Mr. Holland - Adorável Professor
    Você assistiu Mr. Holland - Adorável Professor ?

Camilla M.
    Camilla M.

Enviada em 19 de outubro de 2014
    É bonitinho mas um pouco chatinho. Não é horrível mas está longe de ser uma maravilha. A trilha sonora do longa é maravilhosa e a mensagem transmitida é bem positiva e serve para se levar para a vida.
    Alexandre
    Alexandre

Tive a oportunidade de assistir este maravilhoso filme em um Curso de técnica de Ensino feito na Marinha, e hoje cursando Pedagogia indiquei o filme para minha turma na m´téria de didática, todos adoraram, pois é um filme que retrata como se é dificil ser um professor principalmente em nosso país onde é desvalorizada a ponto de um professor ganhar menos que um gari. Mas não podemos deixar a "peteca cair" quem sabe um dia essa profissão tão linda e responsável pela formação de todas as outras também seja valorizada tão quanto. Não deixem de assistir vale a pena e a todos os professores desse Brasil.
    Eduardo
    Eduardo

O filme passa lições de vida do começo ao fim. Para nós discentes, passamos a compreender melhor as dificuldades pelas quais passam os professores para poderem nos ensinar, tendo q dixar seus próprios problemas de lado e ligar somente para os nossos. Perfeito!
    cristyane
    cristyane

Enviada em 8 de novembro de 2015
    spoiler: Assistir Adorável Professor pois me interessei pelo tema do pai musico e o seu filho surdo, e acabei aprendendo um pouco mais com Cal, e o seu pai um musico que se apaixonou por dar aulas.
    Me surpreendi no final do filme com a vontade de lecionar também, o que é engraçado pois não levo muito o jeito pra coisa mas so tenho uma coisa a ressaltar desse filme é que, a musica solidifica o caráter das pessoas. Amei do começo ao fim.
    Cesar Silva
    Cesar Silva

Enviada em 6 de fevereiro de 2023
    Esse filme revela a importância de uma relação ativa entre o professor e o aluno, onde o primeiro é responsável por criar um ambiente saudável que aumente a autoestima e o protagonismo do aprendiz, como também reconhecer as suas diversidades culturais, sociais, familiar e cognitivas. Dado isso, embora não tenha a mais magnífica produção, ele é envolvente, pois possui um ótimo enredo reflexivo, abordando a educação inclusiva e ainda é complementado com um excelente humor pontual.

Desse modo, para a criação da história, nos deparamos com um protagonista que é um jovem compositor, Glenn Holland, que tem o sonho de ser um grande maestro de orquestra um dia. No entanto, ele se encontra em um momento da vida difícil, em que terá que economizar e ajudar nas despesas de casa. Então decide se tornar professor de música em uma escola, mesmo que ele odeie isso, pois o afasta de seu sonho inicial. Assim, seguindo uma lógica previsível, Glen se depara com uma sala de aula totalmente desinteressada por música e a catástrofe que são com os instrumentos, já que seus alunos não têm nenhuma aptidão para tocá-los.

Por conseguinte, ele vai perceber a dificuldade de ser um docente, principalmente para elaborar aulas em que os estudantes tenham vontade de assistir, pois compreende, de uma certa maneira, que a falha deles também é sua. Desse jeito, o professor se desafia a se aproximar desses alunos e usar seus gostos musicais individuais para tornar as aulas mais interessantes. Logo, Holland entende o Ensinar como uma arte que necessita ser livre, ter sentido e significado para poder ser desenvolvida completamente, não bastando ser uma repetição daquilo que está nos livros.

Por outro lado, sua vida pessoal tem controvérsias, pois nesse meio tempo sua esposa engravida e tem um filho surdo, no qual, Holland não consegue lidar com a situação, já que faz parte e está em uma sociedade despreparada e rodeada de preconceitos para com os deficientes. O resultado é um afastamento da sua vida familiar e o foco passa a ser na profissional, ajudando cada vez mais alunos, entretanto, tornando-se um pai ausente e despreocupado com a própria educação do filho.

Toda a trama do filme é baseada nessa dualidade e na frustração de Glen ao transformar o seu sonho de compositor para professor e a sua incapacidade de expressar sua paixão por música ao seu filho, já que tem o preconceito de que ele não entenderá completamente, pois é um não ouvinte. Em virtude disso, o filme tem bom acompanhamento emocional em seu enredo principal e contém um surpreendente fechamento.
    Ronivom S.
    Ronivom S.

Enviada em 10 de outubro de 2014
    "A grande sacada do filme “Adorável Professor” é exatamente a forma de percepção e jeito de olhar do professor para seus(as) alunos(as) de forma diferente, cada qual com suas riquezas e seus conhecimentos culturais, sociais e familiar. Era a capacidade de acreditar e perceber as potencialidades que cada um traz consigo e com isso, unir conhecimentos e razões para fazer da música algo divertido e com sentido na caminhada...." segue o link do blogger em baixo da crítica completa!
    Ir. Ronivom fms