A Festa da Menina Morta
    2,8
    Você assistiu A Festa da Menina Morta ?

Rafael V
    Rafael V

A festa da menina morta é uma excelente estreia na direção do ator Matheus Nachtergaele. O autor aborda a estranha relação entre pai e filho, respectivamente, Jackson Antunes e Daniel de Oliveira (ótimo), tendo como espaço a Amazônia brasileira. A personagem de Daniel de Oliveira é um beato que se aproveita da fé e da ingenuidade do povo humilde da região. Sim, é um filme indigesto e que causa um estranhamento, com cenas fortes, mas é a vida; o filme é totalmente verossímil. Dira Paes é uma excelente coadjuvante, que junto com Cássia Kiss também estrelam esse filme. Ótimo filme!
    Luiz Antônio N.
    Luiz Antônio N.

Enviada em 10 de janeiro de 2019
    Há 20 anos uma pequena população do Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida.

filme de 2008 que resolvi assistir agora pensando que poderia ter alguma surpresa mas o filme é muito ruim achei além de ser muito comprido uma história sem sentido simplesmente não gostei achei uma baita de uma perda de tempo ⭐
    Guillermo M.
    Guillermo M.

Enviada em 28 de novembro de 2014
    Filme impreciso. Vaga sobre diversas temáticas sem construir um roteiro coerente.
    Raildon L.
    Raildon L.

Enviada em 29 de janeiro de 2014
    Eu sou especial?

Esse é um questionamento feito por Santinho (Daniel de Oliveira), personagem que ganhou a devoção de uma pequena comunidade do Amazonas, depois que recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os restos de roupa de uma garota que desapareceu.

O ocorrido aconteceu logo após o suicídio de sua mãe (Cássia Kiss). O fato foi visto como um milagre e, anualmente, peregrinos visitam a localidade em busca das revelações da menina, através do seu "guia espiritual".

Estreia do ator Matheus Nachtergaele na direção, "A Festa da Menina Morta" relata a celebração de vinte anos do ocorrido. O diretor lança um olhar observador sobre o assunto onde, aos poucos, conhecemos como a festa vem mobilizando todo aquele povo, e os preparativos do evento que, de certa forma, se tornou "negócio", com venda de bebidas, comidas e atrações musicais. Um dos personagens, Tadeu (Juliano Cazarré), irmão da menina, sofre e discorda da festa, mas acaba sendo uma voz única na multidão.

O naturalismo é muito presente durante toda a trama. Vemos várias imagens de animais (tartarugas, jacarés) e a morte de galinhas e porcos, em close-up, nos aproximando daquele clima celebrativo de vida/morte que se instala naquele lugar. O ritualismo das cenas não deixa de ser uma preparação para a queima de oferendas, procissão e a fala de Santinho, no ápice da estória.

Santinho dedicou toda a sua vida a esse ritual. E tal responsabilidade é vista em vários momentos onde ele explode sua tensão contra pequenas coisas cotidianas e atitudes banais de personagens, que o irritam. Ele toma remédios (certamente, tranquilizantes) e, em determinada cena, revê sua mãe, que ensaia um monólogo simples, mas que o atormenta e o faz questionar sua "divindade".

O filme também toca em temas difíceis como incesto, mas sem se aprofundar muito no assunto. Ao final de tudo, A Festa da Menina Morta não deixa de ser um curioso exercício de observação antropológica.
    Thiago Tavares
    Thiago Tavares

Enviada em 13 de fevereiro de 2013
    Assisti o longa somente agora em 2013 e concordo que o roteiro traz muita provocação a inteligência do espectador em situar-se cronologicamente como também logicamente no filme.Porém o diretor não possui a obrigação de mastigar tudo e colocar na boca de quem vêm para apenas fazermos a digestão.

A festa da menina morta retrata mais um pedacinho do nosso imenso Brasil de várias raças,crenças e superstições.As cenas de incesto que queiram ou não queiram realmente acontecem e não apenas nas comunidades mais carentes ou em povoados e sim também nos ugares ditos civilizados como estamos enfadados de assistir nos jornais.

