A Condenação
    Legal
    A Condenação

Uma História de Perseverança

por Francisco Russo

Você seria capaz de sacrificar sua vida em nome de um irmão? Betty Anne Waters teve. Por acreditar piamente em sua inocência ela resolveu voltar aos estudos para se formar em Direito, já que assim poderia assumir como advogada de defesa no caso. No meio do caminho não deixou de viver, mas sua obsessão fez com que marido e filhos ficassem em segundo plano em vários momentos, gerando inevitáveis consequências em sua vida como esposa e mãe. Uma história de perseverança e crença absoluta que ganha ainda mais relevância por ser real. Betty Anne existiu e A Condenação é o filme baseado em sua vida.

Tudo começa com a prisão de Kenny Waters, acusado de ter matado uma jovem. Com vários depoimentos contra si no tribunal, ele é condenado à prisão perpétua. Betty Anne não se conforma com a condenação e, sem dinheiro para pagar um advogado de renome, resolve ela mesma encampar a causa. Volta aos estudos em um projeto que leva anos até ser concluído. Já formada, assume o caso e, contando com o desenvolvimento da ciência, busca um meio de recorrer da sentença.

A Condenação encampa um dos temas prediletos de Hollywood: o tribunal. Não apenas o julgamento em si, mas todo o trabalho dos advogados para buscar provas e os riscos decorrentes do serviço, fora as dificuldades de lutar contra o sistema. Uma via crúcis que ganha apelo emocional graças ao elo de ligação entre advogada e réu, irmãos fortemente unidos desde a infância que sempre protegeram um ao outro. O grau de devoção de Betty Anne impressiona e levanta questionamentos, de seus próprios filhos e também do espectador, se faria algo semelhante se estivesse na mesma situação.

Com boas atuações de Hilary Swank e Sam Rockwell, demonstradas especialmente nos momentos em que seus personagens se emocionam, A Condenação é um bom filme sobre até que ponto alguém está disposto a se sacrificar em nome de outra pessoa, mesmo que não reconheça tal ato como um sacrifício. Mais do que exaltar o grau de companheirismo dos irmãos, é a devoção à causa que chama a atenção. Destaque também para a breve cutucada contra a pena de morte, inserida no contexto da história.