A trajetória do ex-cabo do exército Wilson Simonal, que se tornou cantor de grande sucesso nos anos 60. Lançado por Carlos Imperial, Simonal vendeu milhões de discos e lotou estádios em seus shows até ser condenado ao ostracismo devido à acusação de que era informante da ditadura militar, o que sempre negou.
Título original
Simonal - Ninguem sabe o duro que dei
Distribuidor-
Ver detalhes técnicos
Ano de produção2007
Tipo de filmelonga-metragem
Curiosidades 2 curiosidades
Orçamento-
IdiomasPortuguês
Formato de produção
-
CorColorido
Formato de áudio-
Formato de projeção-
Número Visa-
Críticas AdoroCinema
5,0
Obra-prima
Simonal - Ninguém Sabe o Duro que Dei
<b>Algoz de si mesmo</b>
por Roberto Cunha
Você já ouviu falar de Simonal? Nunca escutou o nome Simoninha? Pois é, Wilson Simonal foi um dos grandes cantores pop da década de 60 e 70, com turnês de 340 shows em um ano, marcado até a morte por um erro, misto de ingenuidade e arrogância. Negro, debochado e talentoso numa época de brancos, sisudos e nada criativos, o artista foi algoz de si mesmo ao sucumbir ao poder conquistado pela fama.Simonal, Ninguém Sabe o Duro Que Dei é um tributo ao cantor assumidamente mascarado, que em plena ditadura militar conseguiu emplacar um sucesso atrás do outro e, principalmente, orquestrar multidões. O documentário lava a sua alma e a de sua família, através de imagens de arquivo (algumas antológicas) e depoimentos de personalidades que viveram aquele momento ao seu lado ou como espectador. São nomes conhecidos como Chico Anysio, Miéle, Nelson Motta, Ziraldo, o pesquisador Ricardo Cravo Albin, Pel...
Segui-los
343 seguidores
Ler as 277 críticas deles
5,0
Enviada em 15 de fevereiro de 2019
Trajetória de ascensão e queda de Wilson Simonal , que viu sua carreira afundar ao ser acusado de dedo-duro durante a ditadura militar no Brasil. Controversas à parte, Simonal era imbatível como showman, cantava, interpretava e hipnotizava o público como ninguém. Muitos críticos acham que seu talento era muito maior que as músicas para ele compostas, Simonal não tinha mensagens sociais a passar em suas letras, sua presença como negro de ...
Leia Mais
Joseli L.
Segui-los
Ler as 2 críticas deles
4,0
Enviada em 17 de agosto de 2019
Otimo filme. Os atores são excelentes. Reconstituição e produção muito boas. Sim, uso de imagens de época excelentes. O contexto político foi muito bem apresentado, sem dominar e permitindo o foco no ser humano e no excepcional artista.
Caso você continue navegando no AdoroCinema, você aceita o uso de cookies. Este site usa cookies para assegurar a performance de nossos serviços.
Leia nossa política de privacidade