Vizinhos Imediatos de 3º Grau
    Fraco
    Vizinhos Imediatos de 3º Grau

O macho e o monstro

por Bruno Carmelo

Já faz mais de uma década que os novos "buddy movies", os filmes de amizade masculina que encontraram em Judd Apatow seu maior defensor, enveredam rumo ao egocentrismo e ao homoerotismo. Os homens destes filmes são extremamente preocupados com o próprio pênis e com o pênis do vizinho. Nasce destas amizades uma relação limítrofe entre competição, admiração e sedução, que encontra seu ápice em Vizinhos Imediatos de 3º Grau.

Esta comédia também é, como os outros filmes à la Apatow, uma homenagem aos machos fracassados. Os quatro protagonistas têm relações conflituosas com mulheres: Evan (Ben Stiller) é estéril e não tem muito desejo pela bela esposa, Bob (Vince Vaughn) é um pai efeminado, odiado pela filha adolescente e em relação distante com sua mulher, Franklin (Jonah Hill) é sufocado pela mãe protetora e Jamarcus (Richard Ayoade) está aliviado pelo divórcio recente.

Além disso, Bob é obcecado pelo pênis gigante do namorado de sua filha, Jamarcus participa de orgias onde só se vê homens, Franklin se diz pronto a ser sodomizado "se necessário". As experiências eróticas entre homens perdem o caráter de estranheza para se tornarem uma diversão inconsequente, transitória – afinal, todos se consideram heterossexuais. Neste contexto, em meio a uma minúscula cidade americana tradicional, aparecem alienígenas - e adivinha qual parte da anatomia dos monstros ganha destaque na trama?

Enquanto as piadas fálicas desfilam pela tela, o mais interessante nesta primeira metade do filme encontra-se no interessante retrato da paranoia americana. Os quatro homens não falham apenas em suas relações com mulheres, mas também como protetores da nação – outro pilar da virilidade. Assassinatos ocorrem e eles não conseguem encontrar um culpado. Por isso, é preciso agir com as próprias mãos, o que dá origem à patrulha de vizinhos organizada pelos quatro.

Contrariamente a outras paródias americanas, este roteiro reúne ataques tanto aos republicanos (os valores tradicionais, a paixão pelas armas) quanto aos democratas (a aceitação étnica politicamente correta, muito bem representada pelo personagem de Ben Stiller, que "ainda não tem um amigo negro, mas está procurando"). Aliás, independentemente dos problemas que este filme pode ter, ele prova o grande talento de seus atores, em especial Stiller e Vaughn, que se viram muito bem no estilo improvisado dos diálogos e conseguem dar complexidade a personagens rasos, transitando com facilidade entre humor e drama.

Se a comédia consegue arrancar risos – na sessão para a imprensa, a cena das fotos com um alienígena morto (acima) levou os críticos às gargalhadas -, a aparição dos alienígenas põe tudo a perder. Quando a história abandona sua tolice voluntária para levar a sério a questão dos monstros, o filme toma rumos inesperados e absolutamente inverossímeis, principalmente ligados ao personagem de Jamarcus. Esta segunda metade parece ter sido feita no piloto automático, com um roteiro precário, que ignora qualquer explicação e embarca nos elementos de ficção científica mais banais possíveis.

Ou seja, rumo ao final, a crítica social se perde, e os machos banais e fracassados se tornam heróis. A interessante crônica social que parecia se anunciar é limitada, para se concentrar apenas na esfera individual. Se Vizinhos Imediatos de 3º Grau mantivesse a infantilidade de seu humor, ele seria muito semelhante ao divertido Anjos da Lei, mas infelizmente ele se perde em uma mistura de gêneros mal equilibrada. No final, esta é uma comédia agradável, mas uma péssima ficção científica.

• Everton Araujo Rocha
      krlh essa crítica devia ser tirada do ar, foi extremamente sem fundamento e muito homofóbica.