah é interpretada por Mary-Louise Parker. Apesar de ter relação direta com o personagem de Bruce Willis, pouco atua no filme, mas serviu como apoio para o próprio personagem do senhor Bruce.

Bruce Willis como personagem principal não foge muito do padrão. A clássica dor de cabeça que boa parte de seus personagens tem está presente nesse também. Apesar de ser seu fã, reconheço que ele não possui um repertório muito amplo e fez o que foi possível, abrindo o personagem para piadas e um estilo mais calmo do que o “bad guy” que é Duro de Matar ou o policial fracassado em 16 Quadras. Diferente e interessante.

E no fim

Um bom filme para passar o tempo, 1h50min de cenas de ação com toques de humor que prendem a atenção durante o filme. Não fica cansativo e muito menos entediante, não há cenas desnecessárias, que tenham ficado longas demais ou sem motivo. Mas acredito que ele seja válido apenas nas condições que o assisti. Domingo à tarde, substituindo o futebol ruim que passava na TV. Não há atuações excepcionais, mas serve para passar o tempo e dar algumas risadas.

Sem mencionar o fato que assisto qualquer filme que tenha Morgan Freeman no elenco.

Não acho que esse filme entra na lista dos melhores trabalhos de nenhum dos atores que participaram, por isso o classifico com um bom passatempo. Agora quero ver como será a continuação do filme.
    Sidney
    Sidney

Se você gosta de tiroteios, explosões, cenas hilárias,humor e uma pitada de romance em um filme de ação e também procura um elenco show de bola, RED - APOSENTADOS E PERIGOSOS é um prato cheio.Òtimo filme.
    Estevan Magno
    Estevan Magno

Enviada em 2 de março de 2013
    Uma das comédias mais engraçadas do ano, muito simpática e familiar, um elenco sensacional e experiente numa comédia para mostrar que até aposentados podem detonar com uma arma na mão. Muito bom, quem assisti não se arrepende.
    William M.
    William M.

Enviada em 4 de junho de 2013
    Juntar eses "velhos" e criar esse filme foi sem dúvida uma ideia sensacional! Bruce Willis,Morgan Freeman e tantos outros do elenco que interpretaram tão bem,que você chega a amar os personagens. Mesmo depois de ano,as amizades,sempre com uma "desconfiança" por trás é o que reuni a união de todos os ex-agentes da Cia que precisam resolver um problema nacional,e que afeta suas vidas. Ação do começo ao fim,desfechos surpreendentes,recomendo!
    Luis R.
    Luis R.

Enviada em 27 de maio de 2015
    Ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Lucas Alcântara
    Lucas Alcântara

Enviada em 16 de agosto de 2016
    Essa análise poderia começar de todas as maneiras possíveis e uma delas é: fã da DC Comics, se caso você se decepcionou profundamente com Esquadrão Suicida (2016), dirigido por David Ayer, você precisa assistir à Red — Aposentados e Perigosos, lançado em 2010. Por quê? Há várias diferenças entre ambos os filmes, porém vamos começar aos poucos — e sim, Red é um filme baseado num dos quadrinhos da DC Comics (a pergunta que fica é: qual?).

O longa-metragem adaptado de uma HQ da principal rival da Marvel (no sentido lucrativo) conta a história do aposentado Frank Moses (Bruce Willis), que tem sua tranquilidade abalada quando o FBI começa a persegui-lo — com o intuito de matá-lo. Frank, que trabalhara para a agência, vai atrás de Sarah (Mary-Louise Parker) uma de suas consultoras e ao lado de "velhos colegas de trabalho" — Joe Matherson (Morgan Freeman), Victoria (Helen Mirren) e Marvin Boggs (John Malkovich) — o aposentado tentará descobrir por que está com a cabeça a prêmio na agência de inteligência e fará de tudo para se livrar desse "pesadelo".

O filme estrelado por Bruce Willis tem como diretor o jovem Robert Shwentke. Para você o nome pode soar estranho, mas saiba que — infelizmente — o cineasta já dirigiu os últimos flops da história do cinema americano: entre eles está o famigerado R.I.P.D. — Agentes do Além, estrelado por Ryan Reynolds e que viria a lançar em 2013. E as sequências da distopia Divergente — A Série Divergente: Insurgente (2015) e A Série Divergente: Convergente (2016) — que infelizmente não foram tão boas em bilheteria quanto o seu primeiro e garantiram que o último filme fosse encomendado para a televisão (ainda a lançar).

