Mary & Max - Uma Amizade Diferente
    Você assistiu Mary & Max - Uma Amizade Diferente ?

Dead Lucas
    Dead Lucas

Não tenho vergonha nenhuma em dizer, que ao término da película, fiquei nas lágrimas...
    Hoje na era virtual, em meio aos grandes bate-papos, orkut's e msn's, vemos uma amizade na era das máquinas de escrever, em que duas pessoas que em continentes diferentes, promovem uma amizade totalmente verdadeira. Adam Elliott domina com perfeição a arte do "stop-motion". Fica comprovado que não precisamos de atores de carne e osso para emocionar. Uma história linda e triste ao mesmo tempo, pois a doença do Max é muito ruim. Quem dera, todos pudessem ter acesso ao filme...
    Thalita Uba
    Thalita Uba

Enviada em 8 de abril de 2013
    Já faz tempo que os grandes estúdios, como a Pixar e a Dreamworks, provaram ao mundo que “desenho” está longe de ser só coisa de criança. Produções como Shrek, Carros, Madagascar e Toy Story 3, recheadas de insinuações e “piadinhas” claramente voltadas para o público adulto, estão aí para deleitar e fazer rir esse povo estressadinho que, cá entre nós, precisa mesmo de uma boa dose de entretenimento para relaxar e se esquecer um pouco dos problemas rotineiros.

Contudo, não são só os mega-estúdios que se dedicam à produção de filmes de animação. Tem muita coisa boa por aí produzida de forma independente ou através de estúdios menores e sem muito prestígio, mas que merecem nosso total respeito e nossa atenção. É o caso do mais que excelente Mary e Max, Uma Amizade Diferente, escrito e dirigido pelo australiano Adam Elliot.

Mary e Max é, de acordo com a definição do próprio diretor, uma “clayography” (do inglês clay, termo popularmente utilizado para definir a plasticina, material moldável com o qual são feitos aqueles bonequinhos fofos dos filmes em stop motion + biography), ou seja, uma animação baseada em uma história real. Só isso deveria ser motivo suficiente para atiçar a curiosidade de qualquer um, certo? Mas essa não é uma clayography qualquer e supera quaisquer expectativas por seu roteiro excelente, repleto de falas e diálogos divertidíssimos, e sua técnica simplesmente linda, que agrada os olhos e dá aquela sensação de “pô, como é que os caras conseguem?”.

O filme traz a história cativante de uma amizade absolutamente inusitada entre Mary, uma menina de oito anos que tem uma marca de nascença “cor de cocô” na testa e mora com os pais – perturbadíssimos – nos subúrbios de Melbourne, na Austrália, e Max, um nova-iorquino judeu e obeso, que sofre de um mal conhecido como síndrome de Asperger – sim, eu também nunca tinha ouvido falar nesse transtorno até assistir ao filme – e é viciado em cachorro-quente de chocolate. Uma amizade por correspondência que começa por acaso, quando Mary escolhe Max aleatoriamente em uma lista telefônica de Manhattan para ser seu melhor amigo, e dura 20 anos – mais do que muitas amizades “de carne e osso”.

Com direito a ataques de pânico, crises de depressão, adultérios homossexuais, tentativas de suicídio, brigas, reconciliações e todos os altos e baixos tão comuns nos dias de hoje, Mary e Max traz, de maneira muito divertida, toda a história das idas e vindas de uma das amizades mais sinceras e bonitas que eu já vi. E o melhor: maximizada pela beleza e pela magia do stop motion. Uma coisa linda.
    Matheus Melo
    Matheus Melo

Enviada em 13 de maio de 2014
    O filme sabe explorar brilhantemente a arte do stop-motion. Não apenas aspectos visuais, mas a história do filme é, de fato, sensacional. Adam Elliot dirigi este filme que pode ser considerado uma das mais incríveis obras do cinema de animação.
    O filme quebra paradigmas ao tratar de temas psíquicos, físicos e sociais. Como se não bastasse a boa história, entra em cena as sacadas peculiares do longa. A narração é um bom exemplo. Além de facilitar, bastante, a produção, por excluir as dificuldades da reprodução do movimento da boca dos personagens em stop-motion, essa escolha contribuiu para acentuar a característica melodramática do filme.
    Além disso, a boa fotografia, os bons filtros e o bom roteiro merecem destaque. O filme brinca com certos estereótipos de maneira única.
    O filme parece ter sido feito sem medo de críticas, mas com o detalhismo de não deixar com que os espectadores entendam a amizade de um quarentão solitário e de uma menininha de 8 anos erroneamente. Quarentão, este, muito bem trabalhado em suas expressões faciais, inclusive.
    Thomas Jefferson
    Thomas Jefferson

