Veronica Mars - O Filme
Legal
Veronica Mars - O Filme

Para iniciados

por Lucas Salgado

Lançado há 10 anos, o seriado Veronica Mars nunca foi recordista de audiência, mas conseguiu três temporadas de bom nível e conquistou uma legião de fãs, que agora foram imprescindíveis para a realização de Veronica Mars - O Filme. O projeto foi viabilizado através de uma campanha de crowdfunding, com mais de 90 mil fãs financiando a produção ao arrecadar US$ 5,7 milhões.

Veronica Mars - O Filme - FotoOs fãs são tão importantes para a franquia, que os produtores acabaram optando por fazer um filme para eles, o que é um grave problema. A decisão de levar Veronica para os cinemas deveria ser acompanhada de uma produção que fosse mais amigável para não iniciados. No final das contas, o longa vai agradar fãs por causa do tom nostálgico e por contar com o retorno de vários importantes personagens. Mas quem nunca viu a série vai se incomodar com muita coisa, em especial o fato de não ter tempo de se idendificar com a maioria dos personagens.

A história de Veronica (Kristen Bell) na série é resumida em uma breve apresentação no filme, que não gasta tempo introduzindo personagens como Wallace (Percy Daggs III), Mac (Tina Majorino) ou Dick (Ryan Hansen), e ainda soa pouco natural quando tenta dizer rapidamente o que cada um andou fazendo nos nove anos que separam as tramas.

Prestes a aceitar um emprego de advogada em Nova York, Veronica Mars recebe uma ligação do ex-namorado Logan (Jason Dohring) pedindo sua ajuda na investigação do assassinato de sua namorada, do qual ele é o principal suspeito. Ela retorna para Neptune para solucionar o caso, o que incomoda o namorado Piz (Chris Lowell).

Veronica Mars - O Filme - FotoO elenco conta ainda com os retornos de Enrico Colantoni (Keith Mars), Francis Capra (Weevil), Krysten Ritter (Gia), Ken Marino (Vinnie Van Lowe), Daran Norris (Cliff McCormack), Sam Huntington (Luke)Max Greenfield (Leo). As novidades são Jerry O'ConnellDax Shepard (noivo de Bell)James Franco, que interpreta a si mesmo e brinca com a ideia de que é um pseudo-intelectual na vida real.

Escrito e dirigido por Rob Thomas, o filme demora a engrenar e investe em uma história paralela (envolvendo Weevil) que é totalmente desnecessária. A impressão que fica é que o lugar de Veronica é mesmo nas telinhas. Se ao invés de um filme de 147 minutos, tivéssemos três episódios de 40, é possível que ficasse mais interessante.

Ainda assim, os iniciados irão apreciar. A relação de Wallace com o basquete, o talento de Mac com a tecnologia, o temperamento esquentado de Logan e a paixão de Piz pelo rádio estão presentes na trama, assim como referências à brigas, relacionamentos e até casos vistos na produção televisiva.

Os fãs também gostarão de conferir a narração off de Veronica e o tema musical da série aparecer nos créditos finais e também no início do filme, mas num ritmo diferente. Mas o que vale a pena mesmo é ver a jornada de redescoberta da querida personagem. Bell continua linda e com muito carisma. A torcida é para que Veronica volte a ter chances de desvendar seus casos. Mas talvez fosse melhor buscar novo espaço nas telinhas.

• Joelma T.

De fato o filme foi criado para os fã!! nada mais justo, mesmo sem acompanhar a serie minha irmã, por exemplo assistiu comigo e desde já ficou louca para assistir a série.
    O filme foi perfeito para os fã e conseguiu agregar ainda mais pessoas ao fã club de Veronica Mars.