xXx: Reativado
    Fraco
    xXx: Reativado

Uma nova família

por Lucas Salgado

Lançado em 2002, Triplo X chegou aos cinemas cerca de um ano após o primeiro Velozes & Furiosos. Fez quase US$ 300 milhões nas bilheterias mundiais e consolidou Vin Diesel como um importante nome no cinema de ação. Com o resultado, os produtores correram para fazer uma continuação, mas esparraram no desinteresse do astro. Com isso, xXx 2 - Estado de Emergência foi lançado em 2005, com Ice Cube no papel principal.

Agora, quinze anos depois, Vin decide que é hora de voltar à franquia com xXx: Reativado, nome mais que sugestivo. Do original, o novo longa manteve a parte da ação insana, muitas vezes envolvendo esportes radicais, o que pode agradar aos fãs. No entanto, também existem muitas diferenças com relação à obra de 2002 e sua sequência. Se os primeiros filmes eram sobre exércitos de um homem só, agora nos deparamos com um filme de equipe.

Com "apenas" mais três Velozes & Furiosos a caminho, fica a clara impressão que Diesel quer uma nova franquia e está apostando na mesma fórmula de construção de uma família. E Triplo X é o caminho. Tanto que o novo longa já possui duas continuações engatilhadas.

Após o roubo de uma arma poderosa chamada "Caixa de Pandora", que pode cair nas mãos de terroristas, Xander Cage (Diesel) desiste de sua aposentadoria e começa a montar um time para ir atrás dos criminosos. Com a ajuda de uma sniper (Ruby Rose), um DJ (Kris Wu), um sujeito desequilibrado (Rory McCann) e uma especialista em utensílios e tecnologia (Nina Dobrev), Cage irá enfrentar um grupo de fatais antagonistas (Donnie Yen, Tony Jaa, Michael BispingDeepika Padukone).

Astro do futebol, Neymar surge em uma cena bobinha, mas divertida, ao lado de Samuel L. Jackson. O brasileiro parece quase desconfortável em cena, muito duro, o que era de se esperar de um não-ator. O pior é que existem atuações piores que a dele no elenco.

Chegamos então em Vin Diesel. Não, ele não está pior que Neymar. Ele continua indo bem nas cenas de ação e possui certo carisma, mas nunca pareceu tão forçado como vemos aqui, nem quando se arriscou no drama em Sob Suspeita. O ator parece mais interessado em se apresentar como "pegador" do que em construir de fato um personagem ou investir em uma história. Não há background, e olha que estamos falando de uma continuação. Tampouco há desenvolvimento. Um protagonista raso e desinteressante.

Seria muito melhor acompanharmos um filme sobre o personagem de Donnie Yen, por exemplo. Como de costume, o ator arrasa nas sequências de ação e perseguição. O elenco conta ainda com a presença da atriz Toni Collette, provavelmente no papel mais desconfortável de sua vida. É possível ver que cada fala sai dolorosa de sua boa. Ela parece pensar, "o que estou fazendo aqui? É sério que o roteiro diz isso?".

Dirigido por D.J. CarusoxXx: Reativado não parece muito saber o que fazer. Se perde nas reviravoltas e conta com um elenco muito irregular. Conta com bons momentos de ação, principalmente aqueles mais radicais, mas só isso. É muito pouco.

• Titanium
      nossa bixo o primeiro xXx já era horrivel, como que conseguiram fazer mais 2 filmes disso?
    • Roberto Szabunia
      Salvam-se as cenas de ação e o humor. Bora assistir Riddik.