Soldado Universal 3 - Regeneração
    Regular
    Soldado Universal 3 - Regeneração

REGENERA NÃO

por Roberto Cunha

A proposta de ressuscitar Soldado Universal não é um crime. O produto deveria ter merecido mais atenção na época em que foi lançado no início dos anos 90, mas demorou sete anos para ganhar uma sequência e outros 17 para a chegada - em vídeo - de Soldado Universal 3 - Regeneração. Agora, se o resultado é bom vai depender muito do nível de exigência de quem está diante da tela.

A abertura faz jus aos filmes do gênero com boa perseguição motorizada e intenso tiroteio. Em seguida, você conhece a história do rebelde que sequestrou os dois filhos de um importante líder político do leste europeu, exigindo a liberdade de alguns prisioneiros e ameaçando - ainda - explodir uma usina nuclear. O local escolhido é a desativada Chernobyl, ícone do perigo atômico dos anos 80.

O roteiro é fraco e é claro que para os fãs, a possibilidade de rever Luc (Jean-Claude Van Damme) e Andrew (Dolph Lundgren) em ação novamente já deve valer a pena. E a escalação dos astros de outrora não foi por acaso. Mas este reencontro (entre eles e também com os fãs) está atrás de várias sequências protagonizadas por outra unidade de soldado universal (Andrei "Pitbull" Arlovski), devidamente manipulado por um cientista malvado (sempre eles) a serviço do vilão da história. E o cara faz um estrago em cima dos soldados normais enviados para combatê-lo (não sei para que) e também com os soldados universais reativados para a missão. A curiosidade fica por conta da lâmina instalada no braço dele e a maneira como a usa, lembrando muito a do T-1000 (Robert Patrick) de Exterminador do Futuro 2.

Entre os personagens/atores aguardados, Luc é o primeiro e, pasme, está em tratamento psicológico, mas pode ficar tranquilo(a) porque ele entra em ação assim mesmo. E com todo os trejeitos (caretas, gestos e corridinha) que fizeram sua fama ao longo dos anos. Uma de suas cenas é video game puro com ele entrando e saindo de portas, dizimando o inimigo das mais variadas formas até o encontro com o soldado universal do mal. Ah! Você quer saber do encontro entre Luc e Andrew? É verdade. Ele acontece e é porrada pura com um desfecho que é trash movie total. O final deixa um porta escancarada para futuras sequências. Será? Acho que Soldado Universal 3 - Regeneração não regenera não.