Mas não estamos aqui para falar da carreira de Schwentke, mas sim de seu filme Red — Aposentados e Perigosos que se torna unanimemente o auge da sua carreira. Porém, isso não garante que o filme é excelente de todo. Schwentke joga alguns erros no longa e sabendo equilibrá-los bem torna o filme, no máximo, legal.

A direção do diretor poderia ser classificada por vários adjetivos. Aqui ela oscila bastante entre mediana e atrativa. Red — Aposentados e Perigosos é apesar de tudo uma mescla de comédia e ação; Schwentke começa com um ritmo bastante bom, mas em alguns pontos chega a perder o fio da meada como se não estivesse confiando em si mesmo, diminuindo bastante o dinamismo de sua direção. Sendo assim toda a atmosfera de ação e comédia se tornam mediana.

O roteiro de Eric e Jon Hoeber é bastante elaborado quanto a premissa que o filme pretende abordar. Todavia temos alguns desenvolvimentos de personagens que são para lá de ruim, como por exemplo o vilão [Spoiler] que no final acaba se revelando Alexander Dunning (Richard Dreyfuss). O personagem Dreyfuss tem somente uma pequena aparição na metade do filme e se torna bastante deslocado quanto ao longa. E quando o personagem se revela vilão não é nada impactante, pelo péssimo desenvolvimento e profundidade que não tem e pelo simples fato que Dunning, quando se revela vilão, tem uma aparição bastante rápida, tornando o personagem esquecível em relação a produção [Spoiler].

O ponto alto está — além de um bom roteiro —, assim como Esquadrão Suicida, na dinâmica dos personagens que é bem trabalhada e conta com bons atores que desempenham seu trabalho muito bem — inclusive John Malkovich, que interpreta Marvin, o alívio cômico principal do filme. Talvez o único que se sobressaia desse "muito bem" seja Bruce Willis, que apenas faz um John McClane caricato e nada convincente.

A trilha sonora do longa também é bastante boa; nada de surpreendente, assim como o filme, apenas uma trilha sonora comum que combina com a sua estética e aumenta a emoção em algumas cenas de ação que acredite: não conseguem ser nada emocionantes.

E ao terminar essa análise há duas coisas para serem ditas: embora não seja muito popular na "boca do povo", Red — Aposentados e Perigosos, mesmo que muito atrás, pode entrar numa lista dos melhores filmes da DC Comics; então se você se decepcionou com o controverso Esquadrão Suicida, assista, pois o filme oferece praticamente a mesma premissa do filme de Ayer — a única diferença é uma melhor edição e roteiro superior. E para terminar é preciso dizer: Red — Aposentados e Perigosos é o Mercenários que deu certo. O que mais atrapalha o longa é a direção de Shwentke, que apesar de usar ótimos planos seqências parece mais um ditador tentando reprimir a liberdade do povo — nesse caso, a liberdade do filme ser alucinadamente espetacular. Se por acaso num final de tarde estiver sem nada para fazer assista, pois com certeza valerá cada minuto.

Nota: 7,6/10
    MichaellMachado
    MichaellMachado

Enviada em 22 de agosto de 2018
    🎞️ "RED: Aposentados e extremamente perigosos"

Ótimo filme de ação com toque refinado de humor, junto a um elenco recheado de grandes atores, o resultado final só poderia ser positivo.

📌Filme muito bem dirigido por Robert Schwentke.

📌Destaque para Karl Urban (Agente William Cooper) e Mary-Louise Parker (Sarah), que deram um toque de seriedade por parte de Karl e Humor por parte de Mary-Louise. Que por sinal, deu muito certo essa química. Tanto que "RED" ganhou uma continuação.
    Lucas V.
    Lucas V.

Enviada em 11 de julho de 2013
    O que falar de um filme desse ? Filmaço, digo que o filme não tem só um elenco excelente, mas tem um Roteiro de primeira, com as atuações desses mestres de Hollywood, ficou ainda melhor, recomendo demais, NOTA 10!
    Iago B.
    Iago B.

Enviada em 9 de janeiro de 2017
    Filme mt bom cumpre oq se propoe a fazer
    Um filme de comédia com ação,com atores incriveis comedia lega e uma boa ação.não tem quase sangue no filme por ser pra família toda,e isso não me encomodou pra proposta q o filme tem.nota-8,5/10