London River - Destinos Cruzados
    Fraco
    London River - Destinos Cruzados

DIFERENTES NA ORIGEM, IGUAIS NO SOFRIMENTO

por Roberto Cunha

Inspirado nos atentados terroristas que abalaram Londres em 2005, London River - Destinos Cruzados explorou o evento não para dizer o que é certo ou errado, quem tem razão ou deixa de ter, mas para mostrar o lado humano de quem foi vítima de maneira indireta das explosões que aconteceram no metrô e também em ônibus.

Na história, Elisabeth (Brenda Blethyn) se assusta com a notícia na televisão e resolve ligar para sua filha que morava na cidade há cerca de dois anos e não consegue contato. Preocupada, ela viaja do interior para lá com o intuiro de se certificar que estava tudo bem. Logo no início de sua busca, ela acaba conhecendo um homem (Sotigui Kouyaté) de aparência simples e caladão que faz o mesmo pelo seu filho. Durante essa peregrinação, os dois acabam descobrindo, por razões diferentes, coisas sobre os filhos e sobre si mesmos.

Escrito, produzido e dirigido por Rachid Bouchareb (Fora-da-Lei), o longa mistura um pouco de cenas reais com as de ficção, tem diálogos curtos, ritmo muito lento, foi premiado no Festival de Berlim e elogiado por muita gente. Ainda assim, a impressão que se tem é de que a ideia de trabalhar as diferenças dos protagonistas a partir das dificuldades de aceitação em torno do preconceito contra os muçulmanos, por exemplo, não teve a pegada necessária para ser mais provocante, resultando num filme extremamente morno com personagens principais de origens diferentes, mas iguais no sofrimento.