Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos
    Fraco
    Você vai Conhecer o Homem dos seus Sonhos

TÍTULO QUENTE, CONTEÚDO MORNO

por Roberto Cunha

Quem assistiu o último filme de Woody Allen deve tomar alguns cuidados. Isso porque se o recente Tudo Pode Dar Certo foi um legítimo representante do universo do cineasta, este novo trabalho de título longo, e pouco sentido para os brasileiros, sai da mesma ostra, mas não é uma pérola alleniana.

Embora conte com elenco conhecido e a história seja costurada por um narrador (marcas registradas), daria para dizer que Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos é uma promessa quase não cumprida. E para ambos os sexos.

Na trama familiar, Sally (Naomi Watts) é meio que bancada por seus pais (Gemma Jones e Anthony Hopkins) e é casada com Roy (Josh Brolin), um escritor que passa por um limbo criativo, está sem grana e acaba se envolvendo na maior tramóia. De uma hora para outra, esse núcleo sofre mudanças significativas. Enquanto a mãe "viaja" com os conselhos de uma vidente charlatã chamada de Crystal (olha a sacada no nome), Roy flerta com uma vizinha e o pai joga tudo para o alto para se relacionar com uma jovem aspirante a atriz, na verdade, uma tremenda safada de olho na grana dele.

É claro que Allen sabe explorar as imperfeições, angústias e insanidades humanas, como ninguém. E neste filme, diga-se de passagem, não é diferente. Tem crítica ao meio artístico (do qual ele faz parte), traição, mentira, pressão sofrida pela mulher para constituir uma família, a crise do homem na idade do lobo e também depois dela, e como não poderia faltar, tem ainda a figura de uma mãe... problemática.

Da trilha sonora de um filme cuja veia musical do diretor não para de pulsar, o destaque mais conhecido é a clássica "Only You (And You Alone)", popularizada na voz do The Platters nos anos 50. Contudo, apesar do roteiro bem costurado e das atuações corretas, a sensação que se tem é que a produção acabou virando uma grande vitrine com roupas (nomes) de qualidade, mas sem bons modelos (personagens).

Levando o título ao pé da letra, você pode até encontrar o homem dos seus sonhos na ponta de Antonio Banderas. Se a procura é pela mulher, tem a participação de Freida Pinto (Quem Quer Ser Um Milionário?), providencialmente vestida de vermelho, além da própria Watts e Lucy Punch como a fogosa nova esposa do coroa perdidão. Ou seja, tem para todo mundo. O que faltou foi mais densidade para que o espectador possa, de fato, se encantar pela comédia dramática, que se revela até divertida em alguns pontos, mas essencialmente morna na maior parte do tempo.