Tomb Raider: A Origem
    Regular
    Tomb Raider: A Origem

Dura na queda

por Francisco Russo

Ícone dos videogames, Lara Croft é daquelas personagens cuja popularidade fez com que transcendesse o ambiente em que foi criado. Se a musa digital já havia ganho uma versão em carne e osso no início do século XXI, personificada por Angelina Jolie em dois filmes, agora ela ressurge na pele de outra jovem atriz, também ganhadora do Oscar de coadjuvante: Alicia Vikander. Entretanto, mais do que a mera troca de nomes, é importante reparar no relevante processo de ressignificação que a personagem passou nesta década e meia de hiato nas telonas.

Tal transformação fica explícita logo na primeira cena apresentada, após a abertura explicativa em torno da feiticeira Himiko: o soco no rosto recebido por Lara, associado a uma derrota na luta praticada em plena academia, elimina de imediato a aura de imbatível em torno da personagem. "Ela não é nenhuma super-heroína", o roteiro rapidamente alerta. A busca por uma Lara Croft mais "normal" é onipresente, seja ao realçar suas fragilidades ou mesmo ao afastá-la do ambiente luxuoso em torno de sua origem - que está lá, como pano de fundo, mas apenas para contextualizá-la. A nova Lara despreza a fortuna que possui, preferindo assumir seu destino ao trabalhar como entregadora e pagar suas próprias contas, um caminho bem diferente do exibido nos filmes anteriores que é, também, reflexo do empoderamento das mulheres em geral nos últimos anos. Ponto para o filme.

Porém, há também uma mudança de postura em relação à personagem. Se antes se investia mais no lado sex symbol de Lara Croft, explorando a sensualidade típica das heroínas siliconadas criadas para o digital, aqui esta vertente também é deixada de lado. Saem as cenas posadas que exploravam a beleza de Angelina Jolie em nome de uma personagem mais gente como a gente, algo em muito auxiliado pelo trabalho de Alicia Vikander. Se esta é nitidamente a personagem que mais lhe exigiu no lado físico, ainda assim ela consegue transmitir uma humanidade no olhar que, em vários momentos, ajuda a situá-la dramaticamente dentro da narrativa. Não que este seja o foco central do filme, claro, mas auxilia a nova Lara Croft nesta busca em ser uma personagem mais contemporânea.

Com tal transformação estabelecida, chama a atenção como Tomb Raider - A Origem pode ser dividido em dois filmes bem distintos. Se na primeira metade há todo este trabalho em restabelecer a personagem central, apostando em um divertido rally urbano que brinca com a ideia do costume britânico da caça à raposa, o trecho final envereda de vez na dinâmica típica de um videogame, com desafios seguidos - e por vezes absurdos - que precisam ser superados pela heroína. Com um vilão extremamente raso e caricato, interpretado por Walton Goggins, o novo Tomb Raider abandona qualquer tentativa de (re)criação para investir no mais do mesmo, artimanhas mirabolantes que não trazem emoção nem a menor dúvida do que acontecerá a seguir. Tedioso.

De início revigorante e desfecho arrastado, claramente inspirado em Os Caçadores da Arca Perdida, Tomb Raider - A Origem se rende a um punhado de diálogos deslocados, metralhadoras que convenientemente falham e vilões que se recuperam num passe de mágica no intuito de criar sucessivas sequências de ação que, quase sempre, nada acrescentam. A exceção fica por conta da boa cena do avião à beira de uma cachoeira, bem executada tanto na dinâmica de Lara Croft quanto nos efeitos especiais empregados. No mais, chama a atenção o cuidado da produção em recriar poses clássicas da personagem nos videogames, como seu balançar na corda e o andar meio enviesado, sempre com a indefectível camiseta verde escuro. Afinal de contas, por mais que esta seja uma Lara Croft mais voltada aos dias atuais, certas características jamais mudam.