Elenco:

* Mais uma vez o ator Daniel de Oliveira esta perfeitamente entregue a obra apesar de que é possível ver características de suas expressões também usadas em zuzu angel e cazuza o tempo não pára.O ator têm que passar por laboratórios para esquecer esses personagens e usar trejeitos não manjados.

nada mais a declarar bom filme a todos.
    Silvestre!
    Silvestre!

Enviada em 6 de janeiro de 2014
    Criativo, revelador e angustiante! Ingredientes que fazem deste filme um binóculo que nos mostra o mundo por um ouro prisma! Parabéns à equipe... É uma pena que a grande massa seja privada dessas obras primas e ainda estranhe e desconheça a essência do bom filme nacional, que nada tem a ver com novela nem globofilmes.
    Deyse Montenegro

Fui ver o lançamento desse filme no cinema da Fundação, em Recife, PE, e tive a oportunidade de participar de um debate (após o filme) com o diretor Matheus Nachtergaele. Não é um filme de fácil digestão, muito pelo contrário. As muitas cenas fortes do filme causam no espectador certa repulsa -  o que acredito, seja natural. Não é um filme fácil (para àqueles que esperam algo que não seja "imoral", realmente não é o filme certo). A história que pode parecer "sem pé nem cabeça" é de uma sensibilidade que fere os olhos e marca de verdade - mesmo àqueles que não a compreendem.
    Jeftapajós
    Jeftapajós

Depois de um certo atraso, finalmente consegui assistir ao filme na Cinemateca de Curitiba. Realmente ele não é de fácil digestão. Afora a história/estória ocorrer nos confins da Amazônia, a temática é universal. Porém causa asco/ojeriza/irritação/desconforto as cenas de incesto entre pai/filho e as matanças de animais. Qual a finalidade do autor/diretor em dar tanta ênfase nessas cenas desconfortantes? Sei que é perigosa a psicanálise do autor - estou longe disso -, então deixo a explicação para Freud: "um artista é originalmente um homem que se afasta da realidade porque não pode concordar com a renúncia à satisfação instintual que ela, a princípio, exige, e que concede a seus desejos eróticos e ambiciosos completa liberdade na vida de fantasia". (Freud, Sigmund. "Formulações sobre os dois Princípios do Funcionamento Mental" (1911), Edição Standard brasileira das Obras Psicológicas Completas, Rio de Janeiro, Imago Editora Ltda., 1980, vol. XII, pág. 284).
    Logicamente que a explicação freudiana é apenas uma entre tantas outras que se pode lançar mão na tentativa de desvelar formas significativas.
    Voltando ao filme - e esquecendo as cenas que nos causam "inquietantes estranhezas" - o restante realmente nos sensibiliza. Os enquadramentos, às vezes nervosos, nos fazem adentar na psique das personagens e é como se estivéssemos em um jogo de espelhos exorcizando os nossos próprios demônios através das dilacerações e do modo de vida frívolo de seres que estão vivendo histórias/estórias inusitadas, porém universais. Nesse sentido, os confins da Amazônia seriam a metáfora da nossa própria alma.
    Johnny People
    Johnny People

Concordo com Celso, realmente não foi uma boa estréia de Nachtergaele como diretor. O enredo não é fraco porém, a forma como é mostrada é por vezes chata, sonolenta e irritante, o que dá a sensação de querer que o filme acabe logo. E pra piorar a situação, o final é ridículo. Sem pé nem cabeça.
    Talvez o único ponto positivo do filme foram as atuações mesmo. Fica na espera de um filme melhor desse grande ator.
    milita
    milita

A PESAR DE LAS CRTICAS A MI ME PARECIO EXCELENTE, FILM MUY DURO PERO DE UNA REALIDAD QUE NO ES DIFERENTE EN CASI TODOS LOS PAISES DE AMERICA LATINA. HAY QUE VER MAS ALLÁ DE LO QUE VES EN EL FILM, ES UN FILM QUE DENUNCIA Y ABRIR MAS LOS OJOS DE LOS SENTIDOS. LA ACTUACION DE DANIEL DE OLIVEIRA ES REALMENTE MARAVILLOSA!!!!!!! MUY BUEN FILM!!!!!!