Brazil, o Filme
    3,6
    Você assistiu Brazil, o Filme ?

Alvaro S.
    Alvaro S.

Enviada em 29 de junho de 2016
    Apesar do nome, este filme não tem nada a ver com nosso país. Ambientado num mundo futurístico que não se sabe o ano e onde fica, esta obra de ficção científica retrata uma sociedade presa em burocracias. O roteiro acompanha exatamente um burocrata, Sam Lowry (Jonathan Price) que tenta corrigir um erro administrativo e acaba ele mesmo se tornando um inimigo do Estado. Atenção para um Robert De Niro quase irreconhecível e para a trilha sonora inspirada na música Aquarela do Brasil. Terry Gilliam entrega um filme imaginativo, uma comédia de humor negro audaciosa, interessante e de certa forma profética e visionária. Curiosidade. O diretor do filme e o presidente da Universal travaram uma briga de anos para que o filme fosse lançado nos EUA respeitando o corte final original e não uma versão com 40 minutos a menos e um final romanceado. Outra Curiosidade. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Direção de Arte. Nota do público: 8.0 (IMDB) Nota dos críticos: 98%(Rotten Tomatoes) Bilheterias EUA - $9,9 milhões Acesse o blog 365filmesem365dias.com.br para ler sobre outros filmes.
    Anderson  G.
    Anderson G.

Enviada em 23 de abril de 2017
    A burocracia aplicada a ficção que transmite o real, o quão errado um filme de ficção cientifica que tem como tema a coisa mais chata do mundo poderia dar errado? muitas, não deu, muito pelo contrario, ele consegue criticar ao mesmo tempo que incomoda e encanta por sua riqueza de detalhes e seu humor negro irônico completamente apaixonante. Terry Gilliam participou do roteiro do filme, que diga-se de passagem sofre confusão em seus atos, mas ele é linear e apesar de criar um futuro distópico asustadoramente verosimílil e incrível, a onde mostra a totalidade de um estado sobre o mercado e sua sociedade,afundado em burocracia prejudicando o serviço publico, inibindo a iniciativa privada, transformando servidores em números, exigindo metas sem condições de trabalho e vivendo a paranoia de um ataque terrorista seu futuro é apavorante e chato -Quem disse que o futuro será divertido?- Dentro deste universo temos Sam Lowry (Jonathan Pryce), um servidor publico que apos se apaixonar por uma mulher acaba por ser confundido com um inimigo de estado, Terry vem de month payton, então seu humor é negro, divertido, áspero e critico e completamente absurdo, pode até ser inchado, mas é agradável. A critica de Terry em cima da totalidade do estado é perfeita,pois ele mostra a dificuldade de pequenos atos, alem da busca do amor, perca de indenidade em meio ao controle estadal, a busca absurda pela beleza,e controle . Com uma fotografia cinza que lembra demais Blade Runner, ele é quase sensual em sua estética cyberpunk misturada com o comum, com uma riqueza de detalhes incríveis que lembra "2001- uma odisseia no espaço" a gente nota o cuidado de Terry e sua equipe em cada minuto de filme, alias, a direção de arte deste filme é algo completamente incrível desnublante, sua trilha sonora tambem é tocante, e casa demais com o filme, seu ritmo conversa e se casa com a tela. As atuaçoes em geral eu acho fracas, Jonathan Pryce até tem seus momentos mas não chega a empolgar Kim Greist está pessima e de niro não passa sentimento algum, apesar de seu personagem ser ótimo. "Brazil" pode ate ter uma gordura, e voce sentirá o tempo, mas admire a beleza de sua direção de arte e contemple uma critica completa e sensacional se colocando como um dos melhores filmes de humor negro que eu já vi na vida
    Atila J.
    Atila J.

Enviada em 10 de setembro de 2019
    Tudo a ver com o Brasil de Temer e Bolsonaranta... Filme de cabeceira... Tem que assistir sem x para compreender...
    Ercilia B.
    Ercilia B.

Enviada em 1 de maio de 2015
    Há tempos assisti ao filme. Achei-o maravilhoso, profético. E, a cada novo dia, sinto que sua projeção de futuro mais se aproxima da realidade. Não uma realidade brasileira, como o título sugere. Mas uma realidade universal se considerarmos o mundo ocidental e, dentro dele, o sistema capitalista, excludente e produtor de terrorismo.
    Birovisky
    Birovisky

Enviada em 11 de abril de 2017
    Aos apreciadores do filme 12 Macacos e das incríveis criações do grupo Monty Python, aqui vai uma dica daquelas, afinal o humor distópico de Brazil não é pra qualquer um, e a quem desconheça a linha humorística dos caras pode achar uma tremenda perda de tempo, o que seria uma heresia. Mas antes de assistir ou mesmo depois, leia a rezenha crítica de Brazil, o Filme, que no mínimo vai fazer você compreender o que se passa neste universo ou entender aquilo tudo que seu cérebro não processou e que certamente no final do filme você soltou àquele sincero "Mas que porra foi essa?".

Enviada em 25 de março de 2016
    UM bom filme! Um roteiro culto e inteligente, atauções boas, mas faltou mas De niro no filme, o diretor focou em outros atores e perdeu a maão do desenvolvimento, sendo que um gênio chamado De niro eem suas mãos e não soube explorar, mas fora isso nos cahma muito atenção na trilha sonora que é toda brasileira, de nos dar orgulho em ter canções tão lindas!!
    Marcos
    Marcos

Muito atual. Uma caricatura não tão longe do que pode se tornar a máquina do estado. É o extremo oposto à anarquia. E isto como fundo de uma história emocionante sobre a busca de um sonho, e os problemas que as vezes isto causa.
    Leonardo F.
    Leonardo F.

Enviada em 11 de julho de 2015
    uma obra de arte! O filme mostra os rumos que esse sistema consumista e desigual está nos conduzindo, onde a sociedade parece imitar as corporações e o capital está acima de qualquer coisa
    Alana Ávi
    Alana Ávi

Enviada em 26 de janeiro de 2020
    Sensacional! Um retrato de como seria o Brasil se continuasse nas mãos do Luladrão e da imprestável da Dilmanta. Um país atolado em burocracia e controlado pelo estado e escravo dos serviços públicos. Ainda bem que nos livramos destes trastes.
    oswaldo m
    oswaldo m

Enviada em 28 de setembro de 2020
    Filme profético, apesar de não ter sido concebido fazendo referência ao Brasil da época,cai como uma luva no Brasil atual desgovernado pela familícia Bolsonaro e tendo como massa de manobra bolsominions imbecis.