Enviada em 11 de novembro de 2013
    Tão simples, tão frágil, tão forte, tão belo. Mary & Max - Uma Amizade Diferente é uma produção encantadora, literalmente encantadora, mostrado até onde o poder das palavras pode leva as pessoas. Um filme simples que faz arranca lagrimas eternas, um produção fantástica.
    Brena M.
    Brena M.

Enviada em 5 de julho de 2013
    Lindo! Chorei, ri, me emocionei... Esse é daqueles filmes pra vida!
    Bruno Maschi
    Bruno Maschi

Enviada em 20 de fevereiro de 2016
    Uma animação muito humana. Apreciei muito o drama, seus personagens são interessantes e envolventes, o começo e o meio do filme é excelente, porém o final deixa a desejar um pouco.
    Bruno Campos
    Bruno Campos

Enviada em 17 de fevereiro de 2018
    A melhor animação de todos os tempos. 100% para adultos, a história expõe solidões pungentes, tentando construir uma alternativa inusitada - uma menina de 8 anos com pais indescritivelmente alienados escolhe um nome aleatório na lista telefônica e envia uma carta, q chega a um senhor de 44, ainda mais solitário e ultra fóbico (frequentador dos Neuróticos Anônimos). A direção tem uma sensibilidade para além do q caberia em palavras, sem recorrer a nenhuma pieguice. Impressionante, arrebatador.
    Carlos Henrique S.
    Carlos Henrique S.

Enviada em 25 de maio de 2019
    Animações feitas em Stop Motion normalmente tem uma qualidade notável e as grandes industrias de cinema internacionais sabem seus potenciais e eis que em 2010 uma animação Australiana chamou bastante atenção no meio de tantas produções:Mary e Max uma Amizade Diferente,trazia uma abordagem fria e triste que sabe transmitir as personalidades de tais personagens e trazer uma abordagem mais adultas aos filmes do estilo.O longa é dirigido competentemente pelo cineasta Adam Elliot que também escreve o longa de um jeito tão especial e delicado que é de se exaltar,principalmente por se tratar de sua estreia dirigindo um longa e aqui todos os pontos são abordados tão profundamente que faz do filme um sutil retrato de duas pessoas de tempos diferentes que se encontram pelo acaso mas que tem bem mais em comum do que se pode imaginar.O roteiro do filme trabalha perfeitamente as personalidades de cada um dando camadas e te prendendo narrativamente,do lado mais inocente de uma criança com um olhar solitário e sem noção da realidade bem menos fantasiosa do que é,até a o lado inseguro e nervoso do personagem Max abordado magistralmente,o roteiro em geral sabe desenvolver essa amizade mas sem deixar seus personagens de lado e paralelamente conseguindo ser engraçado também.Artisticamente o visual é caricato e distorcido auxiliado pela fotografia escura e que realça o tom triste e melancólico instalados naquele ambiente.Mary e Max Uma Amizade Diferente é um retrato bonito e simplório de uma amizade a moda antiga que nos faz se apaixonar repentinamente.
    Guillermo M.
    Guillermo M.

Enviada em 27 de novembro de 2014
    A amizade se sobrepôs à vida dos protagonistas num enredo depressivo. Não gostei.
    Carlos P.
    Carlos P.

Enviada em 29 de janeiro de 2022
    Lindo e emocionante.
    Um daqueles filmes que o roteiro não precisa ir muito longe, pois a essência da história já é bonita o suficiente.
    O filme não tem tempo pra se aprofundar nos temas mencionados, como depressão, bullying, Asperger, morte, etc. Mas consegue transmitir bem o sentimento de quem passa por situações assim.
    Um belo filme, recomendo bastante.