Predadores
3,4
Você assistiu Predadores ?

Mariano S.
Mariano S.

5,0Obra-prima
Enviada em 23/02/13

Para quem gosta de coleção, basta ver os filmes da série Alien e da série Predador, para que viaje a outros mundos e realidades. Vi os dois da primeira série, o “Alien: o oitavo passageiro” e o “Alien: o resgate”, esse último muito elogiado pela crítica, o mesmo produzido por nada menos que James Cameron, aquele do Exterminador do Futuro, Titanic e Avatar. Já nos Predadores, há uma grande pedida para testar sistemas de som e home theater, uma vez que o sistema de áudio desses filmes é exemplar, tudo em 5.1 e alguns em DTS e se Blue-Ray, em Master Áudio. Mas os filmes são excelentes, misturam ficção e terror, mas sem apelação. Vemos uma mitologia própria nos aliens, mas sem lançar mão de informações de Däniken, escritos sumérios e gravuras arqueológicas, que fazem a base das naves e cápsulas dos abitantes do espaço. Sua superioridade em relação aos seres humanos sempre é evidenciada, e mesmo o forte Swarzenegger no primeiro Predador, apanhou muito. Fato é que em “Alien: o oitavo passageiro” há uma nave comercial e recebe uma mensagem sonora de um planeta em Zeta Reticuli, que para qualquer ufologista sempre foi o local de onde alguns Ets disseram ter vindo, e assim ficção se mistura com alguma realidade. O sistema desses bichos do céu é meio de parasitas, eles nascem do ventre das pessoas e tê estes uma grande rival: a mulher Ripley, que como todas as desses filmes, ou quase, tem comportamento masculinizado, levando uns a crer em lesbianismo. Mas apenas revela em parte a Nova Era, que já era prevista nesses filmes na emancipação feminina, só isso. Também os aliens têm sangue de ácido, o que dificulta sua morte, haja vista as naves serem feitas de metal. E os predadores, seus inimigos, tem visão de infra vermelho e usam armaduras que trazem invisibilidade, tirando a chance assim dos sensíveis e indefesos seres humanos de os vencer. Claro que todas essas histórias revelam a sintonia com mitologias e religiões, uma vez que Deus ou Deuses são por óbvio mais fortes e poderosos que seres humanos. Mas em Alien 3 a Ripley já namora no começo e tira a dúvida sobre sua natureza sexual, e já no segundo ela tinha filha etc, o que revelava não haver dúvida. Apesar de que no 3 ela está de cabelo raspado. Já nos predadores, que são muitos, incluindo as versões de “Alien versus Predador”, há uma qualidade de efeitos especiais muito boa, e pirâmides e outras coisas que fazem sintonia clara com civilizações como a Maia e a Egípcia antigas, e sua superioridade em relações a nações outras. Isso sem falar no filme Predadores, onde estão as pessoas em outro planeta, numa selva, o que os coloca como predadores do mundo e da natureza, outra ótica. Revela sempre a inteligência o o instinto necessários para vencer esses inimigos demoníacos, e mais uma vez nos vemos em algo medievo. Muito interessantes os robôs e os efeitos especiais e sonoros desses e dos predadores, que fazem funcionar sistemas de home theater e cinemas. Também as naves e os seres são bem produzidos e sem efeitos de computador no geral, o que traz mais realidade ao filme, melhor que muitos que desejam o mesmo fim. Vemos ainda em filmes semelhantes, como o que comentei, Pandorum, e mesmo no Prometheus, versões com a mesma tônica. Fato é que não estamos sós e que os antigos não eram idiotas a ponto de inventar seres do céu e monstros, mas apenas relatavam fatos, do seu modo de ver. Apenas vemos aí uma cosmovisão tão verossímel quanto a dos teólogos, religiões e mitologias, apesar da atualização e modernização. Mas são bons filmes, e os melhores no que tange a ficção científica. (Mariano Soltys, autor do livro Filmes e Filosofia, pela editora AGBook, em www.agbook.com.br)

Marco Túlio

Lucimaraâ„¢
Lucimaraâ„¢

4,0Muito bom
Enviada em 11/09/11

É do Rodriguez e mesmo não sendo tão ousado como o Tarantino, ele ainda é dos bons. Eu achei o roteiro bem bacana e não vi blá blá blá como dizem. Achei muito bom. Pra quem curte o gênero vale a pena assistir. - 8,5

Margotti
Margotti

3,5Bom
Enviada em 15/03/11

Achei o filme interessante, não tem o melhor dos roteiros, ainda assim conseguir te prender, boas atuações e sequencias de açã. Mas gostei mesmo de Alice Braga, fria, ao mesmo muito humana, também gostei do final, que dá margem à uma sequancia.

Filipe
Filipe

1,0Muito ruim
Enviada em 24/10/10

mto fraco esse filme. roteiro defeituoso, totalmente mal desenvolvido. o filme soh se salva em algumas cenas de ação e suspense q realmente prende o espectador, mas o filme é si é muito fraco. total desperdicio de tempo

Lukas Henrier
Lukas Henrier

4,5Ótimo
Enviada em 14/09/11

Tem clichê sim,mas o filme é otimo.Não sei porque foi esse fracasso de critica.Tem um suspense no inicio,e também um misterio.Depois perde o suspense e ganha mais ação.Gostei muito de algumas lutas,como a da espada vs o predador,e cenas de perseguição dele.Os efeitos convencem e são bons.Não é melhor que o Predador,mas é melhor que o Predator 2.

Adriano N.
Adriano N.

1,0Muito ruim
Enviada em 15/01/16

Primeira coisa a se dizer desse filme: NÃO ASSISTA ! Filme muito ruim ! Só escapam os efeitos especiais ! Adrien Brody irreconhecível, nem parece que já ganhou Oscar de melhor ator na vida ! Roteiro: sem pé e nem cabeça ! A gente fica pensando que tem alguma grande novidade no filme, em relação ao filme original, mas até os predadores são praticamente os mesmos, só um pouco mais bem feitos e com mais recursos tecnológicos do que os predadores da década de oitenta. Se você não quiser perder seu tempo, assista outra coisa.

Vitor T.
Vitor T.

4,0Muito bom
Enviada em 14/07/18

É um bom filme. As atuações são condizentes com um grupo colocado em um planeta desconhecido, sempre um pouco tenso e assustado. Os predadores oferecem uma boa rivalidade, condizente com o potencial ofensivo deles. Diria que é um filme estritamente dos personagens predadores, para quem já assistiu os outros filmes e gostou da participação dos predadores, é um ótimo filme. O ponto fraco na minha opinião está na exploração tímida da rivalidade entre eles (predadores), oferecendo pouca ameaça aos predadores que combatiam os mercenários humanos.

Renato A.
Renato A.

2,0Fraco
Enviada em 17/04/18

Filmezinho devagar... Algumas cenas podemos apreciar belas imagens e bom som. Porém, reações dos personagens nada a ver, e sem sentido, fazem o filme perder muitos créditos. Além de mudança da legenda (como mencionado pela crítica do Adoro Cinema) Não gostei!

3,0Legal
Enviada em 14/01/17

Último filme de uma longa série que envolve predadores e aliens, Predadores cria um ambiente hostil para humanos e uma trama suficientemente coesa para que tenhamos cenas de ação e tensão durante essa mini-experiência dentro desse universo onde humanos são sempre caças, e os predadores, seus caçadores.