Nossa Vida Exposta
    Legal
    Nossa Vida Exposta

Vale pela novidade

por Lucas Salgado

Nossa Vida Exposta desperta a atenção do espectador já em seu primeiro minuto, ao destacar que se trata de um documentário sobre uma pessoa muito importante da qual você nunca ouviu falar.

E o filme faz justamente isso, mostra que aquele ilustre desconhecido teve participação importante em determinado momento da revolução tecnológica nos Estados Unidos.

Trata-se de Josh Harris, um jovem que ganhou prestígio e rios de dinheiro por saber exatamente onde investir seu dinheiro à época do surgimento da internet.

Harris, que se considera um artista, ganhou milhões e milhões de dólares com seus projetos já no início da carreira, o que o levou a desenvolver uma personalidade exótica e descompromissada com a opinião alheia.

Após dar um tempo em seus projetos na internet, Josh continuou vendo a interatividade como algo a ser explorado no futuro. Com isso, pega parte de seus milhões e cria um hotel num subsolo de Nova York e hospeda lá dezenas de pessoas que aceitem se submeter à vários meses de confinamento e exposição. No hotel coloca a placa "we live in public", que significa "nós vivemos em público" e serve de título original para este filme.

Dirigido, escrito, produzido, editado e fotografado por Ondi Timoner, Nossa Vida Exposta é um documentários muito interessante justamente por retratar, com o perdão da redundância, uma pessoa muito interessante. Nada faz do filme algo memorável, apenas o objeto que é documentado, o que por si só já justifica a importância da produção.

As cenas de arquivo exibidas também possuem significativa importância por representarem situações que muita gente, ao menos no Brasil, nunca ouviu falar.

Ao conferir toda a noção criada de se viver em público é impossível não se lembrar da onda de programas de reality show que atingiu o mundo neste começo de século XXI. Não é nenhum grande exagero concluir que Harris é uma espécie de pai do Big Brother.