Valente
    Você assistiu Valente ?

Gi C.
    Gi C.

Enviada em 23 de dezembro de 2013
    Diferente de todas as animações que já se viu. Nesse filme a mulher passa a ser vista como corajosa, e não como uma princesinha que precisa ser ! Recomendo!
    Bianca P.
    Bianca P.

Enviada em 10 de dezembro de 2013
    Um filme fantástico, cheio de magia,com muito bom humor. Realmente parece eu e minha mãe, e quando assistimos,aprendemos uma lição devida. E fiquei mais atraída ainda pela dublagem de Merida por Luisa Palomanes,além das músicas cantadas por Manu Gavassi.
    Muito bom, uma linda História!
    Nilselia F.
    Nilselia F.

Enviada em 28 de outubro de 2013
    O filme é bonito, não é dos melhores que já vi, mas considerando que é bom feito e direcionado ao público infantil (a partir dos 3 anos de idade) não se pode esperar uma trama muito complicada, de resto vale pela mensagem de amor e respeito à família, quebra de tradições sem fundamento entre outras. Recomendado para dias que se deseja assistir um filme leve com as crianças.
    Hillyann A.
    Hillyann A.

Enviada em 19 de setembro de 2013
    Maravilhoso, excelente história, a princesa Merida é linda!! Ameiiiiii
    Kai E
    Kai E

Enviada em 7 de abril de 2015
    Entrando no embalo do sucesso de Enrolados (2011) surge Valente; Assim que terminei de assistir Valente (2012) quis aprender a usar arco e flecha – ai lembrei que estou estou no seculo vinte e um –, em fim, Valente é na minha opinião uma das melhores animações da Disney que já fizera, e acho que todos deveriam assistir a animação, porque o filme ou animação é muito bom!.
    Leandro A.
    Leandro A.

Enviada em 7 de julho de 2013
    Visual é o maior triunfo da nova aventura da Pixar, que acata a cartilha Disney de contar histórias

Ótimo

A Pixar nos deixou mal acostumados. Fato. É por isso que já tem gente por aí falando que a empresa entrou em decadência depois de ser vendida para a Disney. Mas o que podemos fazer se foi daqueles computadores - e, principalmente, daquelas mentes criativas - que saíram alguns dos maiores filmes dos últimos 20 anos, como Toy Story, Wall-E e Ratatouille, para citar só três deles? Um dos argumentos utilizados por este grupo de críticos é que a Pixar se rendeu às necessidades do mercado (e à casa do Mickey), produzindo continuações (Carros 2, Universidade Monstros, Procurando Nemo 2), que ajudam a alimentar as lojinhas de seus parques temáticos com mais produtos fofinhos e altamente rendáveis.

A criação de Valente (Brave), o primeiro projeto da casa protagonizado por uma personagem feminina - e ainda por cima uma princesa! - seria a prova definitiva da "decadência criativa" do estúdio que nasceu sob as asas de George Lucas e se desenvolveu embaixo dos olhares de Steve Jobs. O que estes críticos não falam é que a animação é quase tão linda quanto as próprias planícies da Escócia em que se baseia e que o 3D criado é um dos melhores já vistos. A utilização de densas florestas da região criam a profundidade necessária para realmente levar o espectador para dentro da história, sem a necessidade de ficar jogando objetos na cara do público ou fazer os personagens saírem voando ou caindo em túneis que parecem montanhas-russas, o grande vício do gênero.

E ainda tem mais uma vez a homenagem da Pixar e seu chefão, John Lasseter, ao estúdio Ghibli, de Hayao Miyazaki, presente nas criaturas fantásticas que levam a princesa Merida até a casa de uma bruxa, que deve ser irmã da Yubaba, a bruxa má de A Viagem de Chihiro. É neste momento que a história realmente começa a se desenrolar. Merida é uma jovem de espírito livre, que não quer seguir as normas de conduta da realeza e se rebela contra seu pai e, principalmente, sua mãe, ao não aceitar que sua mão seja colocada em disputa. Ao fugir de casa para espairecer, acaba encontrando a tal feiticeira - um ótimo alívio cômico, assim como os trigêmeos, irmãos de Merida - e faz um pedido, sem saber o preço que pagaria pelo seu pacto.

É preciso admitir que o desenrolar da história segue bastante a cartilha Disney, que - vale sempre lembrar - são regras que ajudaram a cimentar os gêneros da animação e dos contos de fadas e transformá-los no que eles são hoje spoiler:
    Anthony
    Anthony

Enviada em 25 de junho de 2013
    Mesmo com criticas que desvalorizam o filme, eu acredito que valente é um grande filme, mas com os primeiros trailers (que davam um pequeno ar de mistério sobre o filme) eu esperava mais dele.
    Apesar de ficar facinado com o ambiente computadorizado, achei um pouco descepicionante a história.
    Mas além das criticas que eu disse, achei um filme que, idependentemente do estudio, é divertido e aventuresco, e que mereceu o Oscar de melhor animação.
    lane_19
    lane_19

Enviada em 11 de junho de 2013
    Esse filme é muito legal. Amei as animações, as expressões dos personagens, a trilha sonora, o enredo... tudo...sem falar o final, foi E-MO-CIO-NAN-TE, foi merecido o Oscar. Recomendo!!!
    Ric Brandes
    Ric Brandes

Enviada em 25 de abril de 2013
    Valente faz jus ao Oscar de melhor longa de animação 2013.

O filme da PIXAR traz a história de Merida, a brava princesa Ruiva que luta contra as imposições sociais, e acaba fazendo um pacto que muda sua vida e a de todos em seu reino.

O conflito entre a princesa Merida e sua mãe, a rainha Elinor, traz grandes emoções e comove adultos e crianças. Um belo filme de aventura, que expõe a coragem desta valente princesa na descoberta da luz mágica que guiará sua vida.

Além das belas imagens, dos ursos mais interessantes do cinema, cenários magníficos, vilões assustadores e excelentes cenas de ação, a trilha sonora da versão em português traz a cantora Manu Gavassi, que canta as versões nacionais do filme.

Siga a luz mágica: Valente é garantia de ótimos momentos de riso, admiração e grandes emoções!

Por Ricardo Brandes / Escritor
    Rafitss
    Rafitss

Enviada em 22 de abril de 2013
    Melhor animação da Disney.

O detalhe da grama e da água, parece real e não "desenho".

História de princesa como as outras, mas tão engraçada quanto.