• Felipe Pelissari
      Como uma adaptação (e não uma cópia) do jogo de 2013, achei o filme bem divertido. Pegaram alguns elementos legais dos jogos e aplicaram, e gostei disso, como na cena do avião, nos puzzles, no uso do arco e flecha dela, no machado de escalada, etc. Gostei do visual dela também, não ficou algo forçado e sex appeal. Eles também deixaram a história mais realista, nerfando a Lara Croft (que me incomodou um pouco, mas entendo a proposta) e mudando a Himiko, onde no jogo a mesma realmente é sobrenatural, porém no filme esse lado é mais subjetivo, sendo que ela na verdade portava um vírus. Achei o pai dele mal explorado, ele conseguiu sobreviver anos lá, atrapalhando discretamente, mas quando o mesmo aparece, não aparenta ter essa inteligência. O vilão ficou genérico, poderiam ter trabalho mais nele também, para ter um diferencial e não ser só um capacho. Sobre a questão dela não aceitar a herança, achei completamente plausível, ela não rejeitou porque achava que conseguia sozinha (diferente do que muitos interpretaram erroneamente), ela rejeitou pois para conseguir a herança, ela precisaria declarar a morte do pai, coisa que não é fácil de se fazer. Portanto, o filme não é perfeito, e não é 100% fiel ao jogo, mas essa fidelidade não era a proposta dele, já que era uma adaptação cinematográfica. Me diverti com o filme, e gostei das referências, principalmente na cena pós-créditos, por isso, achei um bom filme
    • Mari
      não achei q ficou fiel ao jogo, eu fiquei bem decepcionada com isso.
    • jujuka
      Ah! tem um ponto que eu descordo da resenha...eu não vi na história esse lance de pobre menina rica que rejeita a fortuna para se provar... A maneira como interpretei foi que no começo Lara rejeita a herança porque para aceitá-la ela tem que assumir que o pai morreu, juridicamente falando, e em seu coração ela sente que ele não morreu, ela não aceita dar o pai como morto sem provas, por isso ela rejeita a herança a princípio. Mas no final, fica bem claro (ao menos pra mim) que ela aceitou uma vez que teve certeza da morte do pai.Não sei vcs, mas acho que eu terei a mesma atitude. Aceitar uma herança sem ter certeza que seu pai morreu, é no mínimo perturbador. Não é uma decisão nada fácil.
    • jujuka
      Eu já vi Bruce Willis em Duro de Matar, Silvester Stalone em quase todos os filmes dele hahahaha... Eh, no geral gostei do filme. Mas é engraçado que o filme tem os mesmos clichês que tem em um monte de filme com protagonista macho/fortão. Mas como é uma mina, magra, mais real, a galera critica. É uma sede de testosterona que nunca vi, hahahaha
    • Alex
      Eu olhei e achei legal o filme.. tem coisa muito pior por ai.. achei bem de boa!! não é nada sensacional né.. mas da pra assistir muito de tranquilo!
    • William Perez
      Ótimo comentário, não consegui jogar o jogo de 2013, quando ela vai caçar o primeiro cervo na floresta o meu CD pirata travou, e na sequência meu Xbox foi pro saco tb. Mas videogame é assim mesmo tem 50 horas pra desenvolver uma narrativa, o problema dos filmes é que eles não podem querer ensacar aquela mesma narrativa em 50 minutos, não houve tempo pra Lara sair de garota vacilante para natural born killer. Culpa do diretor. Mas há filmes muito piores, esse ainda dá pra assistir mexendo no celular. P.S.: Voltei a jogar com a Lara, agora o Shadow of Tomb Raider, espero que não façam um filme cagado desse tb.
    • Alex
      e se a atriz escolhida tivesse sido Alexandra Daddario?? Eu acho que seria mais fiel a personagem....
      nao fala merda!
    • Alex
      se a versão é nova, pq cagaram a historia? o filme é o filme e o jogo é o jogo, simples assim!!
    • Alex
      quando fizeram Tomb Raider novamente nos consoles, é assim mesmo que ela veio... confusa, com medo, sem coragem, nem atirar sabia.. tanto que a mira no jogo fica oscilando....conforme vc avança no jogo, tudo melhora..a questão é que o jogo tem 5 6 7 8 9 10 20 horas pra mostrar isso...o filme tem 50 minutos!! concordo com quase tudo que vc falou na sua critica...somente isso que citei acima que nao!! o restante tudo certo!! Ela renegar o dinheiro é deplorável...e nao me venham com o papo de q ela nao assinou somente pq n acreditava que o pai estivesse morto, algum dinheiro ela poderia usar com certeza !! kkkk
    • Alex
      Obvio, ela é assim, nao precisa colocar uma Pamela Anderson ali.. mas pera ai... a Lara sempre foi um puta de uma mulherão, chamativa, poderosa... Alicia é pequena, magrinha, ela é linda.. mas pra ser Lara Croft, falta muito!! mesmo a Lara do ''retorno'' de tomb raider aos consoles, que é uma menina menor, mais ''fraca'' chama atenção em tudo... quando a Alicia ta correndo dos meninos e cai no chao.. e a camera filma de tras, meu amigo... parece uma criança!!
    • Alex
      Sinceramente, concordo com teu ponto... a unica coisa q descordo é no ''ainda bem que nao sexualizaram a atriz'' Lara Croft é um mulherão...um ''mina'' linda e absurdamente chamativa e poderosa!! e a atriz escolhida, é magrinha, que se tomar um soco parece q morre, vc percebe isso na cena que ela ta correndo dos meninos que roubaram ela... e nao estou falando isso pelo erotismo da coisa e sim pq a Lara desde sempre, é um mulherão onde tudo chama atenção...e a Alicia não é esse mulherão!!
    • Alex
      o que achei engraçado na cena que ela pula do barco, cai no Mar e segundos depois ela esta na beira da praia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
    • Alex
      Na verdade, nao acabaram com ela... o primeiro jogo, depois da mudança em tomb raider, era assim mesmo, a menina nao sabia atirar, usava um arco e flecha, a mira do jogo fica bamba, se movendo bem de leve, o que atrapalhava no tiro, isso pq ela nao sabia fazer isso.. conforme o jogo vai prosseguindo, isso tudo melhora.. como no filme.. no inicio uma coisa e depois ela vai tomando coragem!! Eu concordo contigo se esta reclamando sobre a atriz escolhida... Lara Croft é um mulherão, pernas, peitos, bunda, rosto, cabelo, tudo chama atenção... e a atriz escolhida é sem sal sabe...e nao to falando no ponto de vista erotico da coisa...e sim da personagem mesmo!! nao tem nada a ve!! somente a roupa!! ela é boa no que se propoe a fazer, mas a estetica, nem de perto lembra LARA.De 5 a 10, eu daria nota 7 ao filme!!
    • Andrea
      Acabei de ver e o filme é uma porcraria. Acabou com a Lara Croft. Se é pra descaracterizar tanto um personagem é melhor fazer outro. E isso não tem nada a ver com ela ter ficado menos sexy ou não. Emponderar enfraquecendo...essa é nova.
    • Franklim c
      Terrível.O filme me perdeu na cena que o cara do barco cai bêbado e é possível ver nitidamente um boneco caído. Não dava pra filmar o ator deitado ali?Os efeitos da chegada na ilha estão horríveis também.A trama é uma tristeza e quanto à crítica, chamar a pobre menina rica de empoderada é uma avaliação muito equivocada, tá mais pra rebelde sem causa.Fora que ela passa a matar geral como se fosse um supersoldado e o cara do barco de repente é um militar de elite super treinado.Enfim, quase nada se salva!
    • Richard Bueno Prado
      mai o jogo de 2013 tbm foi assim euhaiuehaiuehiau n vi ninguem reclamar disso no jogo
    • Patricia F
      Não poderia ser um pouquinho maia real. Tá pior do q Difícil de Matar. Nem alguem com super treinamento teria sobrevivido ao q ela sobreviveu. Simplesmente nao te explicação
    • Maria C
      Nunca vi alguém apanhar tanto como a Lara e ficar inteira e na hora... tirando as pieguices pai e filha, e certas cenas absurdas, valeu. Alicia é ótima.
    • Maria C
      Menos eu... tô